Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CITANDO O HOMEM VITRUVIANO DE LEONARDO DA VINCI

 

18/08/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Medeiros de Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através destas aulas, os alunos da Educação Infantil (2 a 4 anos de idade) , poderão:

  •  Observar imagens diversas;
  •  Utilizar materiais plásticos (tinta) para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
  •  Ampliar o conhecimento de mundo, através do contato com a história da vida e obra de Leonardo da Vinci.
Duração das atividades
Três aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor já deverá ter trabalhado, com o grupo de alunos, as características físicas externas do corpo humano (as suas partes, a quantidade de membros, etc), bem como diferentes formas de representação desse corpo (desenho, contorno, escultura etc).

Estratégias e recursos da aula

Já tendo trabalhado com os seus alunos as características físicas (as suas diferenças e semelhanças) do corpo humano, partindo do corpo da própria criança , o professor poderá assim trabalhar o componente curricular de arte, através de uma releitura da obra "Homem Vitruviano" de Leonardo da Vinci.

1º MOMENTO - No momento da história o professor reúne as crianças e conta a história de Leonardo da Vinci (sugerimos a obra”Leonardo da Vinci” da coleção mestres da arte da editora moderna) para guiar esse momento.


2º MOMENTO - Após essa atividade o professor sensibiliza a turma para apresentar a obra “Homem Vitruviano” realizando as seguintes indagações:
_O que vocês estão vendo?
_Que cor Leonardo utilizou nesta gravura?
_O que ele quis representar?

_ Como estão os braços desse homem?

_Que sensação nos traz?

Essa imagem foi pesquisada no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci


3º MOMENTO – Depois deste momento o professor sugere representar a obra “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci através da fotografia. Para isso pede para os alunos observarem: Que cor tem o fundo que está atrás do corpo representado? Quais as formas geométricas que estão desenhadas?
Após os questionamentos o professor sugere fazer um painel que servirá de fundo para fotografar cada criança como "O Homem Vitruviano de Leonardo". Coloca então, uma cartolina em cada mesa para que o grupo pinte primeiramente o fundo. Cada criança recebe um rolinho e ajuda na pintura do painel. Depois de pronto o professor poderá desenhar as formas geométricas (círculo e quadrado) que ficam no fundo da obra.

Crianças pintando o fundo, para a fotografia


4º MOMENTO – Quando o painel fica pronto, enviamos com antecedência para os pais a solicitação para que as crianças viessem com trajes de banho, para posarem para a fotografia. Cada criança fica à frente do painel reproduz o gesto que a imagem de Da Vinci nos sugere (braços abertos) e tiramos a fotografia, conforme mostram as fotografias:


5º MOMENTO – Depois de todas as fotos tiradas sugerimos que o professor as revele em Sépia (ou se for mais barato que as imprima em impressora colorida no modo 'sépia') e elabore uma exposição para toda a escola.

Exposição das fotografias

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor pesquise no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci, nele irá encontrar todas as informações sobre Leonardo da Vinci.

Avaliação

Ao final desta aula o professor deverá verificar se os seus alunos conseguem:

  • Identificar o corpo e as suas partes na obra de Leonardo da Vinci;
  • Perceber alguns aspectos da vida e obra do artista;
  • Participar da atividade proposta.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 13/15 - 86.67%
  • Quatro estrelas 1/15 - 6.67%
  • Três estrelas 1/15 - 6.67%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANDRESSA, FASB , São Paulo - disse:
    andressapereiraoliveira2010@gmail.com

    07/03/2015

    Cinco estrelas

    ADOREI ESTE PLANO DE AULA BEM CRIATIVO, POIS ME AJUDOU BASTANTE EM RELAÇÃO DO QUE TRABALHAR COM OS MEUS PEQUENOS...BJSS


  • Michele Lacerda, P , Espírito Santo - disse:
    michellelacerda12@gmail.com

    18/11/2014

    Cinco estrelas

    Excelentes trabalhos


  • CELEISE, E.C.E INFANTIL HALARRÁ , São Paulo - disse:
    FERNANDESCELEISE@TERRA.COM.BR

    27/08/2014

    Cinco estrelas

    FOI FANTÁSTICO O TRABALHO COM OS PEQUENINOS.PARABÉNS! ESTAMOS NECESSITADOS DE PROFESSORES DEDICADOS,CRIATIVOS,INTELIGENTES, QUE DE FATO MERECEM O RECONHECIMENTO HOJE EM DIA.


