Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conservação dos recursos naturais

 

29/10/2008

Autor e Coautor(es)
Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender a importância dos recursos naturais, para a sobrevivência dos seres humanos; • Classificar os recursos naturais como: recursos renováveis e não-renováveis.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos do senso comum sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula
 Motivação / Introdução: (10 minutos)

    Como situação problema colocada para instigar os estudantes para mais este aprendizado, o professor pode discutir com os alunos a questão da utilização por parte do homem de recursos encontrados na natureza, que garantem uma melhora na qualidade de vida de cada um de nós. Discuta com os alunos como nossa sociedade depende da natureza para sobreviver e como este processo de exploração de recursos naturais pode levar à nossa própria extinção se não realizado de forma planejada e controlada.

Trabalhando a teoria no quadro: (20 minutos)

   Como sugestão de desenvolvimento da atividade, o professor pode começar comentado sobre a extração de madeira feita pelos seres humanos para sua utilização de diversas formas na cidade, entre elas a produção de papel. Com a introdução desse tema, mostre para a turma a interessante trajetória das toras de eucalipto durante a produção de folhas de papel, no vídeo “De onde vem o papel?”. Professor, apresente este vídeo, focando não apenas na informação sobre como é produzido o papel que utilizamos em casa. Procure deixar claro para seus alunos que este recurso é um recurso da natureza e, sobretudo, um recurso renovável, mas se não utilizado de forma moderada, pode chegar a se tornar escasso. Procure realizar duas apresentações do vídeo, uma sem interrupções com todos prestando muita atenção e outra com suas breves interrupções para ressaltar alguns detalhes a respeito do tema central da aula.

Proposta de Atividade: (20 minutos)

Recursos Naturais: Se consultarmos o dicionário Aurélio, veremos uma definição precisa para Recursos Naturais: “Fontes de riquezas materiais que existem em estado natural, tais como florestas, reservas minerais, etc”. Com esta definição sobre o que vem a ser recursos naturais, podemos definir também os recursos naturais renováveis e os não-renováveis.

Recursos Naturais renov& ;aac ute;ve is: são aqueles recursos explorados pelo homem, que podem ser substituídos de tempos em tempos.

Recursos Naturais não-renováveis: são aqueles explorados pelo homem, que podem se esgotar se utilizados sem controle e que tem um tempo de renovação muito longo.

Com estas definições sobre recursos naturais renováveis e não-renováveis, tente classificar alguns recursos com seus alunos. Monte uma tabela colocando alguns tipos de recursos naturais e junto com eles, tente classificá-los quanto aos renováveis e os não-renováveis.

 

Recursos Naturais Recursos Naturais Renováveis Recursos Naturais Não-Renováveis
Energia Eólica X  
Energia Hidrelétrica X  
Água X  
Florestas X  
Petróleo   X
Carvão Mineral   X
Animais Silvestres X  
Energia Solar X  
Gás Natural   X

 

Recursos Complementares
De onde vem o papel? No vídeo utilizado nesta aula, veremos como é o processo de fabricação do papel. Os alunos poderão compreender como toras de eucalipto retiradas da natureza viram blocos de papel. O foco na apresentação deste vídeo, não é apenas a curiosa trajetória realizada no processo de fabricação do papel. Queremos, principalmente, que os alunos percebam que este material é um recurso extraído diretamente da natureza e que ele é um recurso renovável, mas se não utilizado de forma racional, pode correr o risco de se tornar escasso, devido a sua utilização indiscriminada. Para que não haja repetições excessivas da palavra "recurso" opte por alternar entre material e/ou produto, desde que faça sentido.
Avaliação
Para avaliar o desempenho dos alunos com relação a este novo conceito, o professor pode pedir a eles que classifiquem alguns recursos naturais, novamente quanto aos renováveis e os não-renováveis dentre uma série de recursos apresentados em uma tabela, como a tabela trabalhada em sala.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 7/11 - 63.64%
  • Quatro estrelas 2/11 - 18.18%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 2/11 - 18.18%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • juliana , instituto de Educação Matilde Margon Vaz , Goiás - disse:
    juulliana_alves@outlook.com

    04/12/2013

    Cinco estrelas

    ótimo... adorei bem explicativo


  • Carolina Ruedell, UFRGS , Rio Grande do Sul - disse:
    carolruedell@hotmail.com

    17/04/2012

    Uma estrela

    A proposta da aula é interessante, porém alguns conceitos estão equivocados. O eucalipto não é "retirado da natureza" para a produção de papel no Brasil. Trata-se de uma monocultura, pois não é uma espécie nativa brasileira. Para a produção de papel, o eucalipto é plantado, cortado, enviando para a indústria e na mesma área são plantados mais árvores de eucalipto, caracterizando uma monocultura, como a soja. Não é um recurso natural brasileiro, e só se tornará escasso se pararem de plantar.


  • eduarda, portal do professor , Pernambuco - disse:
    dudinharika.2@hotmail.com

    03/10/2011

    Cinco estrelas

    a sua aula de para eu entender muito solbre recusos naturais muito obrigada para abri esse site beijos ate mais


  • joelma ferreira , escola Municipal profª Ana Lucia da Silva Fernandes , Paraíba - disse:
    jooelma.ferreira@hotmail.com

    31/07/2011

    Quatro estrelas

    olha, voce esta de parabens por planejar uma aula bam sintética, e muito objetiva, tenha certeza que muitos professores assim como eu irão desfrutar desta magnifica aula. muito boa: um abraço joelma


  • lucinete oliveira, escola bom sucesso , Espírito Santo - disse:
    lucinete_oliva@hotmail.com

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    Uma aula que para qualquer educador é um exemplo de motivação e de criatividade. Parabéns!


  • samanta, dade , Rio de Janeiro - disse:
    samanta@hotmail.com

    01/11/2010

    Uma estrela

    achei legal


  • paula, clausuene , São Paulo - disse:
    paulamsn@hotmail.com

    01/11/2010

    Cinco estrelas

    achei inpressionante


  • MARLON GOMES SARDINHA, CEDERJ - MACAÉ , Rio de Janeiro - disse:
    marlonsardinha@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MUITO BOA TUDO RELACIONADO AO MEIO AMBIENTE, É AMPLO, IMPOSSIVEL TER UMA CONCLUSÃO DENTRO DE 50 MINUTOS, MAS A MENSAGEM COM CERTEZA VAI SER REPASSADA, TENDO UMA REFLEXÃO DOS FATOS PELOS ALUNOS. PARABÉNS.


  • adriana, RYAN , Rio de Janeiro - disse:
    ryanadriana@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI DA AJUDAR E FOI UMA OTIMA DEFINIÇÃO.


  • Mária Rúbia Sales da Silva Manheze, COLÉGIO ESTADUAL PADRE FRANCISCO DA SOLEDADE , Bahia - disse:
    rubiamanheze@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula bastante motivada,onde irá despertar a criatividade e interesse dos alunos em ter mais conhecimentos.


  • Rosilene, Cederj/UAB , Santa Catarina - disse:
    rosilene.ramos@oi.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei do trabalho de conscientização desta aula, até para que os alunos aprendam a não desperdiçar seus materiais escolares. Porém poderia ser mais abrangente a todos os tipos de desperdicios e formas de reciclagem. Assim como o trabalho de pesquisa pelos alunos nos bairros onde moram para saber se existe algum tipo de reciclagem, ou se há tratamento de esgoto ou algum outro tipo de poluição que afete recursos naturais renováveis mas que podem se acabar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.