O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com poemas e manual de instruções

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler um poema com expressividade. 

Exercitar a oralidade a partir da declamação de um poema.

Reconhecer as especificidades do gênero manual de instrução, através de atividades relacionadas.

Produzir um poema a partir de um manual de instruções

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha familiaridade com o gênero Poema.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor mostrará a imagem abaixo para os alunos

(Imagem retirada do site: http://www.upenter.com.br/blogs/timbunet/wp-content/uploads/2009/09/7537bruxa.jpg

e iniciará uma conversa a respeito da personagem apresentada, a qual será norteada pelas perguntas:

  • Quem aparece nesta imagem?
  • Como são fisicamente as bruxas?
  • Elas são bonitas?
  • Elas são pessoas bondosas?
  • O que as bruxas fazem de maldades?
  • Vocês conhecem histórias sobre bruxas? Quais?
  • Quais animais aparecem na figura e sempre acompanham as bruxas?
  • Como as bruxas se locomovem?

Momento 2

A partir dessa última pergunta, na qual os alunos irão reconhecer que as bruxas normalmente nas histórias "andam de vassouras", o professor trabalhará o poema abaixo.

Vassoural

A bruxa tem um jardim

plantadinho de vassouras.

Quando as vassouras se esticam,

amarelam bem maduras,

elas se largam no chão

e voam pela noite escura.

Varre, varre, vassourinha

varre o preto e mostra a lua,

varre a noite, limpa a estrela

poesia ninguém segura.

(Sylvia Orthof. A poesia é uma pulga. São Paulo, Atual, 1992. Poesia retirada do site: http://ludicalivros.blogspot.com/2010/07/vassoural.html

O professor lerá o poema acima em voz alta e pedirá que os alunos, coletivamente, também a leiam.

Em seguida, pedirá para eles ilustrarem o poema em folhas de ofício.

Além disso, ele pedirá para os alunos que se interessarem irem à frente da sala  declamar o poema, após um tempo de leitura.

Momento 3

As imagens, a seguir, serão projetada no data-show ou no reto projetor:

(Imagem retirada do site: http://revistaescola.abril.com.br/img/lingua-portuguesa/027-prova-brasil-lp-avassoura.jpg)   

O professor lerá as instruções de preparo e de uso da vassoura de bruxa, comentando-as e esclarecendo aos alunos que essas informações são úteis para ensinar as bruxas ou outros leitores a como utilizar a vassoura e também para advertir acerca de cuidados com esse produto.

Em seguida, os convidará a procurar em casa alguns manuais de instruções que ensinam a utilizar um aparelho como televisão, rádio, geladeira, DVD, etc.

Momento 4

Na aula seguinte, os alunos  levarão esses manuais para a sala e os mostrarão para os outros alunos, lendo algumas informações que eles escolherem.

Momento 5

O professor apresentará no data-show o manual de instrução de uma vassoura elétrica disponível no site: http://i.s8.com.br/images/manuais/homeappliances/21339165.pdf 

 

Após a leitura desse manual, os alunos responderão as perguntas abaixo em duplas:

  1. Esse manual apresenta instruções de montagem e uso de qual produto?
  2. Esse manual é dividido em quantas partes? Quais são elas?
  3. Como se usa essa vassoura?
  4. Cite alguns cuidados com a vassoura.
  5. Registre as possíveis causas do não funcionamento da vassoura

Momento 6

A última atividade proposta pelo professor será a escrita de um poema, semelhante ao lido por eles, abordando a temática do uso da vassoura.

Os alunos, em duplas, poderão escrever o poema com base no que aprenderam sobre as vassouras elétricas.

Recursos Complementares

O professor poderá também apresentar o vídeo sobre vassouras elétricas disponíveis no site: http://www.youtube.com/watch?v=D7e7NgxkwTQ 

Avaliação

O professor avaliará se os alunos compreenderam a estrutura do gênero manual de instrução a partir da apresentação dos manuais trazidos por eles e a partir da atividade de interpretação de um manual em duplas.

Avaliará, ainda, se os alunos foram capazes de escrever um pequeno poema abordando o produto vassoura.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Priscilla, Colégio O Bom Pastor , Maranhão - disse:
    priscilla.robertha@gmail.com

    17/11/2012

    Cinco estrelas

    Cara colega de profissão, adorei sua sequência e, com toda a sua licença, peguei o manual emprestado para colocar em uma avaliação. No próximo ano, vou aproveitar a sua sequência para trabalhar com os meus meninos. Gosto de aulas assim, que podem ter uma pitada de humor para fugir do convencional. Abraços!


REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.