12/01/2011
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Conhecer reações químicas, ácidos, bases e solução.
Professor, na sala de aula, utilize a TV Pendrive (TV Multimídia) e mostre a imagem abaixo e questione os alunos: qual processo (ou ciclo) está sendo representado na imagem? Após questioná-los, oriente para que interajam entre si. Espera-se que os alunos respondam que a imagem representa a síntese do amoníaco. Especificamente, pode-se observar o ciclo (bioquímico) do nitrogênio contendo as diversas transformações que ocorrem entre os seres vivos e o reino mineral.
O professor pode ainda instigar indagando quais elementos químicos estão envolvidos no ciclo.
Para saber como utilizar a TVPendrive há um tutorial disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/ Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://noseaquimica.blogspot.com/ Acesso em: 18.out. 2010.
Após interagirem entre si e, responderem pode-se enfatizar que o amoníaco está presente no solo como resultado da decomposição da matéria orgânica e, que ao ser liberado no ar, passa a ser um dos componentes da atmosfera.
O professor analisa as respostas, aponta pistas, ao mesmo tempo, observa as interações e efetua anotações no livro para readequar o planejamento se necessário.
O que é síntese?
Nesta atividade os alunos devem elaborar um texto colaborativo sobre síntese química. Para tanto, podem ser organizados em três equipes. Em seguida, devem acessar o site http://pbworks.com/ e editar e produzir textos conforme a estratégia indicada para cada equipe. Disponibilizamos o tutorial com informações para que saibam como criar a escrita colaborativa: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/conteudo.htm Acesso em: 18.out. 2010.
Equipe 1: as descobertas que levaram ao conhecimento do ciclo do nitrogênio; a química do nitrogênio; as fontes de nitrogênio para a agricultura;
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-40422007000100039&script=sci_arttext Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://www.almanaquesonoro.com.br/quimica/index.php?option=com_content&view=article&id=104&Itemid=65 Acesso em: 18.out. 2010. (áudio)
Disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Qu%C3%ADmica/Nitrog%C3%AAnio Acesso em: 18.out. 2010.
Equipe 2: síntese da amônia; histórico e importância;
Disponível em: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/quimica/amonia.php Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1074/1/O-IMPACTO-DA-SINTESE-DA-AMONIA/Paacutegina1.html Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/obtencao-amonia-processo-haberbosch.htm Acesso em: 18.out. 2010.
Equipe 3: Representação das reações; dados biográficos de Haber e Bosch le Rossignol e Mittasch le Rossignol.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADntese_qu%C3%ADmica Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://encyclopedie-pt.snyke.com/articles/fritz_haber.html Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/fritz-haber.jhtm Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/fritz-haber-sintese-amonia.htm Acesso em: 18.out. 2010.
Ao concluírem a atividade, o professor organiza o debate em sala de aula para que socializem os resultados.
Para que cada equipe possa realizar este experimento, os alunos podem ser organizados em equipes compostas por quatro pessoas. Ao realizar o experimento "Ghost - Do outro lado da amônia" devem observar e identificar como ocorre a reação entre o ácido acético, presente no vinagre de cozinha, e uma solução de amônia. É pertinente que cada equipe discuta entre si as reações. Ao observarem as reações, os alunos devem registrar os diálogos afim de produzir bons relatórios.
O roteiro para realizar o experimento está disponível no recurso. Material necessário para realizar o experimento: Vinagre, água, fenolftaleína, Hidróxido de amônio, Papel toalha, Bolinhas de gude. 2 provetas(100mL e 10mL), 2 béqueres (1 litro e 50 mL), 1 frasco de vidro pequeno (papinha de bebê), Bastão de vidro, Pipeta de Pasteur (ou conta- -gotas) e elástico.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25583 Acesso em: 18.out. 2010.
Acesso em: 18.out. 2010.
Concluído os relatórios, o professor pode organizar um seminário para que dialoguem acerca das especificidades presentes nas reações químicas.
Nesta atividade os alunos devem produzir um texto colaborativo cuja finalidade é reconhecer a aplicação da síntese de produtos químicos no cotidiano. A atividade deve ser realizada no laboratório de informática e os alunos organizados em equipes quatro equipes. Para realizar a tarefa, devem acessar o vídeo, anotar no caderno as seguintes questões e respondê-las:
Equipe A: O que é necessário para produzir tanta comida? Como é possível alimentar tanta gente? E se toda a comida do mundo não for suficiente para alimentar a humanidade?
Equipe B: Que elementos são necessários para as plantas crescerem? Onde podem ser encontrados os elementos limitantes? Que possibilidades foram criadas pelos cientistas para enriquecer o solo e expandir o campo de plantação?
Equipe C: Qual a forma dos elementos limitantes? Como são constituídos os adubos? Que fontes de fertilizantes foram exploradas? Qual a contribuição do nitrogênio com o hidrogênio?
