26/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Identificar as características da focalização (ponto de vista do narrador) e da modalização (voz narrativa).
Desenvolver uma interpretação dos textos, a partir dos variados pontos de vista dos narradores e relacioná-los entre si.
Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s).
Perceber a escrita e a oralidade como duas possibilidades de apropriação dos recursos da língua e de construção de textos.
Problematizar outras possibilidades de uso da língua em combinação com outros
Para desenvolver esta proposta de trabalho, os alunos devem ter:
. domínio de habilidades de leitura e de escrita.
. habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.
. domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
. habilidade de identificação de informações explícitas.
Além disso, é preciso que os alunos já conheçam a história "Alice no país das Maravilhas".
Professor,
Contar histórias é um meio eficiente de transmitir uma ideia, de levar novos conhecimentos e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. Todo bom contador de histórias deve ser também um bom ouvinte de si mesmo, do mundo e de outras pessoas. Quem conta histórias deve ser sensível para ouvir e falar. Contar simplesmente porque gosta de contar. O narrador deve estar ciente de que o importante é a história. Além disso, uma mesma história pode ser contada e escrita de várias maneiras e jeitos diferentes.
Convide seus alunos para assistirem a um video sobre o despertar de um interesse por uma determinada história e a busca por outras versões e outros recontos sobre a mesma.
http://www.revistabrasileiros.com.br/digitais/ (Acesso em 16/10/2010)
Após a execução do vídeo, leve seus alunos para o laboratório de informática para que eles pesquisem as variadas versões da história de Alice no país das Maravilhas.
Eis algumas sugestões de links a serem utilizados nesse momento:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas (Acesso em 16/10/2010)
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alicep.html (Acesso em 16/10/2010)
http://www.disney.com.br/filmes/dvd/alicenopaisdasmaravilhas/ (Acesso em 16/10/2010)
Depois de realizarem as buscas por novas versões e releituras da história, converse com seus alunos sobre essa possibilidade de recriar uma mesma história para um público diferente. A mesma ideia traduzida em múltiplas possibilidades.
Proponha para seus alunos que recriem a história da Alice em contextos brasileiros diversos e para públicos diferentes. Faça algumas sugestões e ouça outras dos alunos também. Eis algumas:
Professor, note que a personagem central permanecerá nas histórias que os alunos criarão. Porém, para cada história uma nova personalidade e novas características físicas poderão ser criadas para a protagonista. Além disso, de acordo com cada tema, os personagens que participarão da trama deverão ser criados de acordo com o contexto que estarão inseridos. O espaço e o tempo da narrativa deverão corresponder ao tema escolhido.
Convidar os professores das áreas de Geografia e História é fundamental para que auxiliem os alunos na construção e na contextualização da história.
Divida os alunos em grupos, de modo que cada um fique ou escolha um tema diferente dos sugeridos. Converse com os alunos e explique a importância de se planejar a história antes de escrevê-la. É fundamental também analisar as possibilidades de ação e de personagens que farão parte da história. O ato de escrever a história será uma mera consequência de um bom planejamento e análise apurada das possibilidades.
Uma forma interessante e precisa que os alunos podem fazer uso, é a criação e o planejamento da história a partir de uma storyboard. Há uma aula de minha autoria sobre esse assunto, que disponibilizo a seguir:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19941 (Acesso em 17/10/2010)
Professor,
É o momento de cada grupo planejar a história. Incentive-os a fazer o planejamento por escrito, para que as ideias não se percam. É importante fazer registros, mesmo que estes depois não sejam usados integralmente.
Peça que criem o perfil de cada personagem: características físicas e psicológicas. Estimule-os a escreveram textos descritivos não só em relação às personagens, mas também evidenciando o espaço que a história vai acontecer.
Convide o colega da área de Artes para auxiliar os alunos na criação dos storyboards e nas ilustrações que farão parte das histórias.
Professor,
Cada grupo com o seu próprio planejamento, já estará apto a escrever a história. Peça que os alunos a dividam em capítulos e que os ilustrem também. O colega de Artes, mais uma vez, pode ser convidado para auxiliar os alunos.
As ilustrações podem ser feitas de variadas técnicas:
http://mostracoisasdealice.blogspot.com/2010/02/colagens-adriana-peliano.html (Acesso em 17/10/2010)
2. Desenho a nanquim
http://nostalgico-allstar-vermelho.blogspot.com/2010/05/alice-no-pais-das-maravilhas-e-do-outro.html (Acesso em 17/10/2010)
3. Aquarela
http://www.janamagalhaes.com/2009/10/09/alice-no-pais-das-maravilhas/ (Acesso em 17/10/2010)
4. Desenho com lápis de cor
http://lyrotten.blogspot.com/ (Acesso em 17/10/2010)
5. Desenho em mangá
http://media.photobucket.com/image/Alice+mang%C3%A1/erikajones18/Alice_manga.jpg (Acesso em 17/10/2010)
Enfim, tudo dependerá da criatividade dos grupos e se a técnica a ser utilizada, corresponde ao conteúdo e ao estilo da história criada.
Não se esqueça de, ao finalizarem as histórias, as obras criadas deverão ser lidas pelos colegas, para que conheçam o que cada grupo escreveu e que ainda, possam fazer as possíveis correções para que o texto se aprimore e, posteriormente, que os próprios autores façam a retextulização das histórias.
Professor,
Organize uma exposição dos trabalhos dos alunos em um espaço especial da escola, se possível, próximo à biblioteca ou dentro dela mesmo, com todas as versões da história de Alice encontradas pela turma e, principalmente, com as novas versões criadas pelos grupos.
Exponha também os planejamentos que cada grupo fez, os registros e os storyboards feitos durante essa etapa.
Convide a comunidade escolar para visitarem a exposição. Divulgue a exposição no jornal da escola, na midia impressa e em outras mídias de sua cidade. É importante divulgar os trabalhos de seus alunos. É uma forma de incentivar novas criações, novas versões, leituras, não só da obra "Alice", mas de outras conhecidas e apreciadas pelos leitores.
Para enriquecer o seu trabalho e ampliar seus conhecimentos, acesse os endereços eletrônicos a seguir:
http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2006/sistema06/60.pdf (Acesso em 17/10/2010) - Interlocução textual
http://lportuguesa.malha.net/content/view/30/1/
(Acesso em 17/10/2010) - sobre texto descritivo
http://expressinhodoeducador.blogspot.com/2010/10/ler-faz-crescer.html (Acesso em 20/10/2010) - Projeto de utilização da leitura e da contação de histórias como uma prática pedagógica e cadastro de professores para aquisição gratuita de livros literários
Professor,
Compare as relações feitas pelos alunos entre os textos apresentados e a produção escrita . Avalie como eles fazem essas relações, que elementos dos textos são abordados e quais as contribuições extras que eles possuem.
Verifique a qualidade das informações existentes, como se dá a vinculação gramatical (coesão) e semântica (coerência) no texto. Discuta, individualmente, o que poderia ser alterado, caso fosse necessário, para que o texto ficasse mais adequado à proposta sugerida.
Peça aos alunos que façam uma análise dos aprendizados que acham ter desenvolvido ao longo desse trabalho e o que deveria ser ainda melhor desenvolvido. Que sugestões teriam para o êxito nos próximos trabalhos? Em relação ao desempenho escrito, quais as dificuldades detectadas por eles? Diante desses aspectos apontados pelos alunos, estabeleça uma linha de intervenção e de orientação para ajudar na melhoria da escrita dos alunos.
Por fim, verifique os aspectos predominantes da língua formal e as variantes linguísticas, presentes nesse tipo de texto.
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