18/08/2009
Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Medeiros de Brito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Através destas aulas, os alunos da Educação Infantil (2 a 4 anos de idade) , poderão:
O professor já deverá ter trabalhado, com o grupo de alunos, as características físicas externas do corpo humano (as suas partes, a quantidade de membros, etc), bem como diferentes formas de representação desse corpo (desenho, contorno, escultura etc).
1º MOMENTO - No momento da história o professor reúne as crianças e conta a história de Leonardo da Vinci (sugerimos a obra”Leonardo da Vinci” da coleção mestres da arte da editora moderna) para guiar esse momento.
2º MOMENTO - Após essa atividade o professor sensibiliza a turma para apresentar a obra “Homem Vitruviano” realizando as seguintes indagações:
_O que vocês estão vendo?
_Que cor Leonardo utilizou nesta gravura?
_O que ele quis representar?
_ Como estão os braços desse homem?
_Que sensação nos traz?
Essa imagem foi pesquisada no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)
3º MOMENTO – Depois deste momento o professor sugere representar a obra “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci através da fotografia. Para isso pede para os alunos observarem: Que cor tem o fundo que está atrás do corpo representado? Quais as formas geométricas que estão desenhadas?
Após os questionamentos o professor sugere fazer um painel que servirá de fundo para fotografar cada criança como "O Homem Vitruviano de Leonardo". Coloca então, uma cartolina em cada mesa para que o grupo pinte primeiramente o fundo. Cada criança recebe um rolinho e ajuda na pintura do painel. Depois de pronto o professor poderá desenhar as formas geométricas (círculo e quadrado) que ficam no fundo da obra.
4º MOMENTO – Quando o painel fica pronto, enviamos com antecedência para os pais a solicitação para que as crianças viessem com trajes de banho, para posarem para a fotografia. Cada criança fica à frente do painel reproduz o gesto que a imagem de Da Vinci nos sugere (braços abertos) e tiramos a fotografia, conforme mostram as fotografias:
5º MOMENTO – Depois de todas as fotos tiradas sugerimos que o professor as revele em Sépia (ou se for mais barato que as imprima em impressora colorida no modo 'sépia') e elabore uma exposição para toda a escola.
Sugerimos que o professor pesquise no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci, nele irá encontrar todas as informações sobre Leonardo da Vinci.
Ao final desta aula o professor deverá verificar se os seus alunos conseguem:
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/03/2015
Cinco estrelasADOREI ESTE PLANO DE AULA BEM CRIATIVO, POIS ME AJUDOU BASTANTE EM RELAÇÃO DO QUE TRABALHAR COM OS MEUS PEQUENOS...BJSS
18/11/2014
Cinco estrelasExcelentes trabalhos
27/08/2014
Cinco estrelasFOI FANTÁSTICO O TRABALHO COM OS PEQUENINOS.PARABÉNS! ESTAMOS NECESSITADOS DE PROFESSORES DEDICADOS,CRIATIVOS,INTELIGENTES, QUE DE FATO MERECEM O RECONHECIMENTO HOJE EM DIA.
07/02/2012
Cinco estrelasExcelente trabalho sobre um tema aparentemente irrelevante para esta faixa etária, mas no entanto, trouxe aos pequenos um conhecimento maravilhoso sobre a contribuição do pintor ao universo da arte! Parabens, amei!
29/11/2011
Cinco estrelasNo meu ponto de vista as aulas foram dinâmicas, a forma abordada e os recurso foram adequados, a sequência das fotos das crianças foi oprtuna,ilustro bem o trabalho.
18/10/2010
Cinco estrelasAula excelente, ajuda o aluno de 2 a 4 anos qua ainda não tem conhecimentos a: conhecer seu próprio corpo, reconhecer algumas figuras geométricas (círculo, quadrado) desenhar formas, contornar. Aprender com o Mestre e Gênio Leonardo da Vinci o gosto pela arte e conhecer um pouco de sua vida.
29/08/2010
Cinco estrelasexcelente...superou as expectativas!!
22/04/2010
Cinco estrelasAdele! Como professora de arte, achei muito interessante esta aula sobre o corpo humano relacionada à obra de Da Vinci. E, aqui do RGS, como tia, adorei ver meu sobrinho e afilhado João Henrique, participando desta experiência maravilhosa. Fiquei emocionada. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasSempre ouvia falar em trabalhar grandes autores e artistas com os pequenos mas não conseguia entender essa possibilidade. Achei incrível participar desses momentos pelas fotos que estão aqui, e já imprimi a aula para levar lá para a escola e estudar essa possibilidade com a equipe!
24/03/2010
Cinco estrelasConhecer o proprio corpo é fundamental! Traz independencia e autonomia ás crianças e é isso que queremos. Aliar esse valor ao conhecimento artistico e cultural foi de um cuidado e dedicação inigualavel.estao de parabens. Vou por em pratica essa ideia.
24/03/2010
Três estrelasMuito boa esta atividade , além de apresentar-se de uma maneira simples , o aluno começa desde cedo a estar atento as artes de à cultura. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasboa noite! Adele muito interessante sua aula, aqui no nosso cmei também trabalhamos assim, sempre integrando a história, suas obras e concretizamos com as crianças em formas de painéis. parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelaso trabalho desenvolvido pelas professoras foi excelente.
24/03/2010
Cinco estrelasConsidero o trabalho com artes fundamental para a educação infantil, e essa atividade foi maravilhosa e envolveu outros princípios das áreas, como: lógico matemático, ciências, expressão, história e geografia! Parabéns, professora
24/03/2010
Cinco estrelasAchei uma excelente ideia. É interessante levarmos as crianças a ter interesse pelas artes, o mais cedo possível.