Equipe D: O que é a sintese de Fritz Haber? Qual a função do catalisador? Porque a invenção de Fritz Haber matou muitas pessoas? Qual a posição de Einstein quanto a invenção de Fritz Haber?
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27583 Acesso em: 18.out. 2010.
Disponibilizamos o tutorial do editor de textos Google Doc para saber como produzir o texto. Disponível em: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Os alunos podem ocupar os espaços da sala de aula, laboratório de informática ou biblioteca e pesquisar sobre a vida e obra de Fritz Haber e sua contribuição. Os alunos podem ser organizados em equipes compostas por quatro pessoas, acessar os sites indicados além dos livros, e realizar a pesquisa.
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1e/Fritz_Haber.png Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fritz_Haber Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=100-anos-de-sintese-da-amonia--a-descoberta-que-mudou-o-mundo&id=010160081014%A0 Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/a-sintese-da-amonia Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/fritz-haber-sintese-amonia.htm Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/biog/b0045.html Acesso em: 18.out. 2010.
Os resultados da pesquisa podem ser publicadas no blog de química da turma. O blog pode ser criado utilizando-se o link: http://www.blogger.com/start Acesso em: 18.out. 2010.
Ciências: Nesta disciplina o professor pode explorar as propriedades de elementos químicos como o Nitrogênio, Hidrogênio, etc.
Professor, para evidenciar quais conhecimentos apropriaram nesta aula, os alunos podem ser organizados em equipes compostas por seis pessoas e ocupar o espaço do laboratório de informática para realizar a atividade.
Pode-se propor que acessem o tutorial disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13080 Acesso em: 18.out. 2010, escrevam o roteiro para que possam produzir o Jornal Falado relatando os conceitos, características, reações e aplicação da sintese química. Para socializar os resultados podem apresentar o Jornal Falado de Química no anfiteatro, no pátio da escola ou na sala de aula.
O aluno indicado por cada equipe escolhe uma notícia e realiza a apresentação (semelhante ao noticiário de tevê ou rádio). Destaca o fato central da notícia. Pode se utilizar da criatividade e dramatizar a notícia. Após apresentarem a informação, podem emitir a opinião pessoal, falar sobre a importância da notícia, ou aspectos negativos.
Nesta atividade os alunos podem criar história em quadrinhos (HQ) para representar a síntese dos produtos químicos, a vida e obra de Fritz Haber. Sugerimos que organize os alunos em equipes compostas por cinco pessoas. Após pesquisarem, devem acessar o site e criar as histórias e incluir exemplos acerca da importância e características da síntese de produtos químicos. Os alunos podem utilizar o software HagáQuê (HQ) que foi criado para facilitar o processo de elaboração de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
Tutorial do HQ: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014107.ppt
O que é HQ: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/explicacao.php?lang=pt-BR
Site do HQ para criar as histórias: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Exemplo de HQ. Link: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas_assunto/quimica/quimica.php?pageNum_Recordset1Quimica=0&totalRows_Recordset1Quimica=12Acesso em: 18.out. 2010.
Após a realização desta tarefa, o professor pode solicitar às equipes que apresentem seus trabalhos à própria turma. Pode ainda sugerir que escaneiem os quadrinhos e insiram nos blogues que criaram.
Nome | Tipo |
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Ghost - Do outro lado da amônia: parte 1 :experimento prático | Experimento prático |
Tudo se transforma - Reações químicas - Os primórdios | Vídeo |
Tutorial para criar o Jornal Falado elaborado pela Professora Lígia Eckel. Disponível em: http://www.pedroapostolo.com.br/Imganes/Atividade%20Lingua%20Portuguesa.%206%20serie.pdf Acesso em: 18.out. 2010.
Neste texto há informações sobre o processo de Haber. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_Haber Acesso em: 18.out. 2010.
Disponível em: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Fritz_Haber/PDF_LT/LT_Texto_Fritz_Haber.pdf Acesso em: 18.out. 2010.
No site abaixo está disponível a Síntese de Amônia pelo Processo Haber Bosch.
Disponível em: http://guerraquimica.blogspot.com/2009/06/sintese-de-amonia-pelo-processo-haber.html Acesso em: 18.out. 2010.
A avaliação deve ocorrer de maneira diagnóstica, processual e continua.
O professor deve observar a participação na prática social inicial, o desenvolvimento e realização das atividades, formulação de conceitos, questionamentos e interações, apresentação do Jornal Falado, oralidade, criatividade, sensibilidade acerca do tema, profundidade de abordagem e uso de mídias que ilustrem da melhor forma as informações que desejam passar.
Os alunos podem ser orientados a construir um portfólio para registro diário de suas acerca do que e como aprenderam. Os relatos podem auxiliar o professor a perceber o percurso trilhado pelos alunos. O professor pode adotar o diálogo como forma de perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos.
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