Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Representação das imagens do planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil.

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o que são as imagens dos planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil;
Identificar e representar as imagens dos planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil nos planos de projeção;  
Resolver questões com as imagens dos planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil nos planos de projeção;

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção e representação em maquetes do que sejam planos de projeção.

Estratégias e recursos da aula

Professor, traga para a sala de aula sabonetes com suas embalagens e sugere-se utilizar as faces dessas embalagens para representar planos de projeção.Este conteúdo poderá ser bem explorado com as embalagens e ajudar na percepção visual e espacial dos seguintes planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil.

A sugestão inicial para a aula seria:

1. Dividir a turma em cinco grupos, e distribuir um kit, contendo: Um sabonete dentro de sua embalagem, duas placas de isopor pequenas e folhas de papel;

2. Precisaremos de tubo de cola de isopor e tesouras sem pontas;

3. Passo a passo da tarefa em folha de papel.

Professor, sugere-se o passo a passo:

1) Cole as duas placas de isopor com a cola de isopor, posicionando as placas sob um ângulo de 90º.

2) As embalagens dos sabonetes servirão para representar um plano de projeção.As faces das embalagens, deverão ser fixadas conforme a identificação ou a posição, sendo fixadas com pequenos pedaços de durex.

A imagem abaixo sugere-se a seqüência das tarefas:       

Oriente cada grupo que a união das placas de isopor representa os planos: vertical e horizontal e solicite que marquem os planos.   

Distribua as embalagens de sabonetes pelos cinco grupos e junto com os alunos, oriente-os a observarem as faces das embalagens.    

 

Link das imagens:

http://www.naturalnarede.com.br/produto/2594/Sabonete+Eucalipto+110g+Ubon/cat/142

http://www.expobrazil.com/en/produto.php?prodId=2201

http://www.expobrazil.com/sp/produto.php?busca_txt=&page=&insProd=2472&catId=97&catDesc=Jab%F3n%20&catUp=95&proxId=

http://www.werbran.com.br/sub.asp?categoria=&subcategoria=62&pagina=4&busca= http://www.naturalnarede.com.br/produto/678/Sabonete+de+Mel+c_+Propolis+100g+Arte+Nativa/cat/142

 

A maior face da embalagem deverá ser recortada e ser fixada nas placas de isopor, conforme orientação e identificação de um plano.

Exemplo: O Plano Horizontal apresenta uma posição paralela em relação ao plano horizontal de projeção, então poderá ser representado conforme a imagem abaixo.

Os demais planos deverão ser orientados da mesma forma, e cada grupo confeccionar seus planos de projeção.      

 

Após a confecção de cada grupo de um plano, peça aos alunos para representarem as imagens do plano.   

Oriente-os que as imagens de cada plano, são formadas com a interseção do plano em um dos planos de projeção – vertical e ou horizontal de projeção.

Exemplo:   

Cada grupo deverá apresentar as imagens do seu plano em folha de papel.

 

Atividade 1:   

 

 

Link das imagens:

http://www.quecompra.com.br/images/caixa%20rosa%20%20copy.jpg

http://i.s8.com.br/images/domutilities/cover/img0/1925950.jpg

http://imagens.extra.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=1008721

Utilize caixas de sapatos para esta atividade, onde cada grupo deverá representar todos os planos: Horizontal, Frontal, Vertical, Topo e Perfil, apenas posicionando a tampa da caixa de sapato sobre os planos horizontal e ou vertical de projeção. Solicite as imagens das interseções dos planos também.  

Exemplo:

Professor, esta atividade vai permitir que todos os grupos reconheçam e representem as imagens de todos os planos.      

 

Atividade 2:

Apresente uma caixa térmica de isopor na sala de aula. Solicite a participação da turma, reconhecendo os planos apresentados e reconhecidos nas faces da caixa.

Exemplo:

Link da imagem: http://www.plenaembalagens.com/media/catalog/product/cache/1/small_image/170x170/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/f/i/file_72.jpg

Atividade 3:

Sugere-se apresentar para a turma, imagens de trabalhos executados por um profissional, com maquetes de móveis.

"Roberio Catelani - Maquetes & Modelos APOLO - MÓVEIS MODULADOS (laminado madeira e laqueado branco)   

Modelos em madeira e laca branca de móveis modulados. Esc.: 1/25. Material: compensado de lâminas de ipê, acrílico, mdf, poliestireno.Foram confeccionadas quatro jogos em madeira e quatro jogos laqueados na cor branca.Destinada a demonstração das possibilidades de arranjo da linha de móveis existentes nas lojas da marca.Confecção dos modelos: Roberio Catelani, Ana Huertas e Tatiana Barreto. Ano 2007

Link das imagens:

http://catelani.blogspot.com/

Name: Roberio Catelani
Location: Niteroi, Rio de Janeiro, Brazil

Formado no ano 2000 em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura do Rio de Janeiro (FAU – UFRJ), começou seus trabalhos em 1996, confeccionando maquetes ainda como estudante para amigos de faculdade. Ainda em 1996 participa em parceria com Murillo Oliveira do concurso “Esculturas de Sutiãs – Dulorem” obtendo respectivamente os 2° e 4° lugares. No ano de 2001 participa da Bolsa de Estudos Mario Olla (Florença – Itália) na área de Marcenaria e Restauro de Madeira. Atualmente faz parte do quadro de professores do Departamento de Análise e Representação da Forma da FAU-UFRJ e da Pontificia Universidade Católica, onde leciona a disciplina de Maquetes. Atua também como consultor para os trabalhos de confecção de modelos no projeto de pesquisa “Casas Brasileiras do Século XX”, coordenado pela professora Beatriz Oliveira."


Sugere-se propor a turma um trabalho de maquetes, onde os alunos poderão criar uma maquete de um cômodo de sua casa.

Exemplo:

Seu quarto, sendo que o aluno deverá apresentar maquetes de móveis, em tamanho reduzido, e reconhecer planos de projeção, em pelo menos um móvel de suas faces.

Apresente alguns materiais para confecção das maquetes como: sucatas, placas finas de isopor pintadas com guache, lâminas de madeira fina.para confecção de suas “maquetinhas”.Oriente-os que os móveis que aparecem nas imagens, são simples com superfícies lisas.

Os alunos poderão iniciar o planejamento das maquetes por etapas:

1) Elaborar um croqui inicial da planta baixa, ou seja, das medidas e disposições de móveis do seu quarto.

2) Tirar as medidas reais e dos móveis contidos no quarto.

3) Elaborar a confecção e montagem dos móveis.

Professor, sugere-se que em cada aula as dúvidas dos alunos que por ventura surjam, sejam solucionadas e mediante o processo de execução dos trabalhos, proponha uma data para a entrega e apresentação dos trabalhos.

Oriente-os para criarem algo simples e prático observando como material de pesquisa as maquetes da matéria sobre Roberio Castelani.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam reconhecer o que são as imagens dos planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil?

Os alunos souberam identificar e representar as imagens dos planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil nos planos de projeção?  

Os alunos souberam resolver questões com as imagens dos planos: Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil nos planos de projeção?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.