16/02/2011
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Reconhecer o conceito de verdadeira grandeza;
Identificar as imagens em verdadeira grandeza no plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil;
Representar e identificar as imagens em verdadeira grandeza do plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil;
Resolver questões das imagens em Verdadeira Grandeza do Plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil;
Posição de planos em relação aos planos de projeção.
Professor, sugere-se trabalhar este conteúdo com dobradura de Origami.
Distribua para a turma uma imagem, do passo a passo de uma camisa, montado por Origami e folhas coloridas para sua execução.
Link da imagem: http://mariadobradura.blogspot.com/2010/05/origami-de-camisas-da-copa-do-mundo.html
Fonte: http://mariadobradura.blogspot.com/2010_05_01_archive.html
A idéia é cada aluno idealizar, uma camiseta de um time de futebol.
Cada aluno deverá posicionar sua camisa e fixá-la, sobre uma folha de papel e segurar primeiramente a folha na posição paralela a sua mesa. Figura 1
Fonte: Criação da autora
Pergunte aos alunos onde deverá aparecer a imagem, do tamanho real da camiseta, ou seja, a Verdadeira Grandeza.
Os alunos deverão perceber e responder, que a imagem em VG estará sobre o tampo de mesa.
Pergunte aos alunos qual a posição do tampo em relação à folha com a camiseta.
A posição deverá ser respondida, paralela. Oriente os alunos para que posicionem a folha, agora, perpendicular ao tampo de mesa.Fig.2
Fonte: Criação da autora
A folha deverá estar perpendicular na dimensão da largura da mesa.
O aluno deverá perceber que se posicionar um plano, paralelo a folha obterá a imagem em VG da camiseta.
Professor, para a próxima posição, oriente os alunos a posicionarem a folha com a camiseta, lateralmente, em perfil sobre a mesa, isto é, a folha deverá ser posicionada, perpendicular a mesa, pela dimensão do comprimento. Figura 3
Fonte: Criação da autora
Direcione aos alunos a identificarem a posição, onde a imagem da camiseta apareceria no tamanho real, ou seja, a VG.
Sugere-se duas novas posições para a camiseta. Figura 4
Fonte: Criação da autora
Fonte: Criação da autora
Pergunte aos alunos, onde poderá estar a Verdadeira Grandeza da camiseta nos planos apresentados.
Oriente-os a observarem que ambas as posições das camisetas, poderão ser rebatidas, sobre o tampo de mesa e obteremos as imagens em VG da camiseta.
Atividade 1:
Professor, solicite aos alunos, para identificarem os planos, contidos de cada camiseta.
Fonte: Criação da autora
Atividade 2:
Encaminhe a turma para o pátio do colégio. Utilize um pôster de um super herói, e solicite que a turma represente as imagens em um muro do colégio, forrado com papel.
O super herói deverá ter sua imagem, representada no seu tamanho real (VG). Oriente-os a colocar a imagem nas posições: vertical, horizontal, de perfil, contida em um plano vertical e finalmente em um plano de topo.
Estimule a criatividade da turma, nas criações e representações.
Sugestão de imagens : http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1366&bih=559&tbs=isch:1&q=homem+aranha&aq=f&aqi=&oq=&gs_rfai=&uss=1
Atividade 3:
Professor, leve para a sala de aula um jogo de triângulos com o material EVA.Oriente os alunos a colocarem os triângulos em EVA em posições determinadas, solicitando que representem as imagens, nas situações e identifiquem as projeções de todos os lados do triângulo.Está atividade pode ser feita em sala de aula ou em uma quadra de esportes.
Em sala de aula, distribua papéis e na quadra distribua giz colorido.Figura 1
Link de imagens: http://brinquedosmeneguel.com.br/loja/images/Torre%20Triangulo%20-%20Site.jpg
1. Posição paralela ao chão;
2. Posição paralela a uma parede;
3. Posição paralela a uma parede lateral;
4. Posição inclinada em relação ao chão e
5. Posição inclinada em relação a uma parede.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
Links para informação ou pesquisa:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos reconheceram o conceito de verdadeira grandeza?
Os alunos identificaram as imagens em verdadeira grandeza no plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil?
Os alunos representaram e identificaram as imagens em verdadeira grandeza do plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil?
Os alunos resolveram questões das imagens em Verdadeira Grandeza do Plano Horizontal ou de Nível, Frontal, Vertical, Topo e Perfil?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!