Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Representação das imagens do plano Paralelo a Linha de Terra; do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o que são as imagens de um plano Paralelo a Linha de Terra; do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico;

Identificar e representar as imagens de um plano Paralelo a Linha de Terra; do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico;

Resolver questões com as imagens de um plano Paralelo a Linha de Terra; do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção e representação em maquetes do que sejam planos de projeção.

Estratégias e recursos da aula

Professor, apresente imagens de pistas de skates como exemplos nas figuras abaixo.Elas poderão auxiliar na visualização e percepção deste plano.

Link das imagens:  http://www.rettaskate.com.br/imagens/skate_280809_2536.jpg 

Oriente seus alunos, que a forma das pistas de skates é construída, baseada em um Plano de Projeção identificado como Plano Rampa ou Fronto-horizontal.Figura 1

Professor, sugere-se construir com a turma as maquetes dos três planos de projeção.Divida a turma em três grupos, cada grupo confeccionará um plano de projeção.Iremos precisar de placas de isopor (24) no total, alfinetes com cabeça colorida, tinta guache e pincéis.

O primeiro grupo deverá confeccionar o plano Fronto-Horizontal ou Rampa o segundo o plano que Contém a Linha de Terra e o terceiro o plano Genérico ou Qualquer.

Professor, solicite a ajuda dos alunos, separando as carteiras da sala de aula e cadeiras para obtermos melhor área de trabalho.

Cada grupo deverá receber 8 placas de isopor, alfinetes para o encaixe das placas e um pote de tinta guache de uma cor.

As etapas poderão ser:

1) Unir as placas de isopor duas a duas, formando um plano auxiliar vertical, um horizontal e um lateral.

2) Unir as placas que irão representar os planos auxiliares, o vertical e o horizontal sob um ângulo de 90º, utilizando os alfinetes coloridos.

3) Unir a placa que representará o plano auxiliar, o lateral, perpendicular em relação aos outros dois.

Professor, utilize as imagens do plano sugeridas acima, do início da aula e demais imagens abaixo do passo a passo da construção dos planos.

4) O primeiro grupo e o segundo ,deverão unir as duas últimas placas, lateralmente e pintá-las. Estas representarão os planos Fronto-Horizontal e Que Contém a Linha de Terra, respectivamente.

5) O terceiro grupo, oriente-o conforme a imagem, pois terão que unir as placas, pintá-las e executar um corte diferenciado dos demais para depois encaixá-las nas duas anteriores.

Professor para o grupo do plano Fronto-Horizontal, peça para que observem a imagem da rampa, quanto a inclinação do plano, pois favorece o deslize e queda dos skates.
Pergunte aos alunos como poderiam representar as imagens deste plano.Lembre-os que a imagem é a intersecção do plano nos auxiliares de projeção, neste caso, os planos vertical e horizontal. Solicite que representem o que estão observando.

Os Alunos deverão representar conforme a figura acima.

Para o grupo dois, pergunte aos alunos como poderia ser a representação de sua imagem.  Figura 2

Solicite aos alunos a imagem do plano. Este plano é identificado como Plano que Contém a Linha de Terra.Peça que observem a intersecção deste plano na Linha de Terra, ou seja, na linha que se encontra no meio dos planos auxiliares, o vertical e o horizontal.Os alunos deverão representar sua imagem, conforme a figura abaixo.É simples, confira

Professor, para o grupo do plano Genérico ou Qualquer, peça que observem sua disposição em relação aos outros planos.Deverão obervar que este plano é inclinado em relação aos três planos de projeção.Solicite a representação de sua imagem em relação aos planos auxiliares. Figura 3

A imagem deste plano deverá ser conforme a figura 4.

 

Atividade 1:
Professor, proponha uma pequena apresentação dos alunos de seus planos.Oriente-os para informarem rapidamente suas observações mais importantes, para que haja uma troca de resultados.

Atividade 2:

Link da imagem: http://www.copercristal.com.br/produtos/basculante1.jpg 

Professor, apresente figuras de janelas para a turma.Peça que observem as janelas e tentem associar suas formas com os planos estudados.Representem suas imagens e  identifique-os.Os alunos podem trocar as observações entre si, servindo para trocas de informações e para socializarem suas respostas.



Atividade 3: 
Professor, apresente a figura abaixo que representa um plano genérico, com as  coordenadas do sol e de um Ponto P (centro de uma zona).

Este se refere a iluminação natural - procedimentos de cálculo para a estimativa da disponibilidade de luz natural.

Professor, pelas observações do grupo que construiu o plano Genérico, ele apresenta inclinações entre todos os planos auxiliares.Pergunte aos alunos se o plano Genérico pode apresentar outras inclinações, sim ou não, justifique e dê dois exemplos, apresentando-os com suas imagens.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:·         

Os alunos souberam reconhecer o que são as imagens de um plano Paralelo a Linha de Terra; do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico?       

Os alunos souberam identificar e representar as imagens de um plano Paralelo a Linha de Terra; do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico?         

Os alunos resolveram questões com as imagens de um plano Paralelo a Linha de Terra; do plano Que Contém a Linha de Terra?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.