12/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Realizar uma pesquisa, em diferentes fontes, sobre fábulas existentes em diversos contextos.
Reconhecer as principais ideias contidas no material pesquisado.
Identificar a moral relacionada à fábula pesquisada.
Realizar, em dupla, a síntese de uma fábula.
Confeccionar um livro de fábulas coletivo da turma, a partir das sínteses realizadas.
É necessario ter conhecimento sobre o gênero textual fábula.
1. Solicitar, anteriormente aos alunos, uma pesquisa sobre diversas fábulas em diferentes fontes.
a) A pesquisa poderá acontecer em casa, com o auxílio das famílias ou na própria escola, com o auxílio do professor. As fábulas poderão ser pesquisadas em: livros de literatura infantil, livros didáticos, sites da internet, CDs, DVDs e outros.
Livros para consulta:
livrariasolucao.com.br travessa.com.br
bichoesperto.com.br isabelvieira.com.br
Site para consulta: http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
variedadesnotaveis.blogspot.com quebarato.com.br
2. Selecionar, junto com os alunos, as fábulas pesquisadas de acordo com o título.
3. Após fazer a seleção, pedir a alguns alunos que leiam as fábulas pesquisadas.
PROFESSOR: A leitura deverá ser feita somente de uma fábula por título. Por exemplo: Três alunos pesquisaram uma mesma fábula, mas esta será lida somente uma vez.
4. Ao final de cada leitura, realizar uma discussão oral salientando as personagens, suas características e atitudes.
5. Conversar sobre as ideias principais da história apresentada ressaltando a sua MORAL.
6. Dividir os alunos em duplas e entregar o nome de uma fábula que foi pesquisada pela turma.
7. Pedir aos alunos que escrevam uma síntese sobre a fábula, ou seja, que recontem, com suas palavras a história que já foi trabalhada.
PROFESSOR: Essa atividade é muito rica, pois além de permitir a interação entre pares, possibilita que os alunos se posicionem por escrito, elaborando ideias e se expressando a partir do conhecimento que possuem sobre o assunto.
8. A atividade poderá ser feita numa folha de rascunho e, após a correção do professor, ser passada a limpo, individualmente, por cada membro da dupla. Nesse momento os alunos poderão, também, trocar informações sobre as correções realizadas.
9. Iniciar, junto com os alunos, a confeccção do livro de fábulas da turma.
Montando o livro
a) Título: Cada dupla poderá sugerir um título para o livro e depois será feita a seleção através de votação.
b) Capa: Assim como o título, cada dupla poderá criar uma capa e depois escolher a melhor, ou todos podem colaborar numa capa única. A capa poderá ser ilustrada através de desenhos ou colagens.
c) Escrever, coletivamente, um texto de apresentação para o livro.
PROFESSOR: Neste texto os alunos poderão relatar como o livro foi preparado, como eles se sentiram ao realizar cada etapa e o que esperam que as suas produções proporcionem aos seus leitores.
d) Não esquecer de colocar o nome dos autores do livro.
O livro poderá ser fotocopiado para que todos os alunos da turma possuam um exemplar ou, poderá ser confeccionado um único livro e o mesmo ficar na biblioteca da escola para possível consulta.
Fonte da imagem: juranaartespaineiselembrancas.blogspot.com
Projeto Fábulas: http://fabulas-2008.blogspot.com/2008/09/em-construo_23.html
Ao final das atividades propostas o professor avaliará se os alunos:
Realizaram uma pesquisa, em diferentes fontes, sobre fábulas existentes em diversos contextos.
Reconheceram as principais ideias contidas no material pesquisado.
Identificaram a moral relacionada à fábula pesquisada.
Realizaram, em dupla, a síntese de uma fábula.
Confeccionaram um livro de fábulas coletivo da turma, a partir das sínteses realizadas.
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