03/12/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
- Conferir significados poéticos as cores
- Conhecer a deusa íris da mitologia grega.
- Ler, criar, escutar poesias cuja inspiração seja o tema cores
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias:
-Trabalho de Grupo
-Laboratório de Informática
-Construção de um Poema
-Dinâmica de Leitura
Atividade 1
Conversa Informal
Converse com os seus alunos sobre quais as cores que eles mais gostam e quais detestam. Peça que eles fechem os olhos e tentem lembrar qual a cor do corredor da Escola, da cantina, da Sala da Direção e pergunte qual cor escolheriam para pintar as paredes da sala de aula.
Laboratório de Informática
O professor separa os alunos em trios e convida a todos para assisitr a dois filmes de animação.
http://www.youtube.com/watch?v=EqPv-_kxbBg ou http://www.youtube.com/watch?v=ZzeftVACsyo&feature=related
Cada grupo deve escolher um deles para trabalhar . Solicite que eles inventem um título para o filme que escolheram. Depois peça a seus alunos que inventem uma canção, poesia, ou história a partir das emoções que as imagens provocaram neles. Após a tarefa concluída, os grupos devem apresentar para a turma os seus trabalhos.
Após a apresentação, os alunos podem assistir a alguns vídeos sobre as cores.
Algumas cores- Laboratório de Informática
Vermelho :>http://www.youtube.com/watch?v=eQujTJssyuA&feature=related
Azul : http://www.youtube.com/watch?v=5riUZy96L5M&feature=related
Branco : http://www.youtube.com/watch?v=TPlSbOoUS4k&feature=related
Laranja : http://www.youtube.com/watch?v=yfYjOvBqiuc&feature=related
Resumo de todas as cores: .http://www.youtube.com/watch?v=ZzeftVACsyo&feature=related
Construção de um poema: Me lembra...
A partir dos vídeos sobre cores, os alunos já devem estar bem motivados para escrever sobre elas. O professor poderá então dividir os alunos em duplas . Cada dupla deverá aplicar a técnica Me Lembra com uma cor diferente e ilustrar. A cor de cada dupla deverá ser sorteada. A professora deverá explicar a técnica com um exemplo ou dois no quadro de giz, elaborando o poema com os alunos.:
Amarelo me lembra sol
Sol me lembra calor
Calor me lembra praia
Praia me lembra: felicidade
Felicidade me lembra: amarelo .
Regra: Sempre finalizar com a mesma palavra que iniciou o poema
. Ao final da atividade, todas as poesias serão reunidas num livro para ficar de recordação da turma na Escola
Como surgiu o arco-íris?
A professora pode dar prosseguimento a aula, contando aos alunos o mito grego do arco-íris .
Os gregos acreditavam que Íris era uma deusa mensageira, como Hermes. Eles imaginavam que ela tinha que voar entre o céu e a terra, entre os deuses e os homens, transmitindo ordens, pedidos e conselhos . Ela era descrita como uma figura feminina com asas douradas, usava uma túnica e era muito bonita . Seus símbolos eram o arco-íris e um cálice dourado .Frequentemente, Íris era retratada usando sandálias aladas. Ela descia do céu em um facho de luz de sete cores, o que deu origem à palavra arco-íris. As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Dinâmica de Leitura : O professor aplica a técnica de atribuir cores ao sentido do texto com os alunos.
a) O professor solicita a um aluno que atribua uma cor ao texto sobre a deusa Íris;
b) A seguir, solicita a outro aluno que identifique o significado desta cor, em relação à mensagem do texto;
c) O professor pergunta ao primeiro aluno se a identificação do amigo está correta e porquê.
A dinâmica pode continuar com outro aluno que queira dar outra cor ao texto.
As Cores das Palavras
A seguir, o professor pede que os alunos atribuam cores para algumas palavras: de que cor seria a tristeza, o amor, a solidão,a amizade, a esperança etc.
O professor pega então oito folhas de papel pardo e escreve:
Folha 1- Palavras Azuis
Folha 2- Palavras Brancas
Folha 3- Palavras Vermelhas
Folha 4 –Palavras Cinzentas
Folha 5- Palavras Amarelas
Folha 6-Palavras Rosadas
Folha 7-Palavras Verdes
Folha 8- Palavras Multicoloridas
A seguir, divide a turma em oito grupos e solicita que cada grupo preencha a sua folha. Depois de todos terem apresentado os seus trabalho que serão expostos no mural, a professora mostra a poesia abaixo para encerrar a aula.
As cores e as palavras .
" Há palavras azuis:
céu, encontro, amigo,
beleza, sorriso, serenidade... .
Há palavras brancas:
comunhão, véu, vôo,
pureza, solidão, paz... .
Há palavras vermelhas:
samba, sangue, guerra,
futebol, lábios, paixão...
Há palavras cinzentas:
pesadelo, indiferença, nunca,
finados, inverno, poluição... .
Há palavras amarelas:
girassol, luar, inteligência,
poder, luz, sucesso... ..
Há palavras rosadas:
vinho, vela, mocidade, namoro,
noivado, jardim...
.Há palavras verdes:
mar, mata, esperança,
novo, brotação, vida... .
Há palavras multicoloridas:
arco-íris, jardim, lápis,
festa, feriado, floricultura... "
. Elias José (O jogo das palavras mágicas. São Paulo: Paulinas, 1996)
http://oileonorcordeiro.blogspot.com/2010/03/as-cores-e-as-palavras.html .
Sugestão de Atividades
1- Vídeo da canção : Trem das Cores de Caetano Veloso: http://www.youtube.com/watch?v=Ik0U1PIMxTk
Letra: http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/43883/
2- Ler ou ouvir a história Bom dia todas as Cores de Ruth Rocha : http://www.youtube.com/watch?v=mEZKwxa4To4
3-Acompanhar a música Camaleão do Grupo Palavra Cantada :
http://www.youtube.com/watch?v=yQqhQeRgh8Q&feature=relate
4 -Conhecer o significado das cores pelo mundo e pelos tempos (para o professor) :
http://www.youtube.com/watch?v=7LTMcKHUexU&feature=related
5-Poesia das Cores :
http://bp3.blogger.com/_cFA2yJj_BgI/SH-jltyopRI/AAAAAAAAA2A/G_CkeWcSXio/s1600-h/f_coresm_a20830d.jpg
6-Colorir o Harry Potter (on line): http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/671-clique+e+pinte+do+harrypotter.html
Jogos on line:
http://www.funmass.com/jogos/online-game/4065/Cores/ 7-jogo :
http://ultradownloads.uol.com.br/jogo-online/Raciocinio// Memoria-das-Cores/
7- Para assistir:: http://www.youtube.com/watch?v=bknDU1Wga0A
Os alunos deverão ser avaliados durante todo o processo. Devem ser observadas a sua participação, o seu desempenho nos grupos e o respeito as regras do Laboratório de Informática.
Nesta aula é importante que o alunos consigam terminar as suas tarefas no tempo pré-determinado. Se isso não ocorrer, imediatamente deverá ser buscada uma solução para o caso .
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!