02/12/2010
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Reconhecer pertinência de ponto e reta no Plano Paralelo a Linha de Terra, do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico;
Identificar e representar as imagens de ponto e reta do Plano Paralelo a Linha de Terra, do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico;
Resolver questões de pertinência de ponto e reta no Plano Paralelo a Linha de Terra, do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico.
Noção e representação em maquetes do que seja um plano de projeção, estudo das retas, traços do Plano.
Professor, apresente a imagem de um plano de rampa com um triângulo, vazado no plano. Figura 1
Pergunte aos alunos como pode ser a imagem deste triângulo, no plano vertical e horizontal de projeção. Solicite que representem as imagens. A figura 2 representa as imagens corretas.
Oriente os alunos para que observem que, todo ponto paralelo à Linha de Terra tem projeção lateral sobre o traço lateral do plano.
Pergunte aos alunos que retas poderiam ser, as que formam os lados deste triângulo contido no plano. Figura 3
Os alunos deverão observar e responder: Fronto-horizontal, Perfil e Qualquer.
Na figura 4, apresente a imagem do plano Que Contém a Linha de Terra e peça aos alunos para identificarem as retas, que contém este plano.
Os alunos deverão responder: Fronto-horizontal,de perfil e genérica.
Apresente para os alunos a imagem do plano Genérico e seu espacial, fig. 5
Professor, oriente os alunos para que observem que este plano, apresenta o maior número de retas contidas.
As retas identificadas e contidas neste plano serão: as retas horizontal, frontal, de perfil e genérica.
Atividade 1:
Sugere-se representar as épuras dos planos no quadro negro. Rampa, Que Contém a Linha de Terra e Qualquer e solicitar que os alunos, organizem um painel, com todas as retas contidas em cada lado dos triângulos de cada plano.A idéia é a criação de um enorme fechamento de estudos.
Atividade 2:
Solicite aos alunos, criarem outras figuras, com as retas contidas de cada plano.Proponha que a turma se divida em grupos e apresentem pelo menos, duas figuras diferentes em cada plano e no quadro negro, valendo uma pontuação extra.
Atividade 3:
Com o painel completo da Atividade 1,sugere-se que os alunos identifiquem outras posições de retas contidas nos planos estudados, as quais, representaram lados de triângulos. Distribua pedaços de cartolina colorida , tesouras e cola e solicite que criem outros triângulos, que possam pertencer aos planos: Fronto-Horizontal, Que contém a LT e o Genérico.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam reconhecer pertinência de ponto e reta no Plano Paralelo a Linha de Terra, do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico?
Os alunos identificaram e representaram as imagens de ponto e reta do Plano Paralelo a Linha de Terra, do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico?
Os alunos souberam resolver questões de pertinência de ponto e reta no Plano Paralelo a Linha de Terra, do plano Que Contém a Linha de Terra, do plano Genérico?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!