Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pertinência de ponto e reta dos planos Horizontal ou de Nível, Frontal; Vertical, Topo; e Perfil;

 

09/10/2010

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer pertinência de ponto e reta no plano horizontal ou de Nível, no plano Frontal, Vertical, Topo e Perfil;

Identificar e representar as imagens de ponto e reta do plano Horizontal ou de Nível, no plano Frontal, Vertical, Topo e Perfil;

Resolver questões de pertinência de ponto e reta no plano horizontal ou de Nível, no plano Frontal, Vertical, Topo e Perfil.

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção e representação em maquetes do que seja um plano de projeção, estudo das retas, traços do Plano.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para trabalharmos pertinência de ponto e reta em planos, a sugestão é utilizar três placas de isopor, uma placa de acetato e guardanapos de papel.  

Inicie a atividade, utilizando as placas de isopor, unindo as e fixe a placa de acetato entre os planos de projeção.

A placa de acetato será utilizada, para representar o plano Horizontal ou de Nível.

Fixe um guardanapo na placa, cujos, seus lados são as retas contidas do plano. Figura 1.

Oriente os alunos que o guardanapo dobrado, sobre a placa de isopor, representa um triângulo e cada lado do polígono, representa uma reta pertencente ao plano.

Solicite que os alunos observem e reconheçam as retas contidas, nos lados do guardanapo.

Pergunte aos alunos o que observam sobre o plano horizontal, contendo estas retas e quanto à posição das mesmas.

Pelas observações os alunos deverão responder que as retas contidas no plano horizontal, são paralelas em relação ao plano horizontal de projeção e todo ponto pertencente a um Plano Horizontal ou de Nível, apresenta projeção vertical sobre o Traço Vertical do plano.

Não se esqueça de informar aos alunos, que as retas são formadas por pontos, então, para um ponto pertencer a um plano, é necessário o ponto pertencer a uma reta do plano.

Poderemos continuar a trabalhar com os guardanapos e com outros planos.

Organize a demonstração dos outros planos, apenas, trocando de posição a placa de acetato.

A placa de acetato deverá ser colocada na posição vertical.

Na figura 2, teremos o Plano Frontal.

Oriente aos alunos para que identifiquem as retas contidas neste plano.
As retas Frontal, Vertical e Fronto-Horizontal são os lados do guardanapo, são as retas contidas no Plano Frontal e todo ponto pertencente a um Plano Frontal, apresenta projeção horizontal sobre o Traço Horizontal do Plano.
Para o Plano Vertical, basta trocar a posição do acetato novamente e orientar os alunos, para identificarem as retas contidas neste plano.
O plano deverá ser colocado em posição inclinada e perpendicular ao plano horizontal de projeção. Figura 3

No Plano Vertical os alunos deverão identificar as retas: genérica, vertical e horizontal, cujos, lados fazem parte dos lados do guardanapo e que, todo ponto pertencente a um Plano Vertical tem projeção horizontal sobre o Traço Horizontal do Plano.
Para o Plano de Topo, prosseguiremos apenas trocando a posição da placa de acetato. Figura 4

Solicite que os alunos identifiquem as retas: Genérica, Frontal e Topo, contidas no Plano de Topo, e que observem a posição de cada reta em relação ao Plano.
Todo ponto pertencente a um Plano de Topo tem projeção vertical sobre o Traço Vertical do Plano.
Para o Plano de Perfil, alterando a posição da placa de acetato, obteremos as projeções do guardanapo, com as retas contidas, representadas pelos lados e são: reta de Perfil, Topo e Vertical e no Plano. Figura 5

Oriente para que os alunos identifiquem as retas contidas no Plano e observem que as projeções horizontais e verticais de qualquer ponto pertencente a um plano de Perfil, estarão sobre seus traços de mesmo nome.

Atividade 1:
Professor, para a atividade precisará: do quadro negro, da mesa do professor, uma placa de isopor, uma placa de acetato, um guardanapo e um espelho. Exemplo Figura 1

Os alunos deverão reconhecer o nome do plano, cuja, imagem se encontra sobre o espelho, e determinar as retas contidas nele. Exemplo:

Professor o mesmo esquema de montagem para o a identificação do Plano Horizontal, sugere-se utilizar, para que os alunos identifiquem os planos: Frontal, Vertical, Topo e Perfil.
Observe que basta colocar o espelho, em uma nova posição paralela ao plano e se identificará os demais planos e suas retas contidas.

Atividade 2:
Traga para a sala de aula, alguns esquadros para a turma e solicite que os alunos utilizem seus esquadros para a atividade. Exemplo:

Professor, você deverá utilizar os seus esquadros de madeira, e posicioná-los sobre sua mesa, de forma que os alunos representem as imagens de algumas retas, determinadas pelos lados dos esquadros, em relação aos planos estudados.
Escolha os planos e solicite quais retas.  

Atividade 3:
Professor, com pedaços de espumas de densidade grossa, utilize três blocos semelhantes à figura 1

Os blocos deverão ser jogados, sobre uma superfície e conforme a posição determinada peça, para que os alunos identifiquem: planos, retas e representem as imagens.
A atividade pode ser um jogo, entre grupos na turma, premiando o grupo que mais acertar as questões propostas.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam reconhecer pertinência de ponto e reta no plano horizontal ou de Nível, no plano Frontal, Vertical, Topo e Perfil?

Os alunos identificaram e representaram as imagens de ponto e reta no plano Horizontal ou de Nível, no plano Frontal, Vertical, Topo e Perfil?

Os alunos resolveram questões de pertinência de ponto e reta no plano horizontal ou de Nível, no plano Frontal, Vertical, Topo e Perfil?

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Danillo, UFBA , Bahia - disse:
    danilo_cte@hotail.com

    19/10/2010

    Três estrelas

    Bom dia professora sou aluno da UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA..faço o curso de GEOLOGIA..Gostei bastante do modo como foi apresentado o conteudo em sua aula, mas me aprece não focar muito na representação da épora.. esse exercicio facilita a forma de enchergar o plano... mass gostei bastante.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.