01/10/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos, Charlene Soares
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
§ Conhecer os veículos de comunicação disponíveis para divulgação do programa de cada candidato
§ Conhecer as regras de campanha
§ Discutir sobre principais bandeiras defendidas pelos candidatos
§ Organizar um painel com as informações dos programas dos candidatos
Para melhor desenvolvimento desta aula, os alunos deverão ter conhecimentos sobre eleições, requisitos do eleitor e do candidato.
1° Momento: O professor deverá iniciar a aula retomando com as crianças a conversa sobre a eleição para presidente do Brasil e o interesse dos candidatos em vencê-la. Nesse momento, o professor poderá (re)apresentar alguns materiais de campanha trazidos por ele e pelas crianças. Desse modo, poderá destacar as diferentes formas de propaganda política para obtenção de votos, veiculada na impressa ou na internet, tv ou rádio. É importante ressaltar também a realização dos comícios como outra forma de divulgação de suas propostas.
2° Momento: Enquanto o professor possibilita às crianças o conhecimento sobre os materiais de divulgação dos candidatos, simultaneamente, amplia os saberes das crianças, explicando sobre as regras da campanha e as principais bandeiras defendidas pelos candidatos. De forma sucinta, essas informações podem ser escritas coletivamente, em forma de painel, e ilustradas pela turma.
3° Momento: O professor poderá sugerir a participação da turma em comícios ou a realização de uma brincadeira de faz de conta, tendo como tema o comício de candidatos à presidência da república. Para a realização da brincadeira, as crianças deverão definir os papéis e organizar os materiais e o espaço. O professor poderá atuar como co-ator, participando ativamente, tanto da organização quanto da brincadeira sugerida.
Crianças fazendo seus discursos. Fonte: arquivos da autora.
4° Momento: Ao final da aula, o professor poderá solicitar das crianças um desenho sobre o que representou para elas, brincar de comício. Ao final da aula, o professor poderá produzir com as crianças um texto coletivo sobre como foi para elas brincar de fazer comício e solicitar que façam desenhos que representem esse momento. O texto coletivo, ilustrado com os desenhos das crianças, deverá compor um painel para o mural da sala,
Site sobre propaganda eleitoral:
Ao final da aula, o professor deverá avaliar se as crianças conseguem indicar algumas formas de propaganda política; algumas regras da campanha eleitoral e algumas bandeiras defendidas pelos candidatos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!