  • Jeanine, Prefeitura Municipal de Curitiba , Paraná - disse:
    jea_durao@hotmail.com

    07/02/2012

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho sobre um tema aparentemente irrelevante para esta faixa etária, mas no entanto, trouxe aos pequenos um conhecimento maravilhoso sobre a contribuição do pintor ao universo da arte! Parabens, amei!


  • LUCIA LUCENA, seduc-ma , Maranhão - disse:
    lucia_belchior@hotmail.com

    29/11/2011

    Cinco estrelas

    No meu ponto de vista as aulas foram dinâmicas, a forma abordada e os recurso foram adequados, a sequência das fotos das crianças foi oprtuna,ilustro bem o trabalho.


  • Regina Maria Rompkovski, Escola Estadual Monsenhor Ivo Zanlorenzi , Paraná - disse:
    reginarompkovski@seed.pr.gov.br

    18/10/2010

    Cinco estrelas

    Aula excelente, ajuda o aluno de 2 a 4 anos qua ainda não tem conhecimentos a: conhecer seu próprio corpo, reconhecer algumas figuras geométricas (círculo, quadrado) desenhar formas, contornar. Aprender com o Mestre e Gênio Leonardo da Vinci o gosto pela arte e conhecer um pouco de sua vida.


  • CLEIDE, Sistema , Goiás - disse:
    cleidecorrea2009@hotmail.com

    29/08/2010

    Cinco estrelas

    excelente...superou as expectativas!!


  • Débora Andriola, E.E. Barro Vermelho , Rio Grande do Sul - disse:
    deboraandriola@gmail.com

    22/04/2010

    Cinco estrelas

    Adele! Como professora de arte, achei muito interessante esta aula sobre o corpo humano relacionada à obra de Da Vinci. E, aqui do RGS, como tia, adorei ver meu sobrinho e afilhado João Henrique, participando desta experiência maravilhosa. Fiquei emocionada. Parabéns!


  • Etienne Weinem, Area Bambini , Rio de Janeiro - disse:
    wweinem@oi.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sempre ouvia falar em trabalhar grandes autores e artistas com os pequenos mas não conseguia entender essa possibilidade. Achei incrível participar desses momentos pelas fotos que estão aqui, e já imprimi a aula para levar lá para a escola e estudar essa possibilidade com a equipe!


  • Vilma de Almeida Vieira, Secretaria Municipal de Educação de PEREIRA BARRETO , São Paulo - disse:
    vilmah.almeida@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Conhecer o proprio corpo é fundamental! Traz independencia e autonomia ás crianças e é isso que queremos. Aliar esse valor ao conhecimento artistico e cultural foi de um cuidado e dedicação inigualavel.estao de parabens. Vou por em pratica essa ideia.


  • Adriana Maria da Silva, Centro Universitário Claretiano , São Paulo - disse:
    dricamary@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito boa esta atividade , além de apresentar-se de uma maneira simples , o aluno começa desde cedo a estar atento as artes de à cultura. Parabéns!


  • daniele buzinaro, cmei curumim , Paraná - disse:
    catsdani@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    boa noite! Adele muito interessante sua aula, aqui no nosso cmei também trabalhamos assim, sempre integrando a história, suas obras e concretizamos com as crianças em formas de painéis. parabéns!


  • Josélia Soares Nunes dos Santos, NÚCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI , Rio Grande do Norte - disse:
    jo_soaris@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    o trabalho desenvolvido pelas professoras foi excelente.


  • silvana, CEI 57 "Engº João Salerno" , São Paulo - disse:
    gisimafi@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Considero o trabalho com artes fundamental para a educação infantil, e essa atividade foi maravilhosa e envolveu outros princípios das áreas, como: lógico matemático, ciências, expressão, história e geografia! Parabéns, professora


  • Alderzi Parreira de Mendonça, Escola Estadual Alexandre Leite , Mato Grosso - disse:
    alderziparreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei uma excelente ideia. É interessante levarmos as crianças a ter interesse pelas artes, o mais cedo possível.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.