01/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
1° MOMENTO – Motivando a turma
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, nesse momento, o professor deverá apresentar a turma (como elemento de motivação e mote para as discussões) a fábula de Esopo “o Rato do campo e o rato da cidade.”
Um dia um rato do campo convidou o rato que morava na cidade para ir visitá-lo. O rato da cidade foi, mas não gostou da comida simples que lhe foi oferecida. Chamou então o rato do campo para acompanhá-lo na volta à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida". E lá se foi o rato do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. Resolveram começar a comer na mesma hora mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratinhos fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.
Depois dessa apresentação o professor poderá questionar o grupo de crianças sobre o que os mesmos entendem sobre CAMPO e sobre CIDADE. É importante que as respostas das crianças sejam registradas em um cartaz para futura consulta.
2º MOMENTO
O professor deverá reunir o grupo de crianças e apresentar várias imagens, orientando o olhar das crianças para os elementos que aparecem: pessoas, prédios, natureza, entre outros. Estas imagens deverão apresentar recortes da cidade e do campo.
Sugestão de imagens:
Imagem extraída do seguinte site: http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=1667
Imagens extraídas do seguinte site: http://odiario.com/blogs/edsonlima/category/cidades-do-brasil/
Imagem extraída do seguinte site: http://br.olhares.com/zona_rural_foto1725494.html
Imagem extraída do seguinte site: http://trujillodi.wordpress.com/2008/07/02/agricultores-de-chicama-aseguran-ir-a-paro-si-no-aprueban-ley/
Imagem extraída do seguinte site: http://catedralnoticias.blogspot.com/2010/07/manifesto-prega-preconceito-contra.html
Depois dessa apresentação de imagens o professor poderá orientar uma discussão com as crianças, questionando o grupo sobre o que perceberam e sentiram durante a leitura, onde se reconheciam. Dependendo de onde a escola se encontra (na zona rural ou urbana) o professor poderá questionar o grupo sobre que espaço pertence a escola e por quê? O professor também poderá fazer com que as crianças reflitam sobre as modificações ocorridas em determinadas regiões. Poderá também apresentar imagens progressivas que mostrem as modificações ocorridas numa mesma região.
Ao final dessa etapa sugerimos a construção de duas listas. Uma lista com os elementos que se fazem presentes em uma cidade e uma outra lista, com os elementos que se fazem presentes no campo. Depois da construção dessas listas o professor poderá pedir para que cada criança aponte onde a mesma (a criança) reside, se no campo ou na cidade, se a escola que eles freqüentam está no campo ou na cidade.
No final desse momento o professor poderá sugerir que cada criança investigue onde reside, pedindo para as mesmas observarem os problemas desses lugares (esgoto, ruas com buracos, assaltos, falta de iluminação, dificuldade em meios de transportes etc.).
3º MOMENTO
Após esses momentos, o professor poderá construir um texto coletivo abordando a temática do campo e da cidade, apontando as características de cada um e os aspectos positivos e negativos desses lugares.
É importante pedir que as crianças ilustrem esse texto.
Sugerimos o seguinte site: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/paisagens-campo-cidade-olhares-427054.shtml
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/07/2015
Quatro estrelasMUITO BOM O SEGMENTO DA AULA!
09/11/2014
Cinco estrelasAula muito boa...Simples e clara sem elementos complicados que confundem as crianças.
16/04/2013
Cinco estrelasPara mim que estou começando foi fundamental para meus estágios.Gostei muito,parabéns.
14/04/2011
Cinco estrelasÉ UMA EXCELENTE AULA. PARABENS.
21/10/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, as atividades propostas como a historinha bem legal , mostrando as diferenças de espaços e costumes, usou as imagens para representação dos espaços, fazendo com que o aluno identifique - se dentro do seu espaço.