Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A PAISAGEM RURAL E A PAISAGEM URBANA: VAMOS PERCEBER AS SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:   

  • Identificas as modificações ocorridas nas paisagens, causa e consequências;
  • Perceber qual paisagem é a escola e a residência do aluno;
  • Perceber as diferenças e semelhanças das paisagens urbanas e rurais.
Duração das atividades
3 momentos de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Motivando a turma

Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, nesse momento, o professor deverá apresentar a turma (como elemento de motivação e mote para as discussões) a fábula de Esopo “o Rato do campo e o rato da cidade.”

O rato do campo e o rato da cidade

Um dia um rato do campo convidou o rato que morava na cidade para ir visitá-lo. O rato da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o rato do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida". E lá se foi o rato do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. Resolveram começar a comer na mesma hora mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratinhos fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.

Depois dessa apresentação o professor poderá questionar o grupo de crianças sobre o que os mesmos entendem sobre CAMPO e sobre CIDADE. É importante que as respostas das crianças sejam registradas em um cartaz para futura consulta.

2º MOMENTO 

O professor deverá reunir o grupo de crianças e apresentar várias imagens, orientando o olhar das crianças para os elementos que aparecem: pessoas, prédios, natureza, entre outros. Estas imagens deverão apresentar recortes da cidade e do campo.

Sugestão de imagens:

Imagem extraída do seguinte site: http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=1667   

Imagens extraídas do seguinte site:   http://odiario.com/blogs/edsonlima/category/cidades-do-brasil/ 

Imagem extraída do seguinte site: http://br.olhares.com/zona_rural_foto1725494.html  

Imagem extraída do seguinte site:   http://trujillodi.wordpress.com/2008/07/02/agricultores-de-chicama-aseguran-ir-a-paro-si-no-aprueban-ley/  

Imagem extraída do seguinte site:   http://catedralnoticias.blogspot.com/2010/07/manifesto-prega-preconceito-contra.html          

Depois dessa apresentação de imagens o professor poderá orientar uma discussão com as crianças, questionando o grupo sobre o que perceberam e sentiram durante a leitura, onde se reconheciam. Dependendo de onde a escola se encontra (na zona rural ou urbana) o professor poderá questionar o grupo sobre que espaço pertence a escola e por quê? O professor também poderá fazer com que as crianças reflitam sobre as modificações ocorridas em determinadas regiões. Poderá também apresentar imagens progressivas que mostrem as modificações ocorridas numa mesma região.

Ao final dessa etapa sugerimos a construção de duas listas. Uma lista com os elementos que se fazem presentes em uma cidade e uma outra lista, com os elementos que se fazem presentes no campo. Depois da construção dessas listas o professor poderá pedir para que cada criança aponte onde a mesma (a criança) reside, se no campo ou na cidade, se a escola que eles freqüentam está no campo ou na cidade.

No final desse momento o professor poderá sugerir que cada criança investigue onde reside, pedindo para as mesmas observarem os problemas desses lugares (esgoto, ruas com buracos, assaltos, falta de iluminação, dificuldade em meios de transportes etc.).

3º MOMENTO

 Após esses momentos,  o professor poderá construir um texto coletivo abordando a temática do campo e da cidade, apontando as características de cada um e os aspectos positivos e negativos desses lugares.

É importante pedir que as crianças ilustrem esse texto.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram das discussões em sala sobre o campo e a cidade;
  • Participaram da construção do texto coletivo;
  • Conhecem as diferenças e semelhanças das paisagens urbanas e rurais;
  • Identificam qual é a paisagem da escola e qual é a paisagem da sua residência.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.