Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brinquedos Antigos: Construindo e Brincando com o Diabolô

 

28/09/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Novos conhecimentos referente aos brinquedos antigos.
  • A construir o brinquedo com materiais alternativos.
  • Novas brincadeiras com o brinquedo, interagindo com o espaço e com os colegas.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o Diabolo. 

Recursos: Vídeos e Projetor de Vídeo (Sala de Vídeo)

Duração: Aproximadamente de 20 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos sugeridos logo abaixo, contextualizando a temática e a proposta da aula com os alunos.

Vídeos Diabolo: http://www.youtube.com/watch?v=HrH-PfQP1PQ (Acessado em 06/09/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=NJ8Kt9Rhpo8 (Acessado em 06/09/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=h22o6cDMH3g&feature=related (Acessado em 06/09/2010).  

Professor no momento em que os vídeos forem sendo exibidos, destaque para os(as) alunos(as) a história do diabolo, destacando suas relações com os brinquedos antigos chineses e as práticas circenses. Nesse sentido, o texto abaixo poderá auxiliar na introdução do tema:

Breve História do Diabolo. 

Este jogo de malabar foi inventado na China durante a dinastía Têm (206 a. C.-220), ainda que afirma-se que já existia na dinastía Chang (1766-1112 a. C.), o que suporia quase 4.000 anos de história. Batizado como Kouen-gene, que significa "fazer assobiar o tronco oco de bambú", o diábolo chegou na Europa pelas mãos dos misionários jesuítas no  fim do século XVII. Diabolos evoluíram do ioiô chinês. Os Ioiôs chineses têm um eixo magro e longo, com as laterais em forma de disco, enquanto o diabolo ocidental é mais coniforme.

Tanto foi seu sucesso na Inglaterra e França que, a partir de 1810, se criaram clubes e competições entre a alta sociedade. Em 1906, o francês Gustave Philippart desenhou um diábolo de metal e caucho. O "brinquedo" foi trazido a Europa pelos franceses e pelos expedicionarios. Na Inglaterra deram-lhe o nome de "DIABALLO " (o qual se converteu em Diabolo como o sabemos) que vem do Grego antigo: tiro do "diámetro" e "ballo" - que significa “lançar através”.

Sua prática diminuiu após a Primeira Guerra Mundial, mas a partir dos anos 80 começou uma "etapa dourada" com o aparecimento de novos materiais e coloridos desenhos que o voltaram a fazer popular. A partir dessa epoca, começaram a surgir novos materiais que permitian truques novos e inclusive diabolos de fogo.

Texto adaptado. Fonte do texto: http://pt.wikilingue.com/es/Di%C3%A1bolo (Acessado em 06/09/2010).  

Para enriquecer a proposta, o(a) professor(a) poderá exibir imagens do Ioiô Chinês e do diabolo, como nas figuras abaixo:

Ioiô Chinês

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_ia4h1rKanAQ/SoK9n6qyPvI/AAAAAAAAAWg/1RcZUETJioM/s1600-h/antique+Chinese+yoyo.jpg (Acessado em 06/09/2010).

 Diabolo

Fonte: http://www.thegoodstore.com.au/popup.asp?/Uploads/Images/diabolo-green.jpg (Acessado em 06/09/2010).  

Atividade 2: Construindo o Diabolo com material alternativo. 

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: 2 funis (tamanho médio), 2 pedaços de madeira (cabo de vassoura mais fino), barbante e fita tipo crepe. Professor(a), na aula anterior a esta combine com a turma que cada aluno(a) deverá trazer 2 funis (tamanho médio) e 2 pedaços de madeira (cabo de vassoura mais fino). Caso necessário, envie um bilhete aos pais explicitando a temática da aula e justificando o pedido do material. Descrição: Com os materiais em mãos, cada aluno(a) irá confeccionar o seu diabolo. Para facilitar a explicação do processo faça uma roda e exponha cada etapa:   

  1. Pegar os funis e cortar um pedaço de cada “bico”.
  2. Pegar o outro funil e encaixar seu bico dentro do outro funil.
  3. Pegar a fita tipo crepe e reforçar o encaixe de um bico com outro.
  4. Pegar o barbante e amarrar suas pontas em cada um dos dois pedaços de madeira.

 Arquivo Pessoal

Atividade 3: Experimentando e inventando manobras 

Duração: aproximadamente 30 minutos.

