Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Poesia e as Cores

 

03/12/2010

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conferir significados poéticos as cores   

- Conhecer a deusa íris da mitologia grega.

- Ler, criar, escutar poesias cuja inspiração seja o tema cores

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

-Trabalho de Grupo

-Laboratório de Informática

-Construção de um Poema

-Dinâmica de Leitura

Atividade 1

Conversa Informal

Converse com os seus alunos sobre quais as cores que eles mais gostam e quais detestam. Peça que eles fechem os olhos e tentem lembrar qual a cor do corredor da Escola, da cantina, da Sala da Direção e pergunte qual cor escolheriam para pintar as paredes da sala de aula.

Laboratório de Informática

O professor separa os alunos em trios e convida a todos para assisitr a dois filmes de animação.

http://www.youtube.com/watch?v=EqPv-_kxbBg  ou   http://www.youtube.com/watch?v=ZzeftVACsyo&feature=related

Cada grupo deve escolher um deles para trabalhar . Solicite que eles inventem um título para o filme que escolheram. Depois peça a seus alunos que inventem uma canção, poesia, ou história a partir das emoções que as imagens provocaram neles. Após a tarefa concluída, os grupos devem apresentar para a turma os seus trabalhos.

Após a apresentação, os alunos podem assistir a alguns vídeos sobre as cores.

Algumas cores- Laboratório de Informática 

Vermelho :>http://www.youtube.com/watch?v=eQujTJssyuA&feature=related

Azul : http://www.youtube.com/watch?v=5riUZy96L5M&feature=related  

Branco : http://www.youtube.com/watch?v=TPlSbOoUS4k&feature=related

 Laranja  : http://www.youtube.com/watch?v=yfYjOvBqiuc&feature=related  

Resumo de todas as cores: .http://www.youtube.com/watch?v=ZzeftVACsyo&feature=related   

Construção de um poema: Me lembra...

A partir dos vídeos sobre cores, os alunos já devem estar bem motivados para escrever sobre elas. O professor poderá  então  dividir os alunos em duplas . Cada dupla deverá aplicar a técnica Me Lembra com uma cor diferente e ilustrar. A cor de cada dupla deverá ser sorteada. A professora deverá explicar a técnica com um exemplo ou dois no quadro de giz, elaborando o poema com os alunos.:

Amarelo me lembra sol

Sol me lembra calor

Calor me lembra praia 

Praia me lembra: felicidade

 Felicidade me lembra: amarelo .

Regra: Sempre finalizar com a mesma palavra que iniciou o poema

. Ao final da atividade, todas as poesias serão reunidas num livro para ficar de recordação da turma na Escola

Como surgiu o arco-íris?

  A professora pode dar prosseguimento a aula, contando aos alunos o mito grego do arco-íris .

 Os gregos acreditavam que Íris era uma deusa mensageira, como Hermes. Eles imaginavam que ela tinha que voar  entre o céu e a terra, entre os deuses e os homens, transmitindo ordens, pedidos e conselhos   . Ela era descrita como uma figura feminina com asas douradas, usava uma túnica e era  muito bonita  . Seus símbolos eram o arco-íris e um cálice dourado .Frequentemente, Íris era retratada usando sandálias aladas. Ela descia do céu em um facho de luz de sete cores, o que deu origem à palavra arco-íris. As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Dinâmica de Leitura : O professor aplica a técnica de atribuir cores ao sentido do texto com os alunos.

a)  O professor solicita a um aluno que atribua uma cor ao texto sobre a deusa Íris;

b)  A seguir, solicita a outro aluno que identifique o significado desta cor, em relação à mensagem do texto;

c)  O professor pergunta ao primeiro aluno se a identificação do amigo está correta e porquê.  

 A dinâmica pode continuar com outro aluno que queira dar outra cor ao texto.

As Cores das Palavras

 A seguir, o professor pede que os alunos atribuam cores  para algumas palavras: de que cor seria a tristeza, o amor, a solidão,a amizade, a esperança etc.

O professor pega então oito folhas de papel pardo e escreve:

Folha 1- Palavras Azuis

Folha 2- Palavras Brancas

 Folha 3- Palavras Vermelhas

 Folha 4 –Palavras Cinzentas

 Folha 5- Palavras Amarelas

 Folha 6-Palavras Rosadas

 Folha 7-Palavras Verdes

 Folha 8- Palavras Multicoloridas  

 A seguir, divide a turma em oito grupos e solicita que cada grupo preencha a sua folha.   Depois de todos terem apresentado os seus trabalho que serão expostos no mural, a professora mostra a poesia abaixo para encerrar a aula.     

  As cores e as palavras .

" Há palavras azuis:

céu, encontro, amigo,

beleza, sorriso, serenidade... .  

Há palavras brancas:

comunhão, véu, vôo,

pureza, solidão, paz... .

Há palavras vermelhas:

 samba, sangue, guerra,

futebol, lábios, paixão...  

 Há palavras cinzentas:

 pesadelo, indiferença, nunca,

finados, inverno, poluição... .

Há palavras amarelas:

girassol, luar, inteligência,

poder, luz, sucesso... ..

Há palavras rosadas:

vinho, vela, mocidade, namoro,

noivado, jardim...

.Há palavras verdes:

 mar, mata, esperança,

novo, brotação, vida... .  

Há palavras multicoloridas:

arco-íris, jardim, lápis,

festa, feriado, floricultura...  " 

. Elias José   (O jogo das palavras mágicas. São Paulo: Paulinas, 1996)

   http://oileonorcordeiro.blogspot.com/2010/03/as-cores-e-as-palavras.html           .

   

Recursos Complementares

 Sugestão de Atividades

 1- Vídeo da canção : Trem das Cores de  Caetano Veloso: http://www.youtube.com/watch?v=Ik0U1PIMxTk 

     Letra:  http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/43883/  

 2- Ler ou ouvir  a história  Bom dia todas as Cores de Ruth Rocha : http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4

 3-Acompanhar a música Camaleão do Grupo Palavra Cantada :

 http://www.youtube.com/watch?v=yQqhQeRgh8Q&feature=relate

4 -Conhecer o significado das cores pelo mundo e pelos tempos (para o professor) :

http://www.youtube.com/watch?v=7LTMcKHUexU&feature=related  

5-Poesia das Cores  :  

http://bp3.blogger.com/_cFA2yJj_BgI/SH-jltyopRI/AAAAAAAAA2A/G_CkeWcSXio/s1600-h/f_coresm_a20830d.jpg

6-Colorir o Harry Potter (on line): http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/671-clique+e+pinte+do+harrypotter.html 

Jogos on line:

  http://www.funmass.com/jogos/online-game/4065/Cores/ 7-jogo   :

 http://ultradownloads.uol.com.br/jogo-online/Raciocinio// Memoria-das-Cores/  

7- Para assistir:: http://www.youtube.com/watch?v=bknDU1Wga0A           

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados durante todo o processo. Devem ser observadas a sua participação, o seu desempenho nos grupos e o respeito as regras do Laboratório de Informática.

Nesta aula é importante que o alunos consigam terminar as suas tarefas no tempo pré-determinado. Se isso não ocorrer, imediatamente deverá ser buscada uma solução para o caso .

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.