Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Poesia e os Brinquedos

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

   -  Tomar contato com a obra de Ângela Leite de Souza., José Paulo Paes e Carlos Urbim .       

   -  Estabelecer relações lúdicas e poéticas a partir de diferentes jogos /brincadeiras.

  -   Ler, recitar e escutar poesias sobre o mesmo tema.(brinquedo).

    - Discutir a importância da leitura de regras no jogo.    

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS  NECESSÁRIOS

- Jogo e Leitura Oral : 

-Para a primeira parte da aula é  necessário um saco bem grande que caibam os brinquedos citados pelas poesias (chocalho - cinco marias – corda – bola - urso de pelúcia- bolha de sabão – catavento- boneca de pano – peteca – avião de papel – pompom – pipa – palavras – poesia – pião – livro)                                   

-Experimentando maneiras diferentes de ouvir poesia : uma vivência com massinha

Para esta atividade é necessário um rolo de massinha para cada aluno.

-Laboratório de Informática (se possível)

Primeira Atividade

: O professor inicia a aula fazendo uma rodinha com os alunos. Entrega a todos  um envelope com uma poesia dentro. O texto é a poesia Convite de José Paulo Paes.

 O professor divide a  turma em dois grupos e solicita que o Grupo A leia a primeira parte da poesia e o grupo B,  a    segunda parte. Depois peçam que leiam bem devagar, bem baixo, alto, rápido etc. Após explorar várias maneiras de ler o poema, deixar que os alunos se expressem livremente sobre  texto e pedir que ilustrem a poesia .

                                Convite

Poesia é...

 brincar com as palavras

como se brinca com bola, papagaio, pião

 Só que bola, papagaio, pião

 de tanto brincar se gastam.

 As palavras não:

 Quanto mais se brinca com elas,

 mais novas ficam.

 Como a água do ri

o que é água sempre nova.

 Como cada dia

 que é sempre um novo dia

. Vamos brincar de poesia?

José Paulo Paes  

 Apresentação do poema em power point. Ler o poema, slide por slide. http://www.empressr.com/View.aspx?token=CBrbQY%2bIYJE%3d&e=xT2z6GrYapHUYTKQOXW2pkHdc6VqJIeWKPZ5QDwxK%2bQ%3d   

Segunda Atividade

  O professor mostra um saco fechado cheio de brinquedos e explica que todos poderão brincar livremente com eles no recreio mas que durante a aula, cada aluno sorteará um brinquedo e lerá uma poesia correspondente.

 Antes de iniciar a atividade a professora pode discutir com os alunos qual foi o primeiro brinquedo deles.(que não foi comprado em loja, foi de graça, serve pra usar anel, pra furar bolo, pegar piolho, coçar ferida e tirar meleca....

A professora pergunta se todos concordam e escuta a opinião de seus alunos, Distribui canetinhas e pede que os alunos desenhem carinhas nos dedos da mão

. A seguir, se possuir o livro, a professora poderá mostrar, caso contrário ela apenas lerá a poesia

 Dedo

 Dedo

  Para chupar

 Tirar meleca

Furar bolo

 Coçar ferida

Pintar de azul  

    Dedo!

 Primeiro brinquedo!   

    http://www.scribd.com/doc/7320546/POESIAs-Do-Saco-de-Brinquedos 

Terceira Atividade

Cada aluno então deve retirar um brinquedo e ler o  poema equivalente. Para facilitar o trabalho do professor, apresento 16 possibilidades de brinquedos/poesias.

1-Chocalho

“ Se não fosse tão bom                         Se não fosse assim,

   Tocar e morder                                Tão colorido, tão divertido

   Babar, fazer dançar                           Nem haveria chocalho."

   Jogar no assoalho.                            Carlos Urbim

2-Cinco Marias

"Cinco pedrinhas                                  Um, dois, três,

que são encontradas                            quem não acerta,             Fragmento : Carlos Urbim

aí mesmo na rua.                                joga outra vez (...)"

-3-Corda-

“Virada pro alto  

Se torna um arco                                 

 Quando está por baixo                         

Tem forma de barco                           

Esticada em tira                            Fragmento                                 

 É cobra caipira (...).                           -Carlos Urbim  

4-Bola - http://www.scribd.com/doc/7320546/POESIAs-Do-Saco-de-Brinquedos 

5-Urso de Pelúcia-http://www.scribd.com/doc/7320546/POESIAs-Do-Saco-de-Brinquedos 

6-Bolhas de Sabão-- http://www.scribd.com/doc/7320546/POESIAs-Do-Saco-de-Brinquedos 

7-Catavento-http://www.scribd.com/doc/7320546/POESIAs-Do-Saco-de-Brinquedos 

8-Boneca de pano -http://sitedepoesias.com/poesias/7073 

9-Peteca - http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=95830 

10-Pompom- http://www.filastrocche.it/contempoC/souza/tudo_br.asp 

11-Pipa

" Com a palavra PIPA    

Subimos aos céus 

 Dançando valsa nos ares(...)."                  (Fragmento-Elias José)

