Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De onde vieram as histórias?

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

      Levantar /compartilhar hipóteses sobre a origem de todas as histórias.    

     Comparar um herói atual tipicamente americano com um da tradição africana. (Ananse- o homem aranha).  -

     Reconhecer a importância dos gritos e alguns de seus recursos

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos se eles conhecem o baobá, uma árvore africana, onde os contadores de histórias gostavam de se sentar para contar e recontar as suas histórias, como por exemplo, as de Ananse, o Homem Aranha.   O professor pode então pendurar um fio com folhas de cartolina  que lembrem o formato do baobá para que se crie uma ambiência diferenciada para o tema da aula ou ir com eles para ter a primeira parte da aula.  

Formato da folha do baobá

Primeira Parte –Hora da História

Antes de iniciar a história, o professor pergunta aos alunos de onde eles acham que vieram as histórias, escuta as  hipóteses das crianças e esclarece que ninguém sabe ao certo a origem das histórias mas que ele vai contar uma história africana muito-muito antiga que tenta  responder a esta pergunta,   O protagonista desta história é Ananse, o Homem Aranha, um herói bem diferente dos  atuais....

O professor então senta perto das crianças e inicia a sua narrativa ao jeito dos antigos, repetindo 3 vezes a introdução

:   ...“Não queremos dizer, não queremos dizer que o que vamos contar agora é verdade. É apenas uma história, uma história ; deixe-a ir e vir, ir e vir:...

O  Baú das Histórias 

“Uma vez, pequenas crianças ao meu redor, na Terra não existia nenhuma história para contar. Todas as histórias pertenciam a Nyame, o Deus do Céu. Ele as guardava numa caixa de ouro ao lado de seu trono.”...

A continuação do conto da tradição oral africana, pode ser encontrada na rede no endereço:

  http://mundoazulth.blogspot.com/2008/02/ananse-e-o-ba-de-histrias-um-conto-da.html

  Se puder adquirir o livro, procure em:

  http://www.dobrasdaleitura.com/vitrine/bblij/1994gh.html

 Ao terminar a narrativa, deixar que os alunos se expressem livremente sobre o conto. Pergunte a eles o que acharam do herói do conto, Ananse . Deixe que eles explorem oralmente a diferença dele para os heróis atuais. , Explique que os autores modernos estudam mitologia e muitas vezes se inspiram nas velhas histórias para criar as suas.   A professora ainda pode explicar que os responsáveis pela transmissão oral das histórias eram os griots ..

  Texto informativo sobre os griots:   http://www.ruadireita.com/musica/info/griots-os-interpretes-musicais-da-historia-africana/

Parte 2 –O Homem Aranha, Peter Parker

 . O professor deve perguntar a seus alunos o que eles sabem sobre o homem-aranha Os alunos podem falar livremente sobre este popular super-herói. É importante que eles citem que ele aparece em histórias em quadrinhos, séries animadas, filmes,jogos e outras formas de mídia. O personagem foi criado por um dos mais bem-sucedido criadores moderno de  histórias em quadrinhos, Stan Lee e por seu grande  parceiro, Steve Ditk.

Após a conversa, divida os seus alunos em trios e solicite que eles preencham a ficha com das características do super herói.

   > Nome :                   Peter Benjamin Parker

> Terra natal                Nova York

 Profissão>                   Fotógrafo

Local de Trabalho      JornalClarim Diário

 Codinomes conhecidos :    Aranha-Humana, > Aranha Escarlate, o Vespa, Ricochete, Sombra, Prodígio,.

> Habilidades :    Força sobre-humana, > velocidade, resistência, grande agilidade, reflexos > aperfeiçoados, habilidade de aderir a superfícies > sólidas, previsão de perigos ("Sentido de Aranha"), ferrões > que saem de seus pulsos (inovação recente). > > http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem-Aranha >

> Atividade 3-Quadro Comparativo de Ananse e do atual  Homem Aranha  

 De posse das duas histórias do Homem Aranha, faça com os seus alunos um quadro comparativo dos dois heróis e anote no quadro de giz e peça que eles copiem no caderno..

   Ananse  - Peter Parker   

   África  -Estados Unidos da América

  Velho  -Jovem

  Fraco - Forte

 Griots -Autor de livros

 Náo tem namorada - tem namorada

(e continuam as relações até onde os alunos descobrirem)

                                           

Ao terminar o quadro, peça a seus alunos debatam e cheguem a conclusões sobre a comparação das duas histórias.  

Atividade 4-Pesquisa sobre as aranhas 

  Link  para a pesquisa:

1-http://www.aranhas.com.br/  

 Após a  leitura o professor poderá aplicar a Dinâmica Responda Diferente.  

 1) O professor solicita a um aluno que elabore um pergunta sobre o texto:

2) O professor pede a outro alunos que responda à pergunta deita pelo amigo;

3) O professor solicita a um terceiro alunos que responda à mesma pergunta de um outro jeito, que poderá ser:   -com outras informações; -substituindo palavras por outras (sinônimas ou não); -falando com uma entonação de voz completamente diferente do colega anterior; -se expressando por gestos ou desenhos.

A dinâmica continua com  a elaboração de novas perguntas. :

Recursos Complementares
Avaliação

  Será realizada em todas as etapas do processo

Ao final da utilização do Laboratório de Informática, poderá ser feita uma auto-avaliação oral dos alunos, (respeitei as regras do local, utilizei com cuidado o material,, colaborei para o bom andamento do trabalho etc) .

 Será considerado também registro do quadro comparativo no caderno (se terminou, fez  melhor que podia, ilustrou etc)   

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.