03/12/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
-Estabelecer uma relação lúdica com a língua portuguesa
- Participar de vários jogos orais de palavras com regras bem definidas, que levem a exploração da sonoridade de palavras, a rima, a proibição do uso de certas palavras etc
-Tomar contato com o poeta José Paulo Paes
- Fazer um paralelo entre falar/escrever e jogar.
- Fazer um paralelo entre falar/escrever e jogar.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeira Atividade
O professor pode iniciar a aula perguntando a seus alunos o que é mais fácil, aprender a ler ou a escrever .Dar um tempo para que os seus alunos levantem hipóteses e a seguir perguntar o que será que uma criança que está aprendendo a falar, imagina quando dizem que:
-está chovendo canivete!
-o pai está andando em ovos no trabalho.
-sua tia entrou pelo cano!
-a casa está virada de cabeça para baixo!
-seu avô está verde de fome ...
E tantas outras que os seus alunos consigam lembrar.
http://ambgusmao.blogspot.com/2009/04/ditos-populares-em-fotos.html
Neste ponto da aula, o professor solicita a seus alunos que desenhem algumas expressões de linguagem para enfeitar o mural .Alguns exemplos : enfiar o pé na jaca, chutar o balde, pagar o pato, trocar as mãos pelos pés,estar com dor de cotovelo etc.
Segunda Atividade
O professor pede que os alunos observem o mural feito por eles e que discutam sobre a dificuldade que é aprender a falar!A seguir, o professor pergunta se atualmente eles têm de pensar muito para falar, escolher a palavra adequada e se estão sempre prestando muita atenção ao que os outros falam, como as crianças bem pequenas.O professor então conclui que falar é como jogar, possui regras e exige atenção. Deixa que eles comentem sobre esta definição e a seguir propõe realizar alguns jogos de linguagem com eles.
Primeiro Jogo : A VIAGEM
Objetivo : Treinar/verificar a atenção do ouvinte.
Organiza-se um círculo com cadeiras. Os membros participantes ocupam os assentos e o animador permanece, de pé no meio do círculo.
O animador explica que irá contar uma viagem de ônibus, e toda vez que disser" ônibus” todos deverão levantar-se, e rodopiar diante de sua própria cadeira, sentando-se imediatamente. E toda vez que, no decorrer da história da viagem, disser “desastres” , todos devem levantar-se e mudar de assento
Ao dizer “desastre” o animador procura ocupar uma das cadeiras, e a pessoa que não conseguir assento deverá prosseguir a narração da viagem.
O jogo prossegue enquanto houver interesse.
Segundo Jogo: MINHA SALA
Objetivo : Treinar/verificar a atenção do ouvinte .
Todos sentados em círculo.
Um aluno começa: ’Eu levo na minha viagem uma mala “.O seguinte diz “Eu levo na minha viagem uma mala, um paletó”Um terceiro diz “Eu levo na minha viagem uma mala, um paletó e um guarda-chuva”.
E a brincadeira continua, repetindo o seguinte o que já foi dito pelos anteriores, e acrescentando mais um objeto.Quem esquecer a ordem dos objetos torna-se “dorminhoco”. A brincadeira continua enquanto persistir motivação. A mesma brincadeira pode realizar-se nomeando nomes de pássaros, animais etc.
Terceiro Jogo : RESPOSTA SOCRÁTICA
Objetivo : Perceber a dificuldade de encontrar palavras dentro de um universo limitado.
O animador aborda uma pessoa do grupo e pede-lhe que responda as perguntas com palavras que comecem com qualquer letra a ser indicada pelo animador.
Exemplo: Respostas com a letra R:
Seu nome? Ricardo / Profissão: Radialista. / Donde vêm? Rio de Janeiro. / Para onde vai? Ribeirão Preto.
Regra: Qualquer hesitação na resposta (que deve ser espontânea) ou resposta errada exclui o indivíduo do grupo.
Quarto Jogo: JOGO DO SIM OU NÂO
Objetivo : Procurar palavras apropriadas dentro de um universo limitado.
