21/06/2012
Antonio Rogério Bernardo, Karina Omuro Lupetti, André Farias de Moura
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Introduzir os conceitos básicos de fotossíntese e respiração e suas estruturas. Citar os componentes químicos envolvidos na fotossíntese e transpiração.
Conteúdo:
- Conceitos: fotossíntese e respiração;
- Estruturas relacionadas a fotossíntese;
-Componentes químicos envolvidos na fotossíntese e transpiração.
Para melhor entendimento podem ser utilizadas analogias com o ser humano para que os alunos compreendam melhor qual a função de cada sistema fisiológico do vegetal.
O conceito de transpiração é abordado para relembrar a função dos estômatos e qual a importância de entrada e saída de alguns elementos da planta, além de fazer a ligação entre a anatomia vegetal e a fisiologia, retomando o assunto da vivência anterior. A seguir, os alunos são questionados sobre a respiração nos animais, visto que, é muito comum os alunos confundirem a respiração dos animais com a fotossíntese nas plantas. O processo de trocas gasosas na respiração deve ser relembrado, em especial as trocas gasosas nas plantas através dos estômatos.
1. O carbono armazenado: açúcar e amido:
- Objetivo: Provar que a planta consegue transformar energia solar em açúcares, podendo ainda formar o amido.
- Materiais utilizados: Colmo de cana-de-acúcar, Batata cozida sem casca.
- Metodologia e aplicação: Descascar o colmo, e cortar em pedaços menores. Pedir a alguns alunos que chupem a cana-de-açúcar e observem qual o gosto. O esperado é que os alunos respondam doce. A cana-de-açúcar consegue armazenar o produto da fotossíntese na forma de açúcar. Por meio dos açúcares que os seres vivos conseguem obter energia para realizar suas atividades (metabolismo). Levar a batata cozida, e pedir para que alguns alunos saboreiem, e reflitam: de que será que é formada a batata? Algumas plantas armazenam suas reservas na forma de amido, como por exemplo, a batata. Lembrar que o amido é um polímero de carboidratos, ou seja, quando quebrado oferece energia na forma de açúcar.
2. Energia luminosa sobre a epiderme:
- Objetivo: Demonstrar a chegada da luz nos tilacóides.
- Materiais utilizados: Bocal com suporte para parede, Lâmpada 60W incandescente, Sacos plásticos transparentes 10 cm x 10 cm, 1/2 kg de areia fina, Tinta do tipo guache verde, Fita adesiva transparente
- Procedimento de montagem: Colocar a lâmpada no bocal e testar para ver se está funcionando (cuidado com a voltagem). Pintar a areia com a tinta verde. Deixar secar. Colocar a areia em 5 sacos plásticos, fechando-os com fita adesiva. Empilhá-los. Acender a luz bem próxima ao saco, e deixar por meia hora, até que os sacos fiquem levemente aquecidos. 2.1.4 Aplicação Nessa vivência, os alunos podem perceber o que ocorrem dentro dos tilacóides, nas estruturas conhecidas como grana. A cor verde, representa a clorofila dentro dos grana que utilizará melhor o espectro luminoso (neste caso, o calor representará que há uma fonte luminosa incidindo sobre os sãos) e faz com que ocorra a quebra da água em H+ e O2. Onde o H+ será utilizado como fonte de energia para manter a união entre as moléculas de carbono.
3. Questionário:
Ao final da vivência é feito um resumo de todo o conteúdo da aula e um questionário sobre as sensações da aula, as necessidades de mudança, o assunto mais interessante e as maiores dificuldades de compreensão.
Para download da aula em pdf acesse o site: http://www.ufscar.br/ouroboros/cienciainclusao.html
De acordo com os objetivos apresentados na aula, propõe-se duas metodologias de avaliação: Metodologia observacional - Registro cursivo (durante as vivências) e entrevista semi-estruturada.
A observação sistemática, através do registro de comportamentos dos sujeitos envolvidos na situação, possibilita que o pesquisador se aproxime de seu objeto de estudo, obtendo elementos necessários a uma compreensão geral da dinâmica e interação entre alunos, no momento em que ocorre a vivência. A técnica de observação a ser utilizada é o registro cursivo, ou seja, registra-se os comportamentos motores e verbais na seqüência em que ocorrem, apresentando, dessa forma uma imagem real dos fatos. São feitas anotações sobre os acontecimentos, comportamentos, gestos ou palavras, interação entre os participantes.
A entrevista semi estruturada, é composta por uma série de perguntas abertas, feitas verbalmente em uma ordem prevista, onde o entrevistador pode acrescentar perguntas de esclarecimento. Neste caso, podem ser elaboradas questões inerentes ao conjunto teoria-prática das aulas, focando o desenvolvimento dos recursos utilizados nas vivências e suas conexões, com possível ampliação e consolidação do entendimento sobre o assunto. As perguntas de entendimento das aulas são aplicadas ao término de cada aula, sendo, por exemplo, as seguintes questões: O que vocês mais gostaram da aula? O que vocês acham que poderia ser melhorado? Vocês sentiram alguma dificuldade durante a aula? O que mais lhes chamou a atenção? Existe alguma crítica que gostariam de fazer?
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