25/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações, como também conhecer o calendário.
Imagem retirada do seguinte site: http://www.peixoto.com.br/catalogoescolar/index.php?type=busca&m=1&secao=AGENDA
1º MOMENTO
Em um primeiro momento o professor solicita que as crianças pesquisem e tragam para a sala todos os tipos de agenda que puderem encontrar em suas casas e qual a função que cada uma desempenha.
2º MOMENTO
Nesse momento, o professor apresenta para a turma os vários modelos de agenda trazidos pelos colegas e, através da exposição das mesmas na roda de conversa , solicita que cada um destaque a função que cada uma desempenha, a ocasião em que costumam ver os adultos utilizando-a, onde a guardam etc. Desafie-os a observar os diferentes aspectos da organização desse objeto: o tamanho, os espaços reservados para a escrita dos diferentes dados, as suas subdivisões etc.
No final dessa conversa o professor poderá destacar, dentre as várias agendas, a agenda escolar, que trouxe para a roda. Nesse momento ele pedirá que os alunos percebam as suas divisões e qual a sua função.
3º MOMENTO
Retomando o momento anterior o professor poderá destacar as partes da agenda escolar, tais como:
Parte interna da agenda
Imagem retirada do seguinte site: http://www.quebarato.com.br/agenda-escolar-miolo__34cba1.html
Dados pessoais
Imagem retirada do seguinte site: http://www.submarino.com.br/produto/37/21435667/agenda+escolar+pucca+2009+vermelha+-+foroni
Horários
Imagem retirada do seguinte site: http://www.graficaglobal.com.br/736/13001.html
Depois de apresentar as principais partes da agenda o professor poderá, junto aos alunos, registrar através de um texto coletivo as funções de cada uma das partes apresentadas.
4º MOMENTO
Para finalizar as discussões sobre esse tema o professor poderá apresentar quais são os objetivos para esse instrumento em sua escola: se a agenda apenas registrará a atividade de casa, se registrará a o que aconteceu em sala e o registro das atividades para casa, etc. Podendo, o professor simular, com a turma, o uso desse instrumento.
Sugerimos o seguinte link: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/agenda-telefonica-turma-495985.shtml .
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!