29/10/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Como situação problema colocada para instigar os estudantes para mais este aprendizado, o professor pode discutir com os alunos a questão da utilização por parte do homem de recursos encontrados na natureza, que garantem uma melhora na qualidade de vida de cada um de nós. Discuta com os alunos como nossa sociedade depende da natureza para sobreviver e como este processo de exploração de recursos naturais pode levar à nossa própria extinção se não realizado de forma planejada e controlada.
Como sugestão de desenvolvimento da atividade, o professor pode começar comentado sobre a extração de madeira feita pelos seres humanos para sua utilização de diversas formas na cidade, entre elas a produção de papel. Com a introdução desse tema, mostre para a turma a interessante trajetória das toras de eucalipto durante a produção de folhas de papel, no vídeo “De onde vem o papel?”. Professor, apresente este vídeo, focando não apenas na informação sobre como é produzido o papel que utilizamos em casa. Procure deixar claro para seus alunos que este recurso é um recurso da natureza e, sobretudo, um recurso renovável, mas se não utilizado de forma moderada, pode chegar a se tornar escasso. Procure realizar duas apresentações do vídeo, uma sem interrupções com todos prestando muita atenção e outra com suas breves interrupções para ressaltar alguns detalhes a respeito do tema central da aula.
Recursos Naturais: Se consultarmos o dicionário Aurélio, veremos uma definição precisa para Recursos Naturais: “Fontes de riquezas materiais que existem em estado natural, tais como florestas, reservas minerais, etc”. Com esta definição sobre o que vem a ser recursos naturais, podemos definir também os recursos naturais renováveis e os não-renováveis.
Recursos Naturais renov& ;aac ute;ve is: são aqueles recursos explorados pelo homem, que podem ser substituídos de tempos em tempos.
Recursos Naturais não-renováveis: são aqueles explorados pelo homem, que podem se esgotar se utilizados sem controle e que tem um tempo de renovação muito longo.
Com estas definições sobre recursos naturais renováveis e não-renováveis, tente classificar alguns recursos com seus alunos. Monte uma tabela colocando alguns tipos de recursos naturais e junto com eles, tente classificá-los quanto aos renováveis e os não-renováveis.
Recursos Naturais | Recursos Naturais Renováveis | Recursos Naturais Não-Renováveis |
Energia Eólica | X | |
Energia Hidrelétrica | X | |
Água | X | |
Florestas | X | |
Petróleo | X | |
Carvão Mineral | X | |
Animais Silvestres | X | |
Energia Solar | X | |
Gás Natural | X |
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/12/2013
Cinco estrelasótimo... adorei bem explicativo
17/04/2012
Uma estrelaA proposta da aula é interessante, porém alguns conceitos estão equivocados. O eucalipto não é "retirado da natureza" para a produção de papel no Brasil. Trata-se de uma monocultura, pois não é uma espécie nativa brasileira. Para a produção de papel, o eucalipto é plantado, cortado, enviando para a indústria e na mesma área são plantados mais árvores de eucalipto, caracterizando uma monocultura, como a soja. Não é um recurso natural brasileiro, e só se tornará escasso se pararem de plantar.
03/10/2011
Cinco estrelasa sua aula de para eu entender muito solbre recusos naturais muito obrigada para abri esse site beijos ate mais
31/07/2011
Quatro estrelasolha, voce esta de parabens por planejar uma aula bam sintética, e muito objetiva, tenha certeza que muitos professores assim como eu irão desfrutar desta magnifica aula. muito boa: um abraço joelma
13/03/2011
Cinco estrelasUma aula que para qualquer educador é um exemplo de motivação e de criatividade. Parabéns!
01/11/2010
Uma estrelaachei legal
01/11/2010
Cinco estrelasachei inpressionante
24/03/2010
Cinco estrelasMUITO BOA TUDO RELACIONADO AO MEIO AMBIENTE, É AMPLO, IMPOSSIVEL TER UMA CONCLUSÃO DENTRO DE 50 MINUTOS, MAS A MENSAGEM COM CERTEZA VAI SER REPASSADA, TENDO UMA REFLEXÃO DOS FATOS PELOS ALUNOS. PARABÉNS.
24/03/2010
Cinco estrelasGOSTEI DA AJUDAR E FOI UMA OTIMA DEFINIÇÃO.
24/03/2010
Cinco estrelasAula bastante motivada,onde irá despertar a criatividade e interesse dos alunos em ter mais conhecimentos.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei do trabalho de conscientização desta aula, até para que os alunos aprendam a não desperdiçar seus materiais escolares. Porém poderia ser mais abrangente a todos os tipos de desperdicios e formas de reciclagem. Assim como o trabalho de pesquisa pelos alunos nos bairros onde moram para saber se existe algum tipo de reciclagem, ou se há tratamento de esgoto ou algum outro tipo de poluição que afete recursos naturais renováveis mas que podem se acabar.