13/10/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
- Tomar contato com a obra de Ângela Leite de Souza., José Paulo Paes e Carlos Urbim .
- Estabelecer relações lúdicas e poéticas a partir de diferentes jogos /brincadeiras.
- Ler, recitar e escutar poesias sobre o mesmo tema.(brinquedo).
- Discutir a importância da leitura de regras no jogo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
RECURSOS NECESSÁRIOS
- Jogo e Leitura Oral :
-Para a primeira parte da aula é necessário um saco bem grande que caibam os brinquedos citados pelas poesias (chocalho - cinco marias – corda – bola - urso de pelúcia- bolha de sabão – catavento- boneca de pano – peteca – avião de papel – pompom – pipa – palavras – poesia – pião – livro)
-Experimentando maneiras diferentes de ouvir poesia : uma vivência com massinha
Para esta atividade é necessário um rolo de massinha para cada aluno.
-Laboratório de Informática (se possível)
Primeira Atividade
: O professor inicia a aula fazendo uma rodinha com os alunos. Entrega a todos um envelope com uma poesia dentro. O texto é a poesia Convite de José Paulo Paes.
O professor divide a turma em dois grupos e solicita que o Grupo A leia a primeira parte da poesia e o grupo B, a segunda parte. Depois peçam que leiam bem devagar, bem baixo, alto, rápido etc. Após explorar várias maneiras de ler o poema, deixar que os alunos se expressem livremente sobre texto e pedir que ilustrem a poesia .
Convite
Poesia é...
brincar com as palavras
como se brinca com bola, papagaio, pião
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do ri
o que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia
. Vamos brincar de poesia?
José Paulo Paes
Apresentação do poema em power point. Ler o poema, slide por slide. http://www.empressr.com/View.aspx?token=CBrbQY%2bIYJE%3d&e=xT2z6GrYapHUYTKQOXW2pkHdc6VqJIeWKPZ5QDwxK%2bQ%3d
Segunda Atividade
O professor mostra um saco fechado cheio de brinquedos e explica que todos poderão brincar livremente com eles no recreio mas que durante a aula, cada aluno sorteará um brinquedo e lerá uma poesia correspondente.
Antes de iniciar a atividade a professora pode discutir com os alunos qual foi o primeiro brinquedo deles.(que não foi comprado em loja, foi de graça, serve pra usar anel, pra furar bolo, pegar piolho, coçar ferida e tirar meleca....
A professora pergunta se todos concordam e escuta a opinião de seus alunos, Distribui canetinhas e pede que os alunos desenhem carinhas nos dedos da mão
. A seguir, se possuir o livro, a professora poderá mostrar, caso contrário ela apenas lerá a poesia
Dedo
Dedo
Para chupar
Tirar meleca
Furar bolo
Coçar ferida
Pintar de azul
Dedo!
Primeiro brinquedo!
http://www.scribd.com/doc/7320546/POESIAs-Do-Saco-de-Brinquedos
Terceira Atividade
Cada aluno então deve retirar um brinquedo e ler o poema equivalente. Para facilitar o trabalho do professor, apresento 16 possibilidades de brinquedos/poesias.
1-Chocalho
“ Se não fosse tão bom Se não fosse assim,
Tocar e morder Tão colorido, tão divertido
Babar, fazer dançar Nem haveria chocalho."
Jogar no assoalho. Carlos Urbim
2-Cinco Marias
"Cinco pedrinhas Um, dois, três,
que são encontradas quem não acerta, Fragmento : Carlos Urbim
aí mesmo na rua. joga outra vez (...)"
