Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A AGENDA: O SEU USO E SUAS FUNÇÕES

 

25/10/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: 

  • Conhecer a importância da agenda para os estudantes;
  • Conhecer as partes que constituem uma agenda;
  • Conhecer as funções da agenda.
Duração das atividades
3 momentos de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações, como também conhecer o calendário.

Estratégias e recursos da aula

Imagem retirada do seguinte site: http://www.peixoto.com.br/catalogoescolar/index.php?type=busca&m=1&secao=AGENDA 

1º MOMENTO 

Em um primeiro momento o professor solicita que as crianças pesquisem e tragam para a sala todos os tipos de agenda que puderem encontrar em suas casas e qual a função que cada uma desempenha.

2º MOMENTO 

Nesse momento, o professor apresenta para a turma os vários modelos de agenda trazidos pelos colegas e, através da exposição das mesmas na roda de conversa , solicita que cada um destaque a função que cada uma desempenha, a ocasião em que costumam ver os adultos utilizando-a, onde a guardam etc. Desafie-os a observar os diferentes aspectos da organização desse objeto: o tamanho, os espaços reservados para a escrita dos diferentes dados, as suas subdivisões etc.

No final dessa conversa o professor poderá destacar, dentre as várias agendas, a agenda escolar, que trouxe para a roda. Nesse momento ele pedirá que os alunos percebam as suas divisões e qual a sua função.

3º MOMENTO 

Retomando o momento anterior o professor poderá destacar as partes da agenda escolar, tais como:

Parte interna da agenda

Imagem retirada do seguinte site: http://www.quebarato.com.br/agenda-escolar-miolo__34cba1.html 

Dados pessoais           

Imagem retirada do seguinte site: http://www.submarino.com.br/produto/37/21435667/agenda+escolar+pucca+2009+vermelha+-+foroni 

Horários 

Imagem retirada do seguinte site: http://www.graficaglobal.com.br/736/13001.html    

Depois de apresentar as principais partes da agenda o professor poderá, junto aos alunos, registrar através de um texto coletivo as funções de cada uma das partes apresentadas.

4º MOMENTO 

Para finalizar as discussões sobre esse tema o professor poderá apresentar quais são os objetivos para esse instrumento em sua escola: se a agenda apenas registrará a atividade de casa, se registrará a o que aconteceu em sala e o registro das atividades para casa, etc. Podendo, o professor simular, com a turma, o uso desse instrumento.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram da pesquisa sobre as agendas;
  • Conheceram as partes da agenda;
  • Conheceram as funções da agenda.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.