28/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o Diabolo.
Recursos: Vídeos e Projetor de Vídeo (Sala de Vídeo)
Duração: Aproximadamente de 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos sugeridos logo abaixo, contextualizando a temática e a proposta da aula com os alunos.
Vídeos Diabolo: http://www.youtube.com/watch?v=HrH-PfQP1PQ (Acessado em 06/09/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=NJ8Kt9Rhpo8 (Acessado em 06/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=h22o6cDMH3g&feature=related (Acessado em 06/09/2010).
Professor no momento em que os vídeos forem sendo exibidos, destaque para os(as) alunos(as) a história do diabolo, destacando suas relações com os brinquedos antigos chineses e as práticas circenses. Nesse sentido, o texto abaixo poderá auxiliar na introdução do tema:
Breve História do Diabolo.
Este jogo de malabar foi inventado na China durante a dinastía Têm (206 a. C.-220), ainda que afirma-se que já existia na dinastía Chang (1766-1112 a. C.), o que suporia quase 4.000 anos de história. Batizado como Kouen-gene, que significa "fazer assobiar o tronco oco de bambú", o diábolo chegou na Europa pelas mãos dos misionários jesuítas no fim do século XVII. Diabolos evoluíram do ioiô chinês. Os Ioiôs chineses têm um eixo magro e longo, com as laterais em forma de disco, enquanto o diabolo ocidental é mais coniforme.
Tanto foi seu sucesso na Inglaterra e França que, a partir de 1810, se criaram clubes e competições entre a alta sociedade. Em 1906, o francês Gustave Philippart desenhou um diábolo de metal e caucho. O "brinquedo" foi trazido a Europa pelos franceses e pelos expedicionarios. Na Inglaterra deram-lhe o nome de "DIABALLO " (o qual se converteu em Diabolo como o sabemos) que vem do Grego antigo: tiro do "diámetro" e "ballo" - que significa “lançar através”.
Sua prática diminuiu após a Primeira Guerra Mundial, mas a partir dos anos 80 começou uma "etapa dourada" com o aparecimento de novos materiais e coloridos desenhos que o voltaram a fazer popular. A partir dessa epoca, começaram a surgir novos materiais que permitian truques novos e inclusive diabolos de fogo.
Texto adaptado. Fonte do texto: http://pt.wikilingue.com/es/Di%C3%A1bolo (Acessado em 06/09/2010).
Para enriquecer a proposta, o(a) professor(a) poderá exibir imagens do Ioiô Chinês e do diabolo, como nas figuras abaixo:
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_ia4h1rKanAQ/SoK9n6qyPvI/AAAAAAAAAWg/1RcZUETJioM/s1600-h/antique+Chinese+yoyo.jpg (Acessado em 06/09/2010).
Fonte: http://www.thegoodstore.com.au/popup.asp?/Uploads/Images/diabolo-green.jpg (Acessado em 06/09/2010).
Atividade 2: Construindo o Diabolo com material alternativo.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: 2 funis (tamanho médio), 2 pedaços de madeira (cabo de vassoura mais fino), barbante e fita tipo crepe. Professor(a), na aula anterior a esta combine com a turma que cada aluno(a) deverá trazer 2 funis (tamanho médio) e 2 pedaços de madeira (cabo de vassoura mais fino). Caso necessário, envie um bilhete aos pais explicitando a temática da aula e justificando o pedido do material. Descrição: Com os materiais em mãos, cada aluno(a) irá confeccionar o seu diabolo. Para facilitar a explicação do processo faça uma roda e exponha cada etapa:
Atividade 3: Experimentando e inventando manobras
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Recursos: Diabolo Confeccionado
Descrição: Professor(a), nesta atividade cada aluno(a) experimentará o brinquedo, realizando manobras e buscando equilibrar o diabolo no fio de barbante. O atividade consiste em fazer girar esse objeto sobre si mesmo impulsionando-o com a corda amarrada a dois bastões de madeira. O lado do movimento depende da mão dominante, direita ou esquerda. O ato mais básico de manipulação do diabolo é fazer o carretel girar suspenso no fio. Isto geralmente é conseguido arrastando o fio pelo eixo de tal modo que a fricção no eixo faz o carretel rolar. Batendo uma das baquetas repetidamente (direita para os destros e vice e versa), a velocidade pode ser aumentada. Este método é conhecido como pulling.
Os vídeos abaixo podem auxiliar os alunos na visualização de alguns os movimentos e manobras.
http://www.youtube.com/watch?v=9gR4zNLumq0 (Acessado em 06/09/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=qimVgAilBKM&feature=related (Acessado em 06/09/2010).
Atividade 4: Trocando os diabolos
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Diabolo
Descrição: Professor(a), para esta atividade peça aos alunos que se organizem em duplas. Cada dupla trocará o diabolo entre si. Após experimentarem os movimentos alunos poderão inventar novos movimentos em trios e grupos maiores. Abaixo segue a descrição de algumas manobras fundamentais. Compartilhe com os(as) alunos(as) estas informações no decorrer das atividades.
Manobras Fundamentais
• Toss - o primeiro truque que todo mundo aprende é jogar o diabolo para cima e pegar.
• Trapeze (A.K.A Stopover) – o diabolo é balançado em volta das baquetas e travado na cordinha.
• Backside – pegando o diabolo usando o “fundo” da cordinha.
• Suicide (soltar baqueta) – soltar a baqueta temporariamente e pegar novamente.
• Grind – deslizar o diabolo sobre as baquetas.
• Sun – o diabolo e lançado fazendo um grande circulo.
• Cradle (berço) – a cordinha e enrolada fazendo um desenho e o próprio diabolo e lançado para fora ou no desenho.
• Orbit (órbita) – o diabolo é lançado e pego repetidamente fazendo uma volta.
• Over Orbits (também conhecido como Satellites) – orbits avançados que passam por algumas partes do corpo. Braços e pernas são considerados as mais fáceis.
• Knot (no) – a cordinha e enrolada dando a ilusão que o diabolo esta preso. Pode ser usado também na saída de alguma manobra.
• Elevator (elevador) – o diabolo “escala” a cordinha, isso e feito enrolando a cordinha no eixo e apertando.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 a construção do diabolo poderá ser auxiliada pelos colegas. Priorize atividades em duplas, trios e grupos. Nas atividades 2 e 3 os(as) alunos(as) podem realizar a construção de manobras com as mãos dadas, como se formação um único brincante.
Quanto ao Material: Caso fique inviável a aquisição dos funis, o professor poderá pedir garrafas tipo PET, porém isso demandará mais tempo para a confecção do diabolo. O(a) professor(a) poderá convidar alguém que tenha experiência com o diabolo e que possa apresentar algumas manobras para os alunos. Visitas em espaços de circo e onde o diabolo é praticado também são interessantes.
O site abaixo apresenta curiosidades e informações referentes ao Diabolo.
http://www.diabolocapeta.com/ (Acessado em 06/07/2010)
Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como se envolveram durante a exibição dos vídeos? Como destacam os movimentos do corpo e das manobras com o diabolo? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão envolvidos na construção do brinquedo? Estão (re)criando os movimentos, as manobras? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi confeccionar o diabolo? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega durante os movimentos e as manobras com o diabolo? Peça sugestões para a aula posterior.
Cinco estrelas 2 classificações
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08/01/2013
Cinco estrelasComo pedagoga achei ótima na didática, as estratégias estão bem claras, para imcluir na Oficin do Mais Educação. Como mãe adorei, para ensinar na pesquisa do meu filho. Parabéns!
27/10/2010
Cinco estrelaseu adorei eu fiz na escola eu to na 4 serie e eu vemsi