Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com poemas e manual de instruções

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler um poema com expressividade. 

Exercitar a oralidade a partir da declamação de um poema.

Reconhecer as especificidades do gênero manual de instrução, através de atividades relacionadas.

Produzir um poema a partir de um manual de instruções

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha familiaridade com o gênero Poema.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor mostrará a imagem abaixo para os alunos

(Imagem retirada do site: http://www.upenter.com.br/blogs/timbunet/wp-content/uploads/2009/09/7537bruxa.jpg

e iniciará uma conversa a respeito da personagem apresentada, a qual será norteada pelas perguntas:

  • Quem aparece nesta imagem?
  • Como são fisicamente as bruxas?
  • Elas são bonitas?
  • Elas são pessoas bondosas?
  • O que as bruxas fazem de maldades?
  • Vocês conhecem histórias sobre bruxas? Quais?
  • Quais animais aparecem na figura e sempre acompanham as bruxas?
  • Como as bruxas se locomovem?

Momento 2

A partir dessa última pergunta, na qual os alunos irão reconhecer que as bruxas normalmente nas histórias "andam de vassouras", o professor trabalhará o poema abaixo.

Vassoural

A bruxa tem um jardim

plantadinho de vassouras.

Quando as vassouras se esticam,

amarelam bem maduras,

elas se largam no chão

e voam pela noite escura.

Varre, varre, vassourinha

varre o preto e mostra a lua,

varre a noite, limpa a estrela

poesia ninguém segura.

(Sylvia Orthof. A poesia é uma pulga. São Paulo, Atual, 1992. Poesia retirada do site: http://ludicalivros.blogspot.com/2010/07/vassoural.html

O professor lerá o poema acima em voz alta e pedirá que os alunos, coletivamente, também a leiam.

Em seguida, pedirá para eles ilustrarem o poema em folhas de ofício.

Além disso, ele pedirá para os alunos que se interessarem irem à frente da sala  declamar o poema, após um tempo de leitura.

Momento 3

As imagens, a seguir, serão projetada no data-show ou no reto projetor:

(Imagem retirada do site: http://revistaescola.abril.com.br/img/lingua-portuguesa/027-prova-brasil-lp-avassoura.jpg)   

O professor lerá as instruções de preparo e de uso da vassoura de bruxa, comentando-as e esclarecendo aos alunos que essas informações são úteis para ensinar as bruxas ou outros leitores a como utilizar a vassoura e também para advertir acerca de cuidados com esse produto.

Em seguida, os convidará a procurar em casa alguns manuais de instruções que ensinam a utilizar um aparelho como televisão, rádio, geladeira, DVD, etc.

Momento 4

Na aula seguinte, os alunos  levarão esses manuais para a sala e os mostrarão para os outros alunos, lendo algumas informações que eles escolherem.

Momento 5

O professor apresentará no data-show o manual de instrução de uma vassoura elétrica disponível no site: http://i.s8.com.br/images/manuais/homeappliances/21339165.pdf 

 

Após a leitura desse manual, os alunos responderão as perguntas abaixo em duplas:

  1. Esse manual apresenta instruções de montagem e uso de qual produto?
  2. Esse manual é dividido em quantas partes? Quais são elas?
  3. Como se usa essa vassoura?
  4. Cite alguns cuidados com a vassoura.
  5. Registre as possíveis causas do não funcionamento da vassoura

Momento 6

A última atividade proposta pelo professor será a escrita de um poema, semelhante ao lido por eles, abordando a temática do uso da vassoura.

Os alunos, em duplas, poderão escrever o poema com base no que aprenderam sobre as vassouras elétricas.

Recursos Complementares

O professor poderá também apresentar o vídeo sobre vassouras elétricas disponíveis no site: http://www.youtube.com/watch?v=D7e7NgxkwTQ 

Avaliação

O professor avaliará se os alunos compreenderam a estrutura do gênero manual de instrução a partir da apresentação dos manuais trazidos por eles e a partir da atividade de interpretação de um manual em duplas.

Avaliará, ainda, se os alunos foram capazes de escrever um pequeno poema abordando o produto vassoura.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Priscilla, Colégio O Bom Pastor , Maranhão - disse:
    priscilla.robertha@gmail.com

    17/11/2012

    Cinco estrelas

    Cara colega de profissão, adorei sua sequência e, com toda a sua licença, peguei o manual emprestado para colocar em uma avaliação. No próximo ano, vou aproveitar a sua sequência para trabalhar com os meus meninos. Gosto de aulas assim, que podem ter uma pitada de humor para fugir do convencional. Abraços!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.