27/10/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Levantar /compartilhar hipóteses sobre a origem de todas as histórias.
Comparar um herói atual tipicamente americano com um da tradição africana. (Ananse- o homem aranha). -
Reconhecer a importância dos gritos e alguns de seus recursos
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Para iniciar a aula, o professor pode perguntar aos alunos se eles conhecem o baobá, uma árvore africana, onde os contadores de histórias gostavam de se sentar para contar e recontar as suas histórias, como por exemplo, as de Ananse, o Homem Aranha. O professor pode então pendurar um fio com folhas de cartolina que lembrem o formato do baobá para que se crie uma ambiência diferenciada para o tema da aula ou ir com eles para ter a primeira parte da aula.
Formato da folha do baobá
Primeira Parte –Hora da História
Antes de iniciar a história, o professor pergunta aos alunos de onde eles acham que vieram as histórias, escuta as hipóteses das crianças e esclarece que ninguém sabe ao certo a origem das histórias mas que ele vai contar uma história africana muito-muito antiga que tenta responder a esta pergunta, O protagonista desta história é Ananse, o Homem Aranha, um herói bem diferente dos atuais....
O professor então senta perto das crianças e inicia a sua narrativa ao jeito dos antigos, repetindo 3 vezes a introdução
: ...“Não queremos dizer, não queremos dizer que o que vamos contar agora é verdade. É apenas uma história, uma história ; deixe-a ir e vir, ir e vir:...
O Baú das Histórias
“Uma vez, pequenas crianças ao meu redor, na Terra não existia nenhuma história para contar. Todas as histórias pertenciam a Nyame, o Deus do Céu. Ele as guardava numa caixa de ouro ao lado de seu trono.”...
A continuação do conto da tradição oral africana, pode ser encontrada na rede no endereço:
http://mundoazulth.blogspot.com/2008/02/ananse-e-o-ba-de-histrias-um-conto-da.html
Se puder adquirir o livro, procure em:
http://www.dobrasdaleitura.com/vitrine/bblij/1994gh.html
Ao terminar a narrativa, deixar que os alunos se expressem livremente sobre o conto. Pergunte a eles o que acharam do herói do conto, Ananse . Deixe que eles explorem oralmente a diferença dele para os heróis atuais. , Explique que os autores modernos estudam mitologia e muitas vezes se inspiram nas velhas histórias para criar as suas. A professora ainda pode explicar que os responsáveis pela transmissão oral das histórias eram os griots ..
Texto informativo sobre os griots: http://www.ruadireita.com/musica/info/griots-os-interpretes-musicais-da-historia-africana/
Parte 2 –O Homem Aranha, Peter Parker
. O professor deve perguntar a seus alunos o que eles sabem sobre o homem-aranha Os alunos podem falar livremente sobre este popular super-herói. É importante que eles citem que ele aparece em histórias em quadrinhos, séries animadas, filmes,jogos e outras formas de mídia. O personagem foi criado por um dos mais bem-sucedido criadores moderno de histórias em quadrinhos, Stan Lee e por seu grande parceiro, Steve Ditk.
Após a conversa, divida os seus alunos em trios e solicite que eles preencham a ficha com das características do super herói.
> Nome : Peter Benjamin Parker
> Terra natal Nova York
Profissão> Fotógrafo
Local de Trabalho JornalClarim Diário
Codinomes conhecidos : Aranha-Humana, > Aranha Escarlate, o Vespa, Ricochete, Sombra, Prodígio,.
> Habilidades : Força sobre-humana, > velocidade, resistência, grande agilidade, reflexos > aperfeiçoados, habilidade de aderir a superfícies > sólidas, previsão de perigos ("Sentido de Aranha"), ferrões > que saem de seus pulsos (inovação recente). > > http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem-Aranha >
> Atividade 3-Quadro Comparativo de Ananse e do atual Homem Aranha
De posse das duas histórias do Homem Aranha, faça com os seus alunos um quadro comparativo dos dois heróis e anote no quadro de giz e peça que eles copiem no caderno..
Ananse - Peter Parker
África -Estados Unidos da América
Velho -Jovem
Fraco - Forte
Griots -Autor de livros
Náo tem namorada - tem namorada
(e continuam as relações até onde os alunos descobrirem)
Ao terminar o quadro, peça a seus alunos debatam e cheguem a conclusões sobre a comparação das duas histórias.
Atividade 4-Pesquisa sobre as aranhas
Link para a pesquisa:
Após a leitura o professor poderá aplicar a Dinâmica Responda Diferente.
1) O professor solicita a um aluno que elabore um pergunta sobre o texto:
2) O professor pede a outro alunos que responda à pergunta deita pelo amigo;
3) O professor solicita a um terceiro alunos que responda à mesma pergunta de um outro jeito, que poderá ser: -com outras informações; -substituindo palavras por outras (sinônimas ou não); -falando com uma entonação de voz completamente diferente do colega anterior; -se expressando por gestos ou desenhos.
A dinâmica continua com a elaboração de novas perguntas. :
1- Escute a história : Ananse, o homem aranha-Adaptação e narração de Augusto Pessoa http://www.youtube.com/watch?v=LLCuWWGOprM
2-Assistir ao trailer dublado do filme O Homem Aranha
http://www.youtube.com/watch?v=wXS_d7M3124&feature=fvsr
Será realizada em todas as etapas do processo
Ao final da utilização do Laboratório de Informática, poderá ser feita uma auto-avaliação oral dos alunos, (respeitei as regras do local, utilizei com cuidado o material,, colaborei para o bom andamento do trabalho etc) .
Será considerado também registro do quadro comparativo no caderno (se terminou, fez melhor que podia, ilustrou etc)
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!