16/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Promover situações de leitura e de escrita de enredos de histórias.
Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso do musical “O Fantasma da Ópera”.
Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades e outras circunstâncias de interlocução.
Desenvolver habilidades de descrição, análise e interpretação de imagens (textos não verbais).
É preciso que os alunos:
. reconheçam o teatro musical como um espetáculo, que se é contado uma história.
. conheçam e diferenciem os tipos de discurso que existem: direto, indireto e indireto livre.
. saibam os elementos que fazem parte da narração: personagem, narrador, espaço, tempo, conflito, enredo, eixo progressivo.
Professor,
Mesmo sem se dar conta, todos os dias ao entrar na sala de aula, você e seus alunos tomam emprestados alguns recursos da linguagem teatral. O teatro pode ser usado também como uma ferramenta pedagógica e o musical é uma das faces do teatro. Pode-se agregar a expressão corporal, a musicalidade e o desenvolvimento da linguagem.
O contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados. Desse modo, apresente para seus alunos um musical mundialmente conhecido, para que conheçam a história.
Fale para seus alunos sobre "O Fantasma da Ópera". Relate brevemente para seus alunos alguns aspectos significativos da história, bem como o contexto que a obra foi criada.
http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/12103-o-fantasma-da-opera.htm (Acesso em 10/10/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Fantasma_da_%C3%93pera (Acesso em 11/10/2010) - Informações sobre a obra "O Fantasma da Ópera"
Selecione algumas imagens e faça uma apresentação em slides para que os alunos possam visualizar algumas cenas ou imagens significativas da história. Eis algumas sugestões:
http://www.katharsis.blogger.com.br/2004_10_01_archive.html (Acesso em 10/10/2010)
http://www.bastaclicar.com.br/musica/fotos.asp?id_artista=394 (Acesso em 10/10/2010)
http://ofantasmadaopera.blog.terra.com.br/2008/09/22/continuacao-do-fantasma-da-opera (Acesso em 10/10/2010)
http://www.bastaclicar.com.br/musica/fotos.asp?id_artista=394 (Acesso em 10/10/2010)
http://www.adorocinema.com/filmes/fantasma-da-opera (Acesso em 10/10/2010)
http://www.bastaclicar.com.br/musica/fotos.asp?id_artista=394 (Acesso em 10/10/2010)
Convide o colega da área de Música de sua escola e peça para que ele apresente algumas músicas que integram o musical. Além dele, seria interessante a participação do professor da área de língua estrangeira neste momento. Eis uma indicação de um endereço eletrônico com a seleção de músicas referentes ao "Fantasma da Ópera":
http://letras.terra.com.br/fantasma-da-opera/ (Acesso em 10/10/2010)
O professor de língua estrangeira poderá levar os alunos ao laboratório de informática para apresentar aos alunos o site oficial inglês "O Fantasma da Ópera". Em Recursos Complementares, há a referência desse site.
Depois, para aguçar a curiosidade dos seus alunos, apresente o trailer do filme.
http://mais.uol.com.br/view/a56q6zv70hwb/o-fantasma-da-opera-040266CCC983A6?types=A& (Acesso em 10/10/2010)
Você pode também desenvolver um trabalho a partir do trailer. Há, no Portal do Professor, uma aula de minha autoria que o auxiliará nessa prática. Acesse-a:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20094 (Acesso em 11/10/2010)
Após assistirem ao trailer e a sua explanação, peça que os alunos falem das impressões que tiveram sobre o que assistiram.
O que assistiram possibilita o conhecimento global da história? As pistas textuais oferecem informações importantes sobre a história? Recupere com os alunos os elementos da narrativa que eles observaram.
1. Nome do filme
2. Onde se passa a história? (Espaço)
3. Quando acontece a história? (Tempo)
4. Quais personagens podem ser enumerados? (Protagonistas/Antagonistas/Secundárias)
5. Como é a história? (Enredo)
6. Que fatos mais chamaram a atenção no trailer do filme? (Eixo Progressivo)
7. Quem conta a história? (Narrador)
Liste-os para depois fazerem a confirmação dos dados em um momento posterior.
Professor,
Convide seus alunos para assistirem ao filme "O Fantasma da Ópera". Assim, além de conhecerem a história como um todo, confirmarão ou não as hipóteses textuais levantadas na aula anterior.
http://babs886.wordpress.com/2009/01/24/il-fantasma-dellopera (Acesso em 10/10/2010)
Professor,
Está disponibilizado o download gratuito do filme. Eis o endereço eletrônico para fazê-lo:
http://www.acheidownload.biz/2008/12/filme-o-fantasma-da-opera-download (Acesso em 10/10/2010)
Após a exibição do filme, peça para os alunos recontarem a história assistida, não se esquecendo de utilizar os elementos da narrativa. Peça para que eles escrevam, utilizando o discurso indireto. A elaboração textual poderá ser feita coletivamente. Observe como os alunos se expressam oralmente, se as ideias apresentadas obedecem à lógica e à coerência da história assistida. Além disso, verifique o tipo de vocabulário que os alunos estão fazendo uso, se privilegiam a modalidade formal ao se expressar, se fazem a transposição correta da linguagem informal para a formal.
Depois, peça para que eles escrevam o enredo da história. É importante que os alunos saibam, com propriedade, o que seja um enredo de uma história. Ao fazê-lo, verifique a habilidade dos alunos em escrever com concisão e objetividade. No site a seguir, há a explicação e as partes que compõem um enredo:
http://www.brasilescola.com/redacao/construcao-enredo.htm (Acesso em 11/10/2010)
Promova a troca dos textos entre os alunos. Peça para que cada um leia o texto elaborado pelo colega e que proponha correções, se necessário. Destroque os textos e peça que os alunos autores façam a revisão textual.
Professor,
Organize os alunos em grupos. Divida em partes a história que eles recriaram a partir do filme "O Fantasma da Ópera" , de modo que cada parte fique com um grupo.
Peça para que cada grupo escreva uma encenação da parte do texto. Para ajudá-lo a orientar os alunos na elaboração de um texto teatral, acesse:
http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html (Acesso em 11/10/2010)
Promova a leitura do texto do teatro elaborado pelos alunos. Convide alguns deles para fazerem a leitura oral.
Observe se o teatro foi bem escrito, se os diálogos apresentam coerência e verifique também a leitura oral de seus alunos. Se há fluência, se observam a pontuação usada, se há boa entonação e ritmo.
Depois, proponha aos alunos que transformem o texto teatral em um espetáculo a ser apresentado para a escola e para a comunidade escolar. Mobilize os professores de Música, Arte e de Língua Estrangeira para auxiliar os alunos.
Divida os alunos em novos grupos: Personagens/atores, sonoplastas, figurinistas, cenógrafos e contra-regras. Cada aluno escolherá uma função a ser executada. É fundamental a participação e o envolvimento de todos eles.
Promova os ensaios. Observe a expressão corporal, a dicção, a expressividade na voz e nas ações. Se a escola não tiver um profissional da área das Artes Cênicas, convide alguém que esteja envolvido com o teatro para ajudar os alunos nos ensaios.
Verifique a seleção musical feita pelos alunos. Estimule-os a eles mesmos tocarem com seus instrumentos musicais, caso eles tenham e saibam. Auxilie-os na obtenção de figurinos para a peça e os ajude na criação dos cenários. A parceria com os outros professores de outras áreas do conhecimento será fundamental para o sucesso da apresentação.
No ensaio geral, fotografe os alunos encenando com os figurinos e com o cenário colocado ou peça para que eles o façam. As fotos servirão para um "FotoLivro" da peça a ser encenada. Poderá ser usado tanto para a divulgação do espetáculo, quanto para os livretos a serem distribuídos para os expectadores. Veja como fazê-lo:
http://claudinha-feitoamo.blogspot.com/2009/09/como-fazer-um-fotolivro-parte-1.html (Acesso em 11/10/2010)
Professor,
É hora do espetáculo! Convide os alunos de outras turmas e os professores para assistirem à peça. Não se esqueça de convidar a comunidade escolar e os familiares dos integrantes do teatro.
Não se esqueça de organizar com seus alunos uma exposição de fotos, da parte escrita do projeto, enfim, de tudo aquilo que contribuiu para a execução do trabalho.
Antes da apresentação, peça que alguns alunos que não estão envolvidos diretamente com a encenação, expliquem para os expectadores o projeto desenvolvido a partir do musical "O Fantasma da Ópera". É importante que os alunos contextualizem a história e relatem aos presentes as condições de produção do teatro.
Peça para os alunos homenagearem os professores e profissionais envolvidos. É importante valorizar o sentimento de gratidão e o reconhecimento pela valorosa ajuda.
Registre toda a apresentação. Em um momento posterior a ela , os alunos envolvidos poderão assistir´à própria performance e avaliá-la.
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Fantasma_da_%C3%93pera (Acesso em 10/10/2010) - Contextualização, sinopse da história e aspectos relevantes do enredo
http://www.thephantomoftheopera.com/london/ (Acesso em 10/10/2010) - Site Oficial da ópera em Londres
http://piquiri.blogspot.com/2006/10/discurso-direto-e-indireto.html (Acesso em 11/10/2010) - Sobre Discurso Direto e Indireto
Acima, constam sugestões de links para enriquecer a sequência didática, professor.
Professor,
Avalie nas produções de textos, as características dos textos teatrais e narrativos em discurso indireto, levando em consideração os critérios especificados na elaboração de uma peça teatral, o vocabulário utilizado, a utilização de sinônimos e o uso de recursos coesivos.
Observe a autonomia dos grupos de realizarem a correção de seus próprios textos, revisando elementos em estudo da língua que foram utilizados em suas produções.
Avalie a maturidade do aluno acerca da aceitação do papel designado a ele e desempenhado por ele na peça. É importante lembrar que todos os alunos devem, de alguma forma, estar envolvidos nas propostas, mesmo ocupando papéis secundários ou atuando como sonoplastas, divulgadores, de forma a serem avaliados por igual.
É fundamental que os professores de outras áreas que se envolveram nessa proposta também pensem em estratégias de avaliação conjunta e específica em relação ao desempenho dos alunos.
Não se esqueça, professor, de dar voz aos alunos para avaliar e apontar os aprendizados efetivos que tiveram, fazer proposições em relação à melhoria de sua expressão escrita e de leitura.
Cinco estrelas 1 classificações
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23/09/2014
Cinco estrelasApós escolher a obra como elemento a ser trabalhado num projeto da escola onde sou bolsista do PIBID, a proposta da profa Cristiane Neri Horta, conseguiu me subsidiar com elementos que me ajudarão a trabalhar de forma interdisciplinar com os alunos.