12-Palavras- http://www.celipoesias.hpg.ig.com.br/moldura46receitadeacordarpalavras.htm 13-Poesia   -http://www.portalibahia.com.br/blogs/brincantes/?p=1774 

14-Pião- http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=30039 

15-Livro- http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/2008/04/comemorao-dia-do-livro-poemas_06.html

 16- Dobradura-  http://www.overmundo.com.br/banco/dobraduras 

Quarta Atividade – Vivência com massinha de modelar

A professora pode dar sequência a sua aula, distribuindo uma cobra de massinha para cada aluno. Pedir para que eles fiquem de olhos fechados durante a atividade e façam tudo o que é pedido. Não vale abrir os olhos(é por pouco tempo)! Depois de cada aluno receber o se material  a professora vai recitando lentamente a poesia:  

http://crianca.ig.com.br/ultimosegundinho/noticias/2009/10/19/aprenda+a+fazer+massinha+de+modelar+8841922.html 

Mão na Massa

Amassa a massa,

 Rola e enrola;

 Eis uma bola

. Depois aperta,

 Achata os lados

: Eis um dado

. Com ele se inventa

 Um bicho medonho

 Uma flor de sonho

 Um chapéu sem tamanho

 Um estranho anel.

 Da borboleta

Faz-se a lagarta.

 Do ninho,

 O ovo e a ave.

 Do passarinho,

 Um bodoque.

Bodoque vira uma pedra,

 Pedra que vira bola

 Dado

 Bicho

 Flor

 Chapéu...

 O que vier à cabeça

O que entenderem as mãos.”

]

Angela Leite de Sousa

Depois das crianças comentarem o que sentiram com a leitura do poema e a experiência, repetir a atividade de olhos abertos.

Recursos Complementares

Livros utilizados na aula:

1-: Saco deBrinquedos

  Autor: Carlos Urbim

 Ilustradora: Laura Castilhos

Ed Projeto

Do dedo, primeiro brinquedo, aos clássicos trem de lata, barco de papel, cinco marias e perna de pau, o poeta cria versos divertidos sobre a arte de brincar, reconstruindo com simplicidade e muita beleza um rico imaginário. As ilustrações – objetos modelados em argila – complementam a idéia proposta pelo autor de forma muito harmoniosa.

2-Tudo pode ser Brinquedo-

 Autora : Ângela Leite de Souz

a Este e outros livros da autora ::http://www.planetanews.com/autor/ANGELA%20LEITE%20DE%20SOUZA 

-Construir pompons, tecelagem e cama-de-gato

 http://www.filastrocche.it/contempo/souza/tudo_br.asp   

Assistir  histórias de Eva Furnari em vídeo  :

 http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI19383-15548,00.html 

·Combinar com os alunos continuar com a Sacolinha Surpresa de brinquedos (cada semana uma criança será responsável por trazer um brinquedo e as demais deverão adivinhar através das pistas e inventar um poema para ele); · 

    -   Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo). · 

   -    Assistir os DVDs Toy Store 1 e 2, A loja Mágica de Brinquedos e outros

      -.Construir um alfabeto de brincadeiras 

-Receita de fazer massinha de modelar -http://crianca.ig.com.br/ultimosegundinho/noticias/2009/10/19/aprenda+a+fazer+massinha+de+modelar+8841922.html 

Avaliação

A avaliação ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto a incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Clarice B. Guerra, Professora da rede Marista por 24 anos, atualmente aposentada , mas ministrando aulas particulares, do 2o ao 6o ano. , Rio Grande do Sul - disse:
    war.clarice@gmail.com

    08/07/2015

    Cinco estrelas

    Excelente! Uma aula interessante, completa e extremamente responsável pelo aprender! Parabéns!


  • Alexandra, Escola Mahatma Gandhi , Rio Grande do Sul - disse:
    alexacflores@hotmail.com

    25/08/2013

    Quatro estrelas

    Maravilhosa tua sequencia didática....vou citá-la nas atividades do pacto, fazendo alguns ajuste dentro da minha realidade...vou sugerir qua cada um escreva seus brinquedos favoritos, e faremos a exploração da apropriação do SEA com jogos de rimas e construção e gráfica, após cada um criará o protóti´po de um novo brinquedo no pAPEL, DANDO O NOME E FAREMOS UMA AULA DE ARTE RECICLADA PARA CONSTRUÇÃO DO BRINQUEDO.... adorei TUA IDEIA. Parabéns!


  • kathlyn, nem um , São Paulo - disse:
    kathlyn_98@yahoo.com.br

    20/10/2010

    Três estrelas

    poderia ter mais coisas né.............mais o site é d+........


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.