16/02/2011
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Reconhecer o conceito de verdadeira grandeza do plano Paralelo a Linha de Terra, do plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico;
Identificar as imagens em verdadeira grandeza no Plano Paralelo a Linha de Terra do plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico;
Representar e identificar as imagens em verdadeira grandeza do Plano Paralelo a Linha de Terra, nos planos de projeção;
Resolver questões das imagens em Verdadeira Grandeza do Plano Paralelo a Linha de Terra, plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico nos planos de projeção.
Posição de planos em relação aos planos de projeção, traços de planos, retas contidas nos planos.
Professor, vamos utilizar um conceito de Verdadeira Grandeza, VG, que significa um objeto com suas medidas reais.Para que este objeto se apresente em VG, é necessário que esteja paralelo a um plano de projeção e seja solicitado a representação de sua imagem nesta posição. É interessante enfatizarmos para o aluno que no estudo das imagens de objetos, estes só terão seu tamanho real projetado ou sua VG, nesta posição, ou seja, o plano esteja paralelo ao objeto. O estudo de peças com suas vistas ortográficas depende deste conceito e entendimento para todos.
Para demonstrar este conceito, sugere-se a utilização da imagem de um plano Fronto- Horizontal ou Rampa e use um triângulo com a palavra skate.
Pergunte aos alunos qual a inclinação deste plano em relação aos planos auxiliares, vertical, horizontal e lateral de projeção.Deverão responder que são inclinados, em relação aos planos vertical e horizontal de projeção, mas perpendicular ao plano lateral,logo um triângulo contido neste plano, não se apresentará em VG.A imagem estará em Vedrdadeira Grandeza sobre o traço do plano lateral..
O mesmo deverá acontecer, se colocarmos a imagem de um triângulo com a palvra skate sobre um plano Que Contém a Linha de Terra.Solicite que os alunos observem a inclinação deste plano, em relação aos auxiliares, vertical, horizontal e lateral.Deverão responder que o plano é oblíquo em relação aos planos auxiliares vertical e horizontal e perpendicular em relação ao plano lateral.A imagem deste triângulo poderá ser visto em VG, sobre o traço do plano lateral.
Oriente os alunos na possibilidade de um triângulo com a palavra skate sobre um plano genérico. A imagem do triângulo sobre o Plano Genérico, que possui os lados inclinados em relação aos três planos auxiliares de projeção, não se apresentará em nenhum momento em Verdadeira Grandeza.
http://www.skatecuriosidade.com/curiosidade-skatisticas/cocaina-escondida-em-skates
http://www.kaboodle.com/reviews/funslides-carpet-skates-for-the-office
Com os exemplos nos planos utilizados, os alunos deverão perceber, que estes planos são inclinados em relação a um ou mais planos auxiliares de projeção (Vertical,Horizontal e ou Lateral) e por esta razão as imagens, só poderão apresentar VG, se forem rebatidas.
Professor este rebatimento de planos, para determinar a VG de uma uma figura, ficará para um outro momento.Procure contextualizar com os alunos,neste momento,apenas o conceito de Verdadeira Grandeza.
Atividade 1:
Professor, divida a turma em grupos e distribua pedaços de isopor, cola e tesoura, proponha a criação do plano rampa. Solicite que montem o plano, represente seus traços e um triângulo, podendo assim identificar a imagem em VG no plano auxiliar de projeção.A atividade tem o objetivo do aluno, observar e vivenciar as possíveis imagens de triângulos em VG, conforme as posições determinadas.
Atividade 2:
Professor,represente no quadro negro o espacial da imagem de um plano Que Contém a LT. Solicite que os alunos apresentem sugestões de triângulos com retas contidas neste plano e representem no espacial as projeções possíveis. A proposta dos alunos representarem triângulos neste plano, determinarão somente as retas contidas no plano.
http://www.kaboodle.com/reviews/funslides-carpet-skates-for-the-office
Os alunos poderão trabalhar em grupo, utilizando diversos tipos de triângulos.
Atividade 3:
Professor, represente o plano Genérico no quadro negro e solicite que os alunos copinhem.Peça que tracem retas e poligonos possíveis contidos neste plano.
Professor, sugere-se para os alunos com mais dificuldade apresentar suas soluções no quadro negro, podendo assim socializar e trocar entre os colegas.
Professor, solicite as imagens das figuras representadas.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam reconhecer o conceito de verdadeira grandeza do plano Paralelo a Linha de Terra, do plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico?
Os alunos souberam identificar as imagens em verdadeira grandeza no Plano Paralelo a Linha de Terra do plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico?
Os alunos representaram e identificaram as imagens em verdadeira grandeza do Plano Paralelo a Linha de Terra, nos planos de projeção?
Os alunos souberam resolver questões das imagens em Verdadeira Grandeza do Plano Paralelo a Linha de Terra, plano Que Contém a Linha de Terra e do plano Genérico nos planos de projeção?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!