-3-Corda-
“Virada pro alto
Se torna um arco
Quando está por baixo
Tem forma de barco
Esticada em tira Fragmento
É cobra caipira (...). -Carlos Urbim
4-Bola - http://www.scribd.com/doc/7320546/POESIAs-Do-Saco-de-Brinquedos
5-Urso de Pelúcia-http://www.scribd.com/doc/7320546/POESIAs-Do-Saco-de-Brinquedos
6-Bolhas de Sabão-- http://www.scribd.com/doc/7320546/POESIAs-Do-Saco-de-Brinquedos
7-Catavento-http://www.scribd.com/doc/7320546/POESIAs-Do-Saco-de-Brinquedos
8-Boneca de pano -http://sitedepoesias.com/poesias/7073
9-Peteca - http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=95830
10-Pompom- http://www.filastrocche.it/contempoC/souza/tudo_br.asp
11-Pipa
" Com a palavra PIPA
Subimos aos céus
Dançando valsa nos ares(...)." (Fragmento-Elias José)
12-Palavras- http://www.celipoesias.hpg.ig.com.br/moldura46receitadeacordarpalavras.htm 13-Poesia -http://www.portalibahia.com.br/blogs/brincantes/?p=1774
14-Pião- http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=30039
15-Livro- http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/2008/04/comemorao-dia-do-livro-poemas_06.html
16- Dobradura- http://www.overmundo.com.br/banco/dobraduras
Quarta Atividade – Vivência com massinha de modelar
A professora pode dar sequência a sua aula, distribuindo uma cobra de massinha para cada aluno. Pedir para que eles fiquem de olhos fechados durante a atividade e façam tudo o que é pedido. Não vale abrir os olhos(é por pouco tempo)! Depois de cada aluno receber o se material a professora vai recitando lentamente a poesia:
Mão na Massa
Amassa a massa,
Rola e enrola;
Eis uma bola
. Depois aperta,
Achata os lados
: Eis um dado
. Com ele se inventa
Um bicho medonho
Uma flor de sonho
Um chapéu sem tamanho
Um estranho anel.
Da borboleta
Faz-se a lagarta.
Do ninho,
O ovo e a ave.
Do passarinho,
Um bodoque.
Bodoque vira uma pedra,
Pedra que vira bola
Dado
Bicho
Flor
Chapéu...
O que vier à cabeça
O que entenderem as mãos.”
]
Angela Leite de Sousa
Depois das crianças comentarem o que sentiram com a leitura do poema e a experiência, repetir a atividade de olhos abertos.
Livros utilizados na aula:
1-: Saco deBrinquedos
Autor: Carlos Urbim
Ilustradora: Laura Castilhos
Ed Projeto
Do dedo, primeiro brinquedo, aos clássicos trem de lata, barco de papel, cinco marias e perna de pau, o poeta cria versos divertidos sobre a arte de brincar, reconstruindo com simplicidade e muita beleza um rico imaginário. As ilustrações – objetos modelados em argila – complementam a idéia proposta pelo autor de forma muito harmoniosa.
2-Tudo pode ser Brinquedo-
Autora : Ângela Leite de Souz
a Este e outros livros da autora ::http://www.planetanews.com/autor/ANGELA%20LEITE%20DE%20SOUZA
-Construir pompons, tecelagem e cama-de-gato
http://www.filastrocche.it/contempo/souza/tudo_br.asp
Assistir histórias de Eva Furnari em vídeo :
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI19383-15548,00.html
·Combinar com os alunos continuar com a Sacolinha Surpresa de brinquedos (cada semana uma criança será responsável por trazer um brinquedo e as demais deverão adivinhar através das pistas e inventar um poema para ele); ·
- Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo). ·
- Assistir os DVDs Toy Store 1 e 2, A loja Mágica de Brinquedos e outros
-.Construir um alfabeto de brincadeiras
-Receita de fazer massinha de modelar -http://crianca.ig.com.br/ultimosegundinho/noticias/2009/10/19/aprenda+a+fazer+massinha+de+modelar+8841922.html
A avaliação ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto a incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/07/2015
Cinco estrelasExcelente! Uma aula interessante, completa e extremamente responsável pelo aprender! Parabéns!
25/08/2013
Quatro estrelasMaravilhosa tua sequencia didática....vou citá-la nas atividades do pacto, fazendo alguns ajuste dentro da minha realidade...vou sugerir qua cada um escreva seus brinquedos favoritos, e faremos a exploração da apropriação do SEA com jogos de rimas e construção e gráfica, após cada um criará o protóti´po de um novo brinquedo no pAPEL, DANDO O NOME E FAREMOS UMA AULA DE ARTE RECICLADA PARA CONSTRUÇÃO DO BRINQUEDO.... adorei TUA IDEIA. Parabéns!
20/10/2010
Três estrelaspoderia ter mais coisas né.............mais o site é d+........