O professor diz que está pensando um número de 1 a 10 e que os alunos deverão descobrir qual é através de perguntas . O professor só poderá responder sim ou não às perguntas e não vale chute!
Exemplos de perguntas:
É par ou ímpar? / É maior que 5? / É menor que 3?
Depois dos jogos, a profesora pergunta aos alunos se eles também podem brincar com a poesia, como diz José Paulo Paes na Poesia Convite:
http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo1.html
Terceira Atividade-Brincando de Poesia-Trabalho de Duplas
O professor separa os alunos em 15 duplas, e entrega para cada uma delas um título, que será sorteado.
Lista dos Títulos:
1-Palavras Sólidas / 2-Palavras Líquidas /3-Palavras Quentes / 4-Palavras Ferinas / 5-Palavras Amáveis / 6-Palavras Doidas / 7-Palavras Miseráveis / 8-Palavras Esnobes / 9-Palavras Religiosas / 10-Palavras Coletivas / 11-Palavras Pessoais / 12-Palavras Baratas e Caras / 13-Palavras Mortas ou Esquecidas / 14-Palavras feitas para luta e ação / 15-Palavras Velhas e Novas
O professor distribui as folhas, revistas e jornais velhos e solicita que as duplas preencham as folhas, escrevendo ou colando palavras referentes ao título.Ao final da atividade, o professor apresenta o poema de Elias José.
Poesia :OUTRAS CARAS DAS PALAVRAS-2
"Aí as apalavras sólidas:
emprego,verdade,razão
certeza, realidade, amizade...
Aí as palavras líquidas:
água, fingimento, político,
lembranças, momento, mentira...
Aí as palavras frias:
viuvez, desprezo, rancor,
jamais, medo, esquecimento...
Aí as palavras quentes:
carnaval, paixão, torcida,
esperança, guerra, criança...
Aí .as palavras ferinas:
ódio, indireto, cinismo,
gato, unha, vampiro...
Aí as palavras amáveis:
bom-dia, mãos, olhar,
conselho, oração, afago...
Aí as palavras doidas:
etecétera, inflação, umbigo,
fírua, pedrada, grilado...
Aí as palavras miseráveis:
esmola, fome, violência,
mentira, inveja, delação...
Aí as palavras esnobes:
soçaite, arminho, marajá,
iate, rainha, acadêmico...
Aí as palavras religiosas:
céu, mito, procissão.
mãe, Bíblia, amor...
Aí as palavras pessoais:
segredo, diário, medo,
cueca, gaveta, agenda...
Há palavras baratas e caras,
com tantas e tantas caras.
Há palavras mortas ou esquecidas,
e outras plenas de vida.
Há palavras feitas para luta e ação,
e outras para descansar.
Há palavras velhas e novas,
e outras esperando o parto.
Palavras, palavras, palavras demais,
sempre com um sentido aparente
e mil simbólicos por trás."
O Jogo das Palavras Mágicas/Elias José-Sâo PAulo: Paulinas, 1996.-Coleção cavalo marinho, Série con-verso
O professor deixa as crianças comentarem livremente o poema, se é verdade que as palavras podem ser classificadas de uma ou mais maneiras e se havia certo ou errado no jogo da poesia.
:
1-A poesia é uma pulga : http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=637
2-Letra Mágica : http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/poemas-de-jose-paulo-paes.html
3-Brincadeiras com Palavras: http://www.jangadabrasil.com.br/julho23/ca23070c.htm
4-Caça-palavras : http://www.usinadejogos.com.br/cacapalavra.html
5-Brincadeiras com rima : http://junior.te.pt/literatura_junior/download/Guia_rimar.pdf
6-Poema Visual : http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=214013
-
A avaliação será realizada durante todo o processo : desde a confecção do mural até a leitura do último poema da aula.Será levado em consideração se o aluno conseguiu realizar e apresentar as suas tarefas a tempo, se seguiu a regra dos jogos e foi solidário com os colegas.
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