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Oficina da Palavra : Jogos com Palavras

 

03/12/2010

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

   -Estabelecer uma relação lúdica com a língua portuguesa

   - Participar de vários jogos orais de palavras com regras bem definidas, que levem a exploração da sonoridade de palavras, a rima, a proibição do uso de certas palavras etc

    -Tomar contato com o poeta José Paulo Paes  

      -  Fazer um paralelo entre falar/escrever e jogar.  

    - Fazer um paralelo entre falar/escrever e jogar.   

     

Duração das atividades
Aproximadamente uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

O professor pode iniciar a aula perguntando a seus alunos o que é mais fácil, aprender a ler ou a escrever .Dar um tempo para que os seus alunos levantem hipóteses e a seguir perguntar o que será que uma criança que está aprendendo a falar, imagina quando dizem que:

-está chovendo canivete!

-o pai está andando em ovos no trabalho.

-sua tia entrou pelo cano!

-a casa está virada de cabeça para baixo!

-seu avô está verde de fome ...

 E tantas outras que os seus alunos consigam lembrar.  

    

http://ambgusmao.blogspot.com/2009/04/ditos-populares-em-fotos.html

Neste ponto da aula, o professor solicita a seus alunos que  desenhem algumas expressões de linguagem para enfeitar o mural .Alguns exemplos : enfiar o pé na jaca, chutar o balde, pagar o pato, trocar as mãos pelos pés,estar com dor de cotovelo etc.

Segunda Atividade

O professor pede que os alunos observem o mural feito por eles e que discutam sobre a dificuldade que é aprender a falar!A seguir, o professor pergunta se atualmente eles têm de pensar muito para falar, escolher a palavra adequada e se estão sempre prestando muita atenção ao que os outros falam, como as crianças bem pequenas.O professor então conclui que falar é como jogar, possui regras e exige atenção. Deixa que eles comentem sobre esta definição e a seguir propõe realizar alguns jogos de linguagem com eles.

Primeiro Jogo :    A  VIAGEM   

 Objetivo : Treinar/verificar a atenção do ouvinte.                                        

 Organiza-se um círculo com cadeiras. Os membros participantes ocupam os assentos e o animador permanece, de pé no meio do círculo.

O animador explica que irá contar uma viagem de ônibus, e toda vez que disser" ônibus” todos deverão levantar-se, e rodopiar diante de sua própria cadeira, sentando-se imediatamente. E toda vez que, no decorrer da história da viagem, disser “desastres” , todos devem levantar-se e mudar de assento

Ao dizer “desastre” o animador procura ocupar uma das cadeiras, e a pessoa que não conseguir assento deverá prosseguir a narração da viagem.

O jogo prossegue enquanto houver interesse.

 Segundo Jogo:  MINHA SALA

Objetivo : Treinar/verificar a atenção do ouvinte .

Todos sentados em círculo.

Um aluno começa: ’Eu levo na minha viagem uma mala “.O seguinte diz “Eu levo na minha viagem uma mala, um paletó”Um terceiro diz “Eu levo na minha viagem uma mala, um paletó e um guarda-chuva”.

 E a brincadeira continua, repetindo o seguinte o que já foi dito pelos anteriores, e acrescentando mais um objeto.Quem esquecer a ordem dos objetos torna-se “dorminhoco”. A brincadeira continua enquanto persistir motivação.  A mesma brincadeira pode realizar-se nomeando nomes de pássaros, animais etc.

Terceiro Jogo :  RESPOSTA SOCRÁTICA

Objetivo : Perceber a dificuldade de encontrar palavras dentro de um universo limitado.

 O animador aborda uma pessoa do grupo e pede-lhe que responda as perguntas com palavras que comecem com qualquer letra a ser indicada pelo animador.

Exemplo:  Respostas com a letra R:

Seu nome? Ricardo / Profissão: Radialista. / Donde vêm? Rio de Janeiro. / Para onde vai? Ribeirão Preto.

Regra: Qualquer hesitação na resposta (que deve ser espontânea) ou resposta errada exclui o indivíduo do grupo.

Quarto Jogo: JOGO DO SIM OU NÂO

Objetivo : Procurar palavras apropriadas dentro de um universo limitado.

O professor diz que está pensando um número de 1 a 10 e que os alunos deverão descobrir qual é através de perguntas . O professor só poderá responder sim ou não às perguntas e não vale chute!

Exemplos de perguntas:

É  par ou ímpar? / É maior que 5? / É menor que 3?

Depois dos jogos, a profesora pergunta aos alunos se eles também podem brincar com a poesia, como diz José Paulo Paes na Poesia Convite:

http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo1.html 

Terceira  Atividade-Brincando de Poesia-Trabalho de Duplas

O professor separa os alunos em 15 duplas, e entrega para cada uma delas um título, que será sorteado.

Lista dos Títulos:

1-Palavras Sólidas / 2-Palavras Líquidas /3-Palavras Quentes / 4-Palavras Ferinas / 5-Palavras Amáveis / 6-Palavras Doidas /       7-Palavras Miseráveis  /   8-Palavras Esnobes / 9-Palavras Religiosas  / 10-Palavras Coletivas /  11-Palavras Pessoais /  12-Palavras Baratas e Caras /  13-Palavras Mortas ou Esquecidas /  14-Palavras feitas para luta e ação  / 15-Palavras Velhas e Novas

O professor distribui as folhas, revistas e jornais velhos e solicita que as duplas preencham as folhas, escrevendo ou colando palavras referentes ao título.Ao final da atividade, o professor apresenta o poema de Elias José.

Poesia :OUTRAS  CARAS  DAS  PALAVRAS-2 

"Aí as apalavras sólidas:

emprego,verdade,razão

certeza, realidade, amizade...

Aí as palavras líquidas:

água, fingimento, político,

lembranças, momento, mentira...

Aí as palavras frias:

viuvez, desprezo, rancor,

jamais, medo, esquecimento...

Aí as palavras quentes:

carnaval, paixão, torcida,

esperança, guerra, criança...

Aí .as palavras ferinas:

ódio, indireto, cinismo,

gato, unha, vampiro...

Aí as palavras amáveis:

bom-dia, mãos, olhar,

conselho, oração, afago...

Aí as palavras doidas:

etecétera, inflação, umbigo,

fírua, pedrada, grilado...

Aí as palavras miseráveis:

esmola, fome, violência,

mentira, inveja, delação...

Aí as palavras esnobes:

soçaite, arminho, marajá,

iate, rainha, acadêmico...

Aí as palavras religiosas:

céu, mito, procissão.

mãe, Bíblia, amor...

Aí as palavras pessoais:

segredo, diário, medo,

cueca, gaveta, agenda...

Há palavras baratas e caras,

com tantas e tantas caras.

Há palavras mortas ou esquecidas,

e outras plenas de vida.

Há palavras feitas para luta e ação,

e outras para descansar.

Há palavras velhas e novas,

e outras esperando o parto.

Palavras, palavras, palavras demais,

sempre com um sentido aparente

e mil simbólicos por trás."

O Jogo das Palavras Mágicas/Elias José-Sâo PAulo: Paulinas, 1996.-Coleção cavalo marinho, Série con-verso

O professor deixa as crianças comentarem livremente o poema, se é verdade que as palavras podem ser classificadas de uma ou mais maneiras e se havia certo ou errado no jogo da poesia.

 :

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo : desde a confecção do mural até a leitura do último poema da aula.Será levado em consideração se o aluno conseguiu realizar e apresentar as suas tarefas a tempo, se seguiu a regra dos jogos e foi solidário com os colegas.

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