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Oficina da Palavra : O que é etimologia?

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      -  Saber definir o que é etimologia e a sua importância.

         -Conhecer a origem de algumas palavras, expressões e ditos populares.

        - Reconhecer que as palavras estão sempre em constante transformação

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Preparando a sala de aula  

   O professor pesquisa a origem dos nomes de seus alunos nos links abaixo e anota cada um numa folha de papel.   

http:://www.mulhervirtual.com.br/nomes/nomes.htm ou http://nomes.clickgratis.com.br/   

Antes dos alunos chegarem, ele prega com fita adesiva os papéis com a origem dos nomes  dos alunos na parte das costas das  cadeiras de forma aleatória. Não será colocado o nome do aluno, apenas o seu significado.

Início da Aula

   Quando os alunos chegarem, o professor deve explicar que eles devem descobrir qual é o seu lugar. Cada aluno terá duas chances de encontrar o seu lugar e caso não consiga, ficará em pé.

 Ao final da atividade, os alunos deverão levantar hipóteses para descobrir qual foi  a regra  que o professor seguiu para impedir ou liberar os lugares para os alunos.

Se for difícil utilizar as cadeiras para a apresentação do tema da aula, simplifique e apenas desenhe um conjunto no quadro de giz com o significado do nome do alunos, (meninos de uma cor e meninas de outra). Solicite que eles descubram no que você estava pensando quando formou o conjunto.

Após a atividade inicial escolhida, o professor distribuirá uma folha com o nome dos alunos da turma e seus significados..A partir daí, pode conversar com eles se sabem como os seus nomes foram escolhidos e informar que existem vários dicionários que  explicam a origem do nome das pessoas.

A turma poderá ir ao Laboratório de Informática para conhecer as listas pesquisadas ou procurar na Biblioteca um livro sobre a origem dos nomes     Depois dos alunos explorarem as listas, o professor deverá perguntar se eles sabem o significado da palavra ETIMOLOGIA. Ele deverá desafiá-los a levantar hipóteses. Após ouvir os alunos, o professor pode explicar que o etimólogo é como um arqueólogo das palavras, que vai procurar lá longe a origem das palavras que vão se modificando de acordo com o tempo e com o lugar por onde elas passam.

http://www.gandaiabr.net/2009_02_01_archive.html 

A língua portuguesa, por exemplo, vem da românica (o latim), mas de  acordo como ela se espalhou pelo mundo foi se modificando, e há diferenças em cada lugar que é usada.   Sugestão de texto para informação do professor ou para o aluno ler online ou no papel:     http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/diversao/artes/conteudo_134379.shtml

visioncultural.wordpress.com 

 O professor explica que as palavras às vezes vêm de muito longe e procurar a origem de algumas pode significar uma viagem  pelo mundo. Aí vão alguns exemplos que você pode dar para os seus alunos se divertirem, desenharem e colorirem.:

Origem de algumas palavras:

> 1-Calma -os gregos chamavam de kauma o período mais quente > do dia. Como lá fazia muito calor, eles gostavam de tirar > uma soneca em torno do meio dia. -

> >2- Músculo- Vem da palavra musculus (romana) que significava ratinho. > Os gregos e romanos diziam que os músculos pareciam > ratinhos passeando debaixo da pele. >-

> >3- Azar -A palavra vem de az-zar, qeu em árabe significa flor. > Os antigos dados tinham uma flor no lugar onde hoje se > colocam seis pontos. >

 >4- Quermersse- Era uma festa anual organizada nos Países > Baixos pelas igrejas.A palavra veio junto com os > holandeses.     Ø

Sugestão de dinâmica:

 >Dividir os alunos em duplas e pedir que eles inventem uma origem absurda para algumas palavras . Ø   

   > Exemplo: >

> ventilador- vem de grandes ventos fortes que causavam muita > dor. >

> corredor-vem de uma antiga pista de corrida que ligava > várias casas.

> > revista - vem de vista(visão) >

 > floresta- a flor e que resta dela (árvore, folhas etc) >

> novidade- o que tem a vida dentro >

 aquecedor- vem de colocar compressa quente nas dores, o que > aquece a dor

  Sugestão de outras palavras para inventar origem:  

 1-Marcela  -soldado-   2-Segunda-feira   3-felicidade   4-bordado   5-temporal   6-realidade   7-amar   9-armário   10-calamidade   11-favela 

 Revista Ciência Hoje Texto : Quando crescer vou ser etimólogo

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/182/quando-crescer-vou-ser-etimologo

Discussão em grupo ; as palavras morrem?  

O professor pergunta a seus alunos se as palavras morrem ... Divide os alunos em grupos de 3, pede que eles discutam, ilustrem e registrem as suas conclusões.

Após a discussão, o professor pode distribuir este texto de Monteiro Lobato para enriquecer a sua aula.  

 Texto sobre palavras mortas  

   HOC ANNO Ø 

     > – E a senhora, que é? Perguntou-lhe. > >

– Sou a palavra Ogano. > >

– Ogano? O que quer dizer isso? > > – Nem queira saber, menina! Sou uma palavra que já > perdeu até a memória da vida passada. Apenas me lembro que > vim do latim Hoc Anno, que significa Este Ano. Entrei nesta > cidade quando só havia uns começos de rua; os homens desse > tempo usavam-me para dizer Este Ano. Depois fui sendo > esquecida, e hoje ninguém se lembra de mim. A senhora Bofé > é mais feliz; os escrevedores de romances históricos ainda > a chamam de longe em longe. Mas a mim ninguém, > absolutamente ninguém, me chama. Já sou mais que > Arcaísmo; sou simplesmente uma palavra morta... Ø        Ø      (Narizinho, no capítulo II – Portugália, > conversa com a palavra Ogano)  

Recursos Complementares

Sugestões;

1-Ø      Trabalho de Pesquisa : Ø      

  Ø      Pedir aos alunos que em casa perguntem às pessoas mais velhas que palavras elas quase não escutam mais e que eram muito faladas no seu tempo. (gírias, expressões etc). Ø      No dia seguinte, ler oralmente os trabalhos de pesquisa e preencher um quadro comparativo ,(papel almaço ou folha comum) : palavras que eu escuto muito e palavras que eu raramente escuto.

 2  Leitura recomendada para o professor:

 > http://origemdapalavra.com.br/artigo/mais-material-escolar/ > > >

3- Em entrevista à jornalista Tatiana Ferraz, o professor > Gabriel Perissé falou sobre a origem das palavras: a > “etimologia” que ajuda a decifrar o significado de > tantas expressões que usamos todos os dias sem saber ao > certo de onde elas vêm e o que exatamente elas querem > dizer. Acompanhe. >

 > http://www.culturabrasil.com.br/programas/atencao-brasil/arquivo-

 4- Dicionário etimológico > >

http://www.fnac.com.br/dicionario-etimologico-da-lingua-portuguesa-9788586368639-FNAC,,livro-558533-3125.html Ø        

5-Algumas sugestões de expressões populares para você se divertir com os seus alunos.

 Peça para que eles ilustrem e faça um mural informativo para as outras turmas..  

  1- À beça   No Rio imperial, havia um comerciante rico chamado Abessa, que adorava ostentar roupas de luxo. Quando alguém aparecia fazendo o mesmo, dizia-se que ele estava se vestindo à Abessa, ou seja, como o comerciante.

   2- Lágrimas de crocodilo   Os animais que vivem em água salgada, como focas e crocodilos, ajudam a eliminar o excesso de sal do corpo vertendo água salgada pelos olhos, pressionando o céu da boca com a língua. Ele chora enquanto devora suas vítimas.

 3- Abraço de tamanduá   O tamanduá, quando percebe algum perigo, se deita de barriga para cima e abre seus braços. O inimigo, ao se aproximar, é surpreendido por um forte abraço, que o esmaga. Daí, ser o”abraço de tamanduá” qualquer atitude falsa, deslealdade, traição.

 4- Andar à toa   Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está "à toa" é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar. Andar sem destino, despreocupado, passando o tempo.

 5- Baderna   Uma bailarina de nome Marietta Baderna fazia muito sucesso no Teatro Alla Scalla, de Milão. Ao apresentar-se no Brasil, em 1851, causou furor entre seus exaltados, que foram chamados de baderneiros (bagunceiros)   

6- Dourar a Pílula   Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas em papel dourado, para melhorar o aspecto do remedinho amargo. A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo.

7- Não Entendo Patavinas   Os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova, sendo assim, não entender patavina significa não entender nada. http://www.amigosdolivro.com.br/materias.php?cd_secao=551&codant=

  8- Bafo de onça A onça é um animal carnívoro que se lambuza bastante na hora de comer a caça. Por esta razão, fede muito e sua presença é detectada à distância na mata. Assim, pessoas que possuem o hálito fétido passaram a ser chamadas de "bafo de onça". A expressão também faz referência ao hálito de quem está (ou esteve) alcoolizado.       

Avaliação

A avaliação será efetuada durante toda a aula.

Será observado se o aluno conclui as tarefas a tempo, é cooperativo  e é capaz de oralmente se colocar frente aos novos conhecimentos (perguntando, transferindo os conhecimentos, criando a partir das informações recebidas na aula0.

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