Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Verbs"

 

28/04/2011

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As características desta classe gramatical.

As características da classe e o uso da mesma em situações reais de comunicação.

Como os verbos são conjugados em biografias e outros gêneros textuais.

Duração das atividades
05 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer mais sobre as outras classes gramaticais. Para isso, acesse:

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u3.jhtm

 

Acesso em: 18/11/2010.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie esta sequência questionando os alunos o que eles sabem sobre Martin Luther King e Mahatma Gandhi. Faça perguntas sobre datas de nascimento, local, fatos notáveis referentes a essas pessoas.

Observação: Se achar necessário, diversifique as personalidades apresentadas nesta aula. Para ter acesso a biografia de outras personalidades, visitewww.biography.com   Acesso: 18/11/2010. 

Observação 2: Se os alunos não conhecerem as personalidades mostradas nesta aula, peça ao professor de História que ajude a apresentá-los, pois, tratam-se de pessoas importantes na história da humanidade.

 Apresente, depois de anotar no quadro os dados biográficos das duas personalidades, os seguintes textos:

Texto 1

Figura 1. Martin Luther King.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_SoOh7OuCLZQ/SNW62jGRDuI/AAAAAAAAAAw/rowPVQz11Ak/S660/martin+luther+King.jpg

Acesso: 18/11/2010.

Martin Luther King

Dr. Martin Luther King Jr. was born in Atlanta, Georgia, on January 15, 1929. Georgia and other southern states of the United States had been slow to give equal rights to African-Americans as well as poor whites and King wanted a change.When he became a minister in 1954, he began a long road of leadership using nonviolent methods. Many people joined his movement, and in 1963 he had a huge gathering of people to Washington D. C., to protest unfair government. Because of his efforts many rights were assured to all races.

Dr. King developed his ideas through his own experience, as well as through reading books by the American writer Henry David Thoreau and the Russian writer Leo Tolstoy. He especially admired the example of Mahatma Ghandi, who had successfully led a nonviolent revolution to free India of British rule.

At 35 years of age, Martin Luther King Jr. was the youngest man to ever receive a Nobel peace prize. He was awarded the prize in 1964 for helping Americans change unfair laws against African-American people. However, not everybody accepted his ideas. On April 4, 1968, at age 39, he was killed by an assassin's bullet.

Today, Dr. King's birthday is a holiday in the United States and is celebrated in honor of his struggle for democracy.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1703u2.jhtm

Acesso: 18/11/2010.

Texto 2

Figura 2. Gandhi.

Fonte: http://vivopelavida.com.br/wp-content/uploads/2009/05/gandhi1.jpg

Acesso: 18/11/2010.

Mohandas Karamchand Gandhi (October 2, 1869 – January 30, 1948) (Devanagari, Gujarati), called Mahatma Gandhi, was the charismatic leader who brought the cause of India's independence from British colonial rule to world attention. His philosophy of non-violence, for which he coined the term satyagraha has influenced both nationalist and international movements for peaceful change.By means of non-violent civil disobedience, Gandhi helped bring about India's independence from British rule, inspiring other colonial peoples to work for their own independence, ultimately dismantling the British Empire to replace it with the Commonwealth of Nations. Gandhi's principle of satyagraha (from Sanskrit satya: truth, and graha: grasp/hold), often translated as "way of truth" or "pursuit of truth", has inspired other democratic activists, including Martin Luther King, Jr., John Lennon and the 14th Dalai Lama. He often said that his values were simple; drawn from traditional Hindu beliefs: truth (satya), and non-violence (ahimsa). His auto-biography, "The story of my experiments with truth" reveals his inner persona and reflections on his early life.He was assassinated in Birla house, New Delhi, on January 30, 1948 by Nathuram Godse, a Hindu radical who held him responsible for weakening the new government by insisting upon a payment to Pakistan.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1703u2.jhtm

Acesso:18/11/2010.

Incentive os alunos a fazerem a leitura dos textos apresentados. Depois, questione-os:

What kind of text are them?

Are they written in the past, present or future?  Can you explain your answer?

Os alunos deverão notar que os textos em questão são biografias. Explique que biografias são textos que contam os fatos mais importantes da vida pessoal/profissional de um ser humano e, por isso, são escritas no tempo passado. Se for necessário, peça aos alunos que identifiquem trechos dos textos que possam ilustrar essas afirmações.

Exemplos:

Texto 1 -

"Dr. Martin Luther King Jr. was born in Atlanta, Georgia, on January 15, 1929"

"On April 4, 1968, at age 39, he was killed by an assassin's bullet."

Texto 2 -

"He was assassinated in Birla house, New Delhi, on January 30, 1948 by Nathuram Godse"

Os termos que mostram datas são fortes indicadores de que o texto se refere ao passado.

Observação: Para mais informações sobre biografias, visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biografia

 Acesso: 18/11/2010.

Figura 3. Imagem do recurso.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biografia

Acesso: 18/11/2010

Para que haja um melhor entendimento dos textos apresentados, explique aos alunos como é feito o tempo passado  (Simple Past) na Língua Inglesa.

Distribua o seguinte handout para os alunos (disponível no link:) https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/simple-past-handout

Acesso:18/11/2010.

Este handout traz informações sobre a estrutura e uso do Simple Past, tempo verbal comum nas biografias. Para passar informações sobre verbos irregulares, mostre a eles a seguinte lista:

Figura 4. Imagem da lista.

Fonte: http://www.sk.com.br/sk-irrve.html

Acesso: 18/11/2010.

Em seguida, incentive os alunos a identificarem mais semelhanças entre as duas biografias acima citadas. Peça-os que tomem nota dessas semelhanças e que as compare com biografias conhecidas por eles. A presença de datas, nomes de lugares, e a citação de fatos no passado deverão ser citados.

Atividade Complementar:

Encoraje os aprendizes a redigirem biografias de pessoas conhecidas por eles (amigos, familiares ou colegas de classe). Peça-os que tragam fotos ou qualquer recurso que possa ajudar a ilustrar o trabalho. Deixe claro que o texto deverá ser escrito e mostrado em um recurso de modo que toda a turma possa ver sem maiores problemas. Não se esqueça de orientá-los na preparação para a produção escrita: é aconselhável que eles esbocem suas ideias em tópicos, listando as informações essenciais que serão transformadas em texto.

Determine uma aula para que esses trabalhos sejam expostos oralmente. Observe, principalmente, o uso dos verbos no tempo passado.

Essa atividade é bastante motivadora, pois, ao citar pessoas com as quais convivem, os alunos sempre se interessam, transformando a atividade em um momento criativo.

Sugestão: Se achar necessário, visite a aula postada no Portal do Professor sobre biografias. Para isso, visite: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7290  Acesso: 18/11/2010. 

 

Aula 2

Para internalizar o conhecimento sobre os verbos no passado, promova o seguinte game com os aprendizes:

http://eslplayground.com/middle/eyes-shut/

Acesso:18/11/2010.

Este game é interessante e promove uma interação entre os alunos, já que deve ser feito em grupo. Atente que o jogo é explicado usando o tempo verbal Presente Perfect, porém, o Simple Past deverá ser usado.

Corrija qualquer erro e esclareça dúvidas sobre o vocabulário usado na brincadeira. Aproveite o momento e atente-se para a habilidade linguística dos alunos. Se achar necessário permita o uso de dicionários bilíngues.

Aulas 3 e 4

Nesta aula, divida a sala em dois grandes grupos.

Incentive-os a pesquisarem sobre outros gêneros textuais que apresentem verbos nos tempos presente e futuro. Sorteie os temas entre os grupos e siga os passos a seguir para instruir os alunos:

-explique o que é gênero textual.

- para ter mais informações sobre o que é gênero textual acesse: http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-presentation

Acesso:18/11/2010.

- deixe os alunos escolherem um exemplo do gênero textual 'música, que use, predominantemente, os verbos no presente e no futuro.

- cada grupo deverá também pesquisar sobre a forma e uso dos verbos no presente e futuro.

- dê sugestões de sites para que os alunos façam a pesquisa. Caso não haja acesso a um laboratório de informática indique livros e revistas para que os alunos pesquisem. Observe os seguintes sites para dar como sugestão aos alunos:

http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-presentation

http://www.englishpage.com/verbpage/simplepresent.html

http://www.englishpage.com/verbpage/simplefuture.html

http://dicasingles.blogspot.com/2007/03/simple-present.html

Sites acessados em: 18/11/2010.

- em seguida, encoraje os aprendizes a organizarem exercícios de listening  com as músicas escolhidas.

Aula 5

Na aula 5 deverá ocorrer as apresentações das músicas e os exercícios preparados por eles. Determine um tempo de 20 minutos para que cada grupo exponha seu trabalho. Deixe claro que durante todo o tempo a Língua Inglesa deverá ser usada.

Recursos Complementares

Para ter acesso a mais biografias em Inglês, acesse:

http://www.battlecentral.xpg.com.br/forum/showthread.php?t=43869

Para ter acesso a um dicionário eletrônico, visite:

www.dictionary.com

Para mais informações sobre a formação dos diversos tempos verbais em Inglês, visite:

http://esl.about.com/od/grammarstructures/a/verb_formation.htm

Sites acessados em 18/11/2010.

Avaliação

A avaliação desta sequência deverá ser feita através das habilidades orais.

Divida a sala em grupos, de no máximo 4 pessoas. Cada grupo deverá produzir três pequenos diálogos, cada um dos textos deverá ter predominantemente a presença de verbos no passado, presente e futuro. Esclareça que eles deverão entregar, com antecedência, cópias escritas dessas produções para que haja um feedback. Logo depois, retire trechos importantes, principalmente com presença de verbos, e entregue os textos para grupos diferentes dos que os produziu.

Cada grupo deverá completar os textos com as informações necessárias e reproduzi-los oralmente para o resto da sala. Observe a pronúncia, o uso dos verbos e a capacidade linguística usada pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.