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Elaboração da história e o processo de interlocução

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as características da focalização (ponto de vista do narrador) e da modalização (voz narrativa).

Desenvolver uma interpretação dos textos, a partir dos variados pontos de vista dos narradores e relacioná-los entre si.

Construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s).

Perceber a escrita e a oralidade como duas possibilidades de apropriação dos recursos da língua e de construção de textos.

Problematizar outras possibilidades de uso da língua em combinação com outros

Duração das atividades
4 aulas geminadas ( 1 hora e 40 minutos cada) - 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para desenvolver esta proposta de trabalho, os alunos devem ter:

. domínio de habilidades de leitura e de escrita.

. habilidade de comunicar com concisão as informações de seu interesse.

. domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.

. habilidade de identificação de informações explícitas.

Além disso, é preciso que os alunos já conheçam a história "Alice no país das Maravilhas".

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Contar histórias é um meio eficiente de transmitir uma ideia, de levar novos conhecimentos e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. Todo bom contador de histórias deve ser também um bom ouvinte de si mesmo, do mundo e de outras pessoas. Quem conta histórias deve ser sensível para ouvir e falar. Contar simplesmente porque gosta de contar. O narrador deve estar ciente de que o importante é a história. Além disso, uma mesma história pode ser contada e escrita de várias maneiras e jeitos diferentes.

Convide seus alunos para assistirem a um video sobre o despertar de um interesse por uma determinada história e a busca por outras versões e outros recontos sobre a mesma.

http://www.revistabrasileiros.com.br/digitais/ (Acesso em 16/10/2010) 

Após a execução do vídeo, leve seus alunos para o laboratório de informática para que eles pesquisem as variadas versões da história de Alice no país das Maravilhas.

Eis algumas sugestões de links a serem utilizados nesse momento:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas (Acesso em 16/10/2010) 

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alicep.html (Acesso em 16/10/2010) 

http://www.disney.com.br/filmes/dvd/alicenopaisdasmaravilhas/ (Acesso em 16/10/2010) 

Depois de realizarem as buscas por novas versões e releituras da história, converse com seus alunos sobre essa possibilidade de recriar uma mesma história para um público diferente. A mesma ideia traduzida em múltiplas possibilidades.

Proponha para seus alunos que recriem a história da Alice em contextos brasileiros diversos e para públicos diferentes. Faça algumas sugestões e ouça outras dos alunos também. Eis algumas:

  1. Alice nas terras brasileiras - uma aventura na Floresta Amazônica
  2. Alice nos morros cariocas - convivência com o submundo do tráfico
  3. Alice no Planalto Central - viagem às Chapadas
  4. Alice na Estrada Real - viagem ao tempo do ciclo do ouro
  5. Alice e as maravilhas do nordeste - a descoberta das riquezas culturais

Professor, note que a personagem central permanecerá nas histórias que os alunos criarão. Porém, para cada história uma nova personalidade e novas características físicas poderão ser criadas para a protagonista. Além disso, de acordo com cada tema, os personagens que participarão da trama deverão ser criados de acordo com o contexto que estarão inseridos. O espaço e o tempo da narrativa deverão corresponder ao tema escolhido.

Convidar os professores das áreas de Geografia e História é fundamental para que auxiliem os alunos na construção e na contextualização da história.

Divida os alunos em grupos, de modo que cada um fique ou escolha um tema diferente dos sugeridos. Converse com os alunos e explique a importância de se planejar a história antes de escrevê-la. É fundamental também analisar as possibilidades de ação e de personagens que farão parte da história. O ato de escrever a história será uma mera consequência de um bom planejamento e análise apurada das possibilidades.

Uma forma interessante e precisa que os alunos podem fazer uso, é a criação e o planejamento da história a partir de uma storyboard. Há uma aula de minha autoria sobre esse assunto, que disponibilizo a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19941 (Acesso em 17/10/2010) 

Aula 2

Professor,

É o momento de cada grupo planejar a história. Incentive-os a fazer o planejamento por escrito, para que as ideias não se percam. É importante fazer registros, mesmo que estes depois não sejam usados integralmente.

Peça que criem o perfil de cada personagem: características físicas e psicológicas. Estimule-os a escreveram textos descritivos não só em relação às personagens, mas também evidenciando o espaço que a história vai acontecer.

Convide o colega da área de Artes para auxiliar os alunos na criação dos storyboards e nas ilustrações que farão parte das histórias.

Aula 3

Professor,

Cada grupo com o seu próprio planejamento, já estará apto a escrever a história. Peça que os alunos a dividam em capítulos e que os ilustrem também. O colega de Artes, mais uma vez, pode ser convidado para auxiliar os alunos.

As ilustrações podem ser feitas de variadas técnicas:

  1. Colagens

http://mostracoisasdealice.blogspot.com/2010/02/colagens-adriana-peliano.html (Acesso em 17/10/2010) 

2. Desenho a nanquim

http://nostalgico-allstar-vermelho.blogspot.com/2010/05/alice-no-pais-das-maravilhas-e-do-outro.html (Acesso em 17/10/2010) 

3. Aquarela

http://www.janamagalhaes.com/2009/10/09/alice-no-pais-das-maravilhas/ (Acesso em 17/10/2010) 

4. Desenho com lápis de cor

http://lyrotten.blogspot.com/ (Acesso em 17/10/2010) 

5. Desenho em mangá

http://media.photobucket.com/image/Alice+mang%C3%A1/erikajones18/Alice_manga.jpg (Acesso em 17/10/2010) 

Enfim, tudo dependerá da criatividade dos grupos e se a técnica a ser utilizada, corresponde ao conteúdo e ao estilo da história criada.

Não se esqueça de, ao finalizarem as histórias, as obras criadas deverão ser lidas pelos colegas, para que conheçam o que cada grupo escreveu e que ainda, possam fazer as possíveis correções para que o texto se aprimore e, posteriormente, que os próprios autores façam a retextulização das histórias.

Aula 4

Professor,

Organize uma exposição dos trabalhos dos alunos em um espaço especial da escola, se possível, próximo à biblioteca ou dentro dela mesmo, com todas as versões da história de Alice encontradas pela turma e, principalmente, com as novas versões criadas pelos grupos.

Exponha também os planejamentos que cada grupo fez, os registros e os storyboards feitos durante essa etapa.

Convide a comunidade escolar para visitarem a exposição. Divulgue a exposição no jornal da escola, na midia impressa e em outras mídias de sua cidade. É importante divulgar os trabