06/12/2010
Rita Maria Cardoso Meirelles, Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Victor Cesar Paixão Santos, Edite Resende Vieira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Manipular gráficos utilizando o Software Nippe Descartes para:
Analisar as situações nas quais duas grandezas variam numa relação funcional;
Apreender o conceito de variável;
Explorar os conceitos de domínio e imagem;
Analisar os coeficientes de funções polinomiais;
Trabalhar a diferença entre funções crescentes e decrescentes;
Identificar a raiz;
Estudar o sinal da função;
Plano cartesiano
Função Linear
Professor, para realizar essa aula, encaminhe primeiramente os alunos ao laboratório de Informática, e peça que eles se acomodem em, no máximo, três alunos por computador.
Como uma estratégia para despertar o interesse da turma sobre os conceitos e aplicações de função afim no cotidiano, acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=S5wylGWDuMY e exiba, utilizando o Data Show, o vídeo com a reportagem: Tarifas de celular, exibida em 05/07/2010.
Figura 1: Reportagem – Tarifas de celular
Fonte: http://i4.ytimg.com/vi/S5wylGWDuMY/default.jpg
Após a exibição do vídeo, pergunte para a turma se alguém fica atento às tarifas ou apenas às funcionalidades do celular conforme a reportagem.
De forma a dinamizar o seu trabalho e evitar o tempo de aula perdido com registros a serem feitos pelos alunos em seus cadernos, acesse previamente o link http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/FAfimAluno.pdf. Tire cópias do arquivo e distribua um exemplar para cada aluno.
Este arquivo contém todo o material necessário ao desenvolvimento da aula. Apresente aos alunos, utilizando o Data Show, as reportagens que apresentam os problemas vividos pelos cidadãos brasileiros ao utilizarem a telefonia celular ou ainda ao terem que escolher uma operadora em função das tarifas cobradas.
Figura 2: Imagem da autora
Promova uma discussão analisando o vídeo e as reportagens com a turma. Nosso objetivo é que eles problematizem a situação e elaborem a questão: “Como escolher um plano em função das tarifas cobradas?”
Professor, informe que esta resposta será dada ao longo das atividades.
A turma continuará dividida em no máximo três alunos e cada trio ocupará uma máquina do laboratório. O encaminhamento das questões será feito através das projeções no data show. Nas atividades 2 e 3 é muito importante para a aquisição do conhecimento que ocorra o momento de investigação de cada atividade.
Nesta aula você poderá utilizar outra ferramenta para facilitar o entendimento da sua turma, trata-se do software Nippe Descartes, cujas atividades propostas promovem a interação com o objeto de estudo.
Nota: As informações sobre este software estão nos Recursos Complementares.
Utilize esta atividade para construir com os alunos a definição de função afim, a influência dos coeficientes a e b no gráfico correspondente.
Peça que eles acessem o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/FAfim1.html e iniciem a atividade.
Figura 3: Conceito de função afim - Imagem da autora
Nesta atividade:
Permita que eles manipulem, façam descobertas e respondam aos questionamentos por um tempo aproximado de 15 minutos. Verifique então as soluções dadas pelos alunos.
a)f(x)=30+0,50x
b) f(0)=30+0,50.0;
f(20)=30+0,50.20; f(20)=40;
f(60)=30+0,50.60; f(60)=60.
c)
Figura 4: Tabela Minutos x Valor pago - Resposta - Imagem da autora
d)
e) A figura formada será uma semi-reta inclinada.
f) A figura formada é uma reta.
g) O domínio e a imagem desta função são formados pelo conjunto dos números reais.
Definindo o conceito de função: Professor, apresente o arquivo com uma definição para o conceito de função:
Podemos considerar f(x) uma função pois, “se uma variável y é relacionada à variável x, de modo que, sempre um valor é dado a x, existe uma regra segundo a qual um único valor de y é determinado, então y é dito uma função da variável independente x” [SIER, 1992, p.46];
Utilize a atividade abaixo para construir com a turma os conceitos de zero da função, estudo do sinal e intervalos de crescimento e decrescimento. Solicite que a turma acesse o link abaixo para iniciar a atividade:
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/FAfim2.html
Figura 5: Características da função afim - Imagem da autora
Nesta atividade:
Permita que eles manipulem, façam descobertas e respondam aos questionamentos por um tempo aproximado de 15 minutos.Verifique então as respostas dadas pela turma.
a) a=0,5 e b =3
b) O valor da ordenada é zero quando x é -6.
c) Para valores de x à direita de -6, a função é positiva.
Para valores de x à esquerda de -6, a função é negativa.
d) a= - 0,5 e b= 3.
e) A função zera quando x=6.
Para valores de x à direita de 6, a função é negativa.
Para valores de x à esquerda de 6, a função é positiva.
f) a>0 ,função crescente;
a<0, função decrescente.
1. Informe-os de que esta atividade tem como objetivos solidificar o conteúdo trabalhado.
Figura 6: Imagem da autora
A resolução das questões encontra-se no link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/FAfimProfessor.pdf. Permita que os alunos façam descobertas e respondam aos questionamentos por um tempo aproximado de 15 minutos. Peça então que eles relatem o encaminhamento de suas resoluções e desenvolva no quadro de giz, com a participação da turma, as soluções encontradas.
2. Descubra a lei de formação de cada uma das funções representadas no link colocando o número de cada uma na caixa da cor correspondente.
http://demonstrations.wolfram.com/LinearFunctionGame/
Nesta atividade existem as funções afins. Lembre sua turma que agora eles estão aptos a lidar com este tipo de função. Para esta etapa da aula reserve em torno de 10 minutos.
Informe a turma que a TV Câmara foi criada em 20 de janeiro de 1998, para transmitir as discussões e votações do Plenário e das comissões, dando maior transparência à rede de elaboração das leis que regem o dia-a-dia da sociedade. Sendo uma tv pública, tem obrigações com a cidadania e a valorização do país, com a difusão de valores éticos, morais, sociais, artísticos e culturais do Brasil. Temas como a democracia, a defesa do consumidor, a proteção ao meio ambiente e o respeito aos direitos do cidadão são mais que um slogan; constituem o compromisso da TV Câmara, como um canal público de qualidade, em oferecer alternativa de boa programação para o brasileiro de todas as regiões e todas as idades.
Professor, acesse o link http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=CAMARA-LIGADA-DEBATE-A-MELHOR-FORMA-DE-LIDAR-COM-O-DINHEIRO-BL-1&selecao=MAT&materia=101035&programa=70&velocidade=100K
que fala sobre qual a melhor forma de lidar com o seu dinheiro.
Figura 7: Reportagem - Educação Financeira - Imagem da autora
O recurso educacional abaixo dá acesso a uma reportagem também produzido pela TV Câmara sobre o planejamento financeiro dos jovens brasileiros.
Nome | Tipo |
---|---|
Planejamento [Câmara ligada] | Vídeo |
Para visualizar as atividades o professor deve:
1. Baixar o software Java disponível em: http://www.java.com/pt_BR/download/
2. Baixar o arquivo contendo as atividades.
Referência Bibliográfica:
[SIER, 1992] Sierpinska, A.. On understanding the notion of function, em: Dubinsky E. S. e Harel G. (ed), The concept of function aspects of epistemology and pedagogy, MAA Notes, p.25 – 58, Londres, 1992.
Site consultado: http://demonstrations.wolfram.com/
Veja também as seguintes aulas que complementam este assunto:
Consulte também:
Investigando a Função Afim e seus coeficientes na Planilha Eletrônica
Aplicação de atividades que abordem o tema para a fixação dos conteúdos apresentados.
Tal avaliação deve ser feita ao observar as dúvidas dos alunos durante a realização das atividades sugeridas acima onde o professor terá a oportunidade de verificar o nível de entendimento ao circular pelos grupos durante o exercício 1 e também verificar se o processo de construção de gráficos foi apreendido do exercício 2.
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13/08/2011
Cinco estrelasExcelente