Recursos: Diabolo Confeccionado

Descrição: Professor(a), nesta atividade cada aluno(a) experimentará o brinquedo, realizando manobras e buscando equilibrar o diabolo no fio de barbante. O atividade consiste em fazer girar esse objeto sobre si mesmo impulsionando-o com a corda amarrada a dois bastões de madeira. O lado do movimento depende da mão dominante, direita ou esquerda. O ato mais básico de manipulação do diabolo é fazer o carretel girar suspenso no fio. Isto geralmente é conseguido arrastando o fio pelo eixo de tal modo que a fricção no eixo faz o carretel rolar. Batendo uma das baquetas repetidamente (direita para os destros e vice e versa), a velocidade pode ser aumentada. Este método é conhecido como pulling.   

Os vídeos abaixo podem auxiliar os alunos na visualização de alguns os movimentos e manobras.   

http://www.youtube.com/watch?v=9gR4zNLumq0 (Acessado em 06/09/2010).    

http://www.youtube.com/watch?v=qimVgAilBKM&feature=related (Acessado em 06/09/2010).      

Atividade 4: Trocando os diabolos 

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: Diabolo

Descrição: Professor(a), para esta atividade peça aos alunos que se organizem em duplas. Cada dupla trocará o diabolo entre si. Após experimentarem os movimentos alunos poderão inventar novos movimentos em trios e grupos maiores. Abaixo segue a descrição de algumas manobras fundamentais. Compartilhe com os(as) alunos(as) estas informações no decorrer das atividades.

Manobras Fundamentais

• Toss - o primeiro truque que todo mundo aprende é jogar o diabolo para cima e pegar.

• Trapeze (A.K.A Stopover) – o diabolo é balançado em volta das baquetas e travado na cordinha.

• Backside – pegando o diabolo usando o “fundo” da cordinha.

• Suicide (soltar baqueta) – soltar a baqueta temporariamente e pegar novamente.

• Grind – deslizar o diabolo sobre as baquetas.

• Sun – o diabolo e lançado fazendo um grande circulo.

• Cradle (berço) – a cordinha e enrolada fazendo um desenho e o próprio diabolo e lançado para fora ou no desenho.

• Orbit (órbita) – o diabolo é lançado e pego repetidamente fazendo uma volta.

• Over Orbits (também conhecido como Satellites) – orbits avançados que passam por algumas partes do corpo. Braços e pernas são considerados as mais fáceis.

• Knot (no) – a cordinha e enrolada dando a ilusão que o diabolo esta preso. Pode ser usado também na saída de alguma manobra.

• Elevator (elevador) – o diabolo “escala” a cordinha, isso e feito enrolando a cordinha no eixo e apertando.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 a construção do diabolo poderá ser auxiliada pelos colegas. Priorize atividades em duplas, trios e grupos. Nas atividades 2 e 3 os(as) alunos(as) podem realizar a construção de manobras com as mãos dadas, como se formação um único brincante.

Quanto ao Material: Caso fique inviável a aquisição dos funis, o professor poderá pedir garrafas tipo PET, porém isso demandará mais tempo para a confecção do diabolo. O(a) professor(a) poderá convidar alguém que tenha experiência com o diabolo e que possa apresentar algumas manobras para os alunos. Visitas em espaços de circo e onde o diabolo é praticado também são interessantes.

Recursos Complementares

O site abaixo apresenta curiosidades e informações referentes ao Diabolo.

http://www.diabolocapeta.com/ (Acessado em 06/07/2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como se envolveram durante a exibição dos vídeos? Como destacam os movimentos do corpo e das manobras com o diabolo? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão envolvidos na construção do brinquedo? Estão (re)criando os movimentos, as manobras? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi confeccionar o diabolo? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega durante os movimentos e as manobras com o diabolo? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CLEIDE SE ABREU, ESCOLA DAS ÁGUAS , Mato Grosso do Sul - disse:
    CLEIDEMARCAL@BOL.COM.BR

    08/01/2013

    Cinco estrelas

    Como pedagoga achei ótima na didática, as estratégias estão bem claras, para imcluir na Oficin do Mais Educação. Como mãe adorei, para ensinar na pesquisa do meu filho. Parabéns!


  • stephanye, Austrália - disse:
    stephanye.oliva@hotmail.com

    27/10/2010

    Cinco estrelas

    eu adorei eu fiz na escola eu to na 4 serie e eu vemsi


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.