Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As imagens em Verdadeira Grandeza dos planos: Paralelo a Linha de Terra, Que Contém a Linha de Terra e Genérico

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o conceito de verdadeira grandeza do plano Paralelo a Linha de Terra, do plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico;

Identificar as imagens em verdadeira grandeza no Plano Paralelo a Linha de Terra do plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico;

Representar e identificar as imagens em verdadeira grandeza do Plano Paralelo a Linha de Terra, nos planos de projeção;

Resolver questões das imagens em Verdadeira Grandeza do Plano Paralelo a Linha de Terra, plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico nos planos de projeção.

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Posição de planos em relação aos planos de projeção, traços de planos, retas contidas nos planos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, vamos utilizar um conceito de Verdadeira Grandeza, VG, que significa um objeto com suas medidas reais.Para que este objeto se apresente em VG, é necessário que esteja paralelo a um plano de projeção e seja solicitado a representação de sua imagem nesta posição. É interessante enfatizarmos para o aluno que no estudo das imagens de objetos, estes só terão seu tamanho real projetado ou sua VG, nesta posição, ou seja, o plano esteja paralelo ao objeto. O estudo de peças com suas vistas ortográficas depende deste conceito e entendimento para todos.

Para demonstrar este conceito, sugere-se a utilização da imagem de um plano Fronto- Horizontal ou Rampa e use um triângulo com a palavra skate.

Pergunte aos alunos qual a inclinação deste plano em relação aos planos auxiliares, vertical,  horizontal e lateral de projeção.Deverão responder que são inclinados, em relação aos planos vertical e horizontal de projeção, mas perpendicular ao plano lateral,logo um triângulo contido neste plano, não se apresentará em VG.A imagem estará em Vedrdadeira Grandeza sobre o traço do plano lateral..

O mesmo deverá acontecer, se colocarmos a imagem de um triângulo com a palvra skate sobre um plano Que Contém a Linha de Terra.Solicite que os alunos observem a inclinação deste plano, em relação aos auxiliares, vertical, horizontal e lateral.Deverão responder que o plano é oblíquo em relação aos planos auxiliares vertical e horizontal e perpendicular em relação ao plano lateral.A imagem deste triângulo poderá ser visto em VG, sobre o traço do plano lateral.

 

 

Oriente os alunos na possibilidade de um triângulo com a palavra skate sobre um plano genérico. A imagem do triângulo sobre o Plano Genérico, que possui os lados inclinados em relação aos três planos auxiliares de projeção, não se apresentará em nenhum momento em Verdadeira Grandeza.

 

http://www.skatecuriosidade.com/curiosidade-skatisticas/cocaina-escondida-em-skates

http://www.kaboodle.com/reviews/funslides-carpet-skates-for-the-office

 

Com os exemplos nos planos utilizados, os alunos deverão perceber, que estes planos são inclinados em relação a um ou mais planos auxiliares de projeção (Vertical,Horizontal e ou Lateral) e por esta razão as imagens, só poderão apresentar VG, se forem rebatidas.

Professor este rebatimento de planos, para determinar a VG de uma uma figura, ficará para um outro momento.Procure contextualizar com os alunos,neste momento,apenas o conceito de Verdadeira Grandeza.

Atividade 1:

Professor, divida a turma em grupos e distribua pedaços de isopor, cola e tesoura, proponha a criação do plano rampa. Solicite que montem o plano, represente seus traços e um triângulo, podendo assim identificar a imagem em VG no plano auxiliar de projeção.A atividade tem o objetivo do aluno, observar e vivenciar as possíveis imagens de triângulos em VG, conforme as posições determinadas.

Atividade 2:

Professor,represente no quadro negro o espacial da imagem de um plano Que Contém a LT. Solicite que os alunos apresentem sugestões de triângulos com retas contidas neste plano e representem no espacial as projeções possíveis. A proposta dos alunos representarem triângulos neste plano, determinarão somente as retas contidas no plano.

 http://www.kaboodle.com/reviews/funslides-carpet-skates-for-the-office

 

Os alunos poderão trabalhar em grupo, utilizando diversos tipos de triângulos.

 

Atividade 3:

Professor, represente o plano Genérico no quadro negro e solicite que os alunos copinhem.Peça que tracem retas e poligonos possíveis contidos neste plano.

Professor, sugere-se para os alunos com mais dificuldade apresentar suas soluções no quadro negro, podendo assim socializar e trocar entre os colegas.

Professor, solicite as imagens das figuras representadas.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam reconhecer o conceito de verdadeira grandeza do plano Paralelo a Linha de Terra, do plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico?

Os alunos souberam identificar as imagens em verdadeira grandeza no Plano Paralelo a Linha de Terra do plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico?

Os alunos representaram e identificaram as imagens em verdadeira grandeza do Plano Paralelo a Linha de Terra, nos planos de projeção?

Os alunos souberam resolver questões das imagens em Verdadeira Grandeza do Plano Paralelo a Linha de Terra, plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico nos planos de projeção?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.