30/03/2011
Célia Brito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
-Tomar contato com a obra de Bartolomeu Campos de Queiroz, Edward Lear, Liana Leão e Ricardo Azevedo.
-Estabelecer relações lúdicas e poéticas com a palavra 'nariz'.
-Aumentar o vocabulário referente ao sentido do olfato.
-Ler, ouvir, falar e escutar poesias.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeira Atividade
O professor inicia o trabalho com uma adivinha, para que os alunos descubram o tema da aula.
Adivinha : -O que mais cheira no mundo? (Resposta: nariz)
http://i.s8.com.br/images/books/cover/img7/193117_4.jpg
Agora que a turma sabe que o tema da aula é o 'nariz ' (olfato), o professor mostra várias gravuras antigas de egípcios de perfil.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.guiadacarreira.com.br/wp-content/uploads/2010/0 http://www.bepeli.com.br/artes/arte_egipcia/pintura_gravura/egipto-2.jpg http://www.br.ambientar.com.ar/res/img/ap/MLB/99/128263799_8236.jpg
A seguir, solicita aos alunos que façam um desenho de um rosto de perfil, recortem e coloquem no mural para que todos possam observar.
Pergunte a eles o que mais se observa no rosto, quando fazemos um desenho de perfil. A maioria dirá que é o nariz.
O professor pede que as crianças desenhem no caderno vários tipos de nariz : nariz de botão, nariz bico de passarinho, nariz cenoura, nariz de touro, nariz de porco, nariz de frente, nariz adunco, nariz arrebitado, nariz tromba, nariz de Pinóquio, nariz de esquimó, nariz quebrado, nariz de palhaço, nariz resfriado, nariz de bruxa , nariz empinado ,nariz em pé , nariz entupido, nariz chafariz etc .
O professor discute com eles qual é o cheiro que eles mais gostam e quais os cheiros que detestam. Pergunta aos alunos, se eles tivessem que escolher um cheiro para sentir o tempo todo, qual seria .
http://www.culturainfancia.com.br/portal/images/stories/jun2008/nonsense.jpg
Depois das crianças brincarem bastante com os diferentes tipos de nariz, o professor conta que Liana Leão no seu Livro dos Narizes (Ed Salesiana), diz que "nariz serve para tanta coisa, que serve até para fazer poesia ",como fez o poeta Edward Lear:
"Havia um senhor
Com um senhor nariz
Sobre o qual se sentava
A passarinhada feliz.
Ao fim do dia,
Do narigão se ia
Pra grande alegria
Do senhor e do senhor nariz."
Depois das crianças imaginarem/desenharem o tamanhão do senhor nariz, o professor fala sobre o autor Edward Lear, que gostava de escrever e desenhar de forma bem exagerada : http://www.belz.net/teaching/edward_lear.
O professor conta que Edward Lear também escreveu livros de geografia absurda, botânica absurda, abecedários absurdos e até mesmo receitas absurdas. (-Que tal inventar um desses com seus alunos?)
Lewis Carrol viveu na mesma época que Lear e foi autor dos livros Alice no país das Maravilhas e Alice através do espelho , que também utilizavam rimas e desenhos nonsense (absurdos) .
Atividade - Os Cinco Sentidos
O professor relembra com os alunos quais são os cinco sentidos, divide a turma em cinco grupos e entrega uma folha de papel pardo para cada um. Depois, sorteia um tema para cada grupo e distribui revistas, cola, tesoura e canetinhas . Os alunos deverão preencher o seu cartaz com palavras escritas, palavras recortadas, figuras etc.
1- Grupo das Palavras Auditivas
2-Grupo das Palavras Táteis
3-Grupo das Palavras Visuais
4-Grupo dasPalavras Olfativas
5-Grupo das Palavras Gustativas
Depois de terem finalizado a tarefa, cada grupo deve encontrar uma maneira criativa de apresentar o seu cartaz.
O professor então apresenta a poesia As Palavras e os Cinco Sentidos para que os alunos comparem com o que fizeram.
As Palavras e os Cinco Sentidos
"Ah, as palavras auditivas:
sussurro, valsinha, ronco,
grilo, acalanto, fungado... .
Ah, as palavras visuais:
arco-íris, carta, cartaz,
montanha, foto, circo... .
Ah, as palavras olfativas:
flores, mata, mexerica,
poluição, cozinha, Tereza... . .
Ah, as palavras gustativas:
beijo, bebida, hortelã,
pé-de-moleque, licor, sorvete... .
Ah, as palavras táteis:
mãos, abraços, ternura,
beliscar, frio, pisar... ."
.Elias José do livro: O jogo das palavras mágicas
http://oileonorcordeiro.blogspot.com/2010/03/as-palavras-e-os-cinco-sentidos.html
Roda Leitura de Poesia -Poema de Bartolomeu Campos de Queiroz
A turma faz a leitura do poema As Palavras e os Cinco Sentidos, cada grupo deve ler a parte da poesia referente ao sentido que trabalhou.
As Palavras e os cinco sentidos
Bartolomeu Campos de Queirós (Ed. Miguilim,1999)
Grupo1 - Palavras Visuais
Por meio dos sentidos suspeitamos o mundo.
Com os olhos nós olhamos a vida.
Olhamos as águas rolando entre pedras, peixes, algas
Olhamos as terras generosas
onde vivem animais, frutos sementes.(...)
Olhamos o mundo e sentimos sede, fome e sonho.
Com os olhos olhamos nossos irmãos e eles nos olham.
Têm olhares que nos acariciam.
Têm olhares que nos machucam.
Olhar dói.
(Se vemos alguém chupando limão,
sentimos dores no canto da boca.)
(...) Olhando, imaginamos mistérios.
Olhar é fantasiar sobre aquilo que está escondido atrás das coisas.
Quando olhamos nós acordamos alegrias, tristezas,
saudades, amores, lembranças, que dormem em nossos corações.
Os olhos têm raízes pelo corpo inteiro.
Com os ouvidos nós escutamos o silêncio do mundo.
Grupo2 -Palavras Auditivas
"E dentro do silêncio moram todos os sons:
canto, choro, riso, lamento. (...)
Escutar é também um jeito de ver.
Quando nós escutamos, imaginamos distâncias,
construímos histórias, desvendamos nossas paisagens
Os ouvidos têm raízes pelo corpo inteiro."
Grupo 3 -Palavras Olfativas
" Com o nariz sentimos os cheiros do mundo.
Cheiros que passeiam pelos ares. (...)
Pelo olfato damos sentido ao mundo.(...)
O cheiro nos leva a sonhar com o mais longe
. O nariz tem raízes pelo corpo inteiro."
Grupo 4- Palavras Gustativas
"Com a boca sentimos o sabor das coisas:
o doce, o amargo, o azedo, o suave, o forte.
Mas o sabor acorda a nossa memória. (...)
O doce nos faz imaginar o amargo
e não deixa morrer o gosto da nossa saudade.
A boca tem raízes pelo corpo inteiro.
Pela pele experimentamos as sensações
de calor, frio, dor prazer. (...) "
Grupo 5 -Palavras Táteis
"Quando alguém especial nos olha
nós nos sentimos tocados
Se pegamos na mão da pessoa amada,
nosso coração dispara e nosso corpo entra em festa.
Há sons que fazem arrepiar o nosso corpo.
Há medos que nos fazem tremer.
A pele é raiz cobrindo o corpo inteiro. "
Link: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/ling/ling0.htm
1-Dados para o professor : Pequena Biografia de Edwad Lear (1812-1888) http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Lear e http://www.digestivocultural.com/colunistas/imprimir.asp?codigo=580
2--A poesia e os 5 sentidos-Coleção Poesia para Crianças - volume 5 sentidos http://picasaweb.google.com/pedagoga.vivi/PoesiasCincoSentidos#5279860107335797762
3-Escrever e mandar um limerique par a Revista Recreio,( complementação do trabalhocom Edward Lear ) http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/diversao/artes/conteudo_50678.shtml
--A avaliação será realizada durante todo o processo.
--Os grupos deverão concluir os seus cartazes no tempo combinado e expor o seu trabalho para a turma .
--Será realizada uma avaliação oral de cada cartaz apresentado.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/03/2013
Cinco estrelasamei seu trabalho .Parabéns
10/08/2012
Quatro estrelasbom achei a aula otima encina coisas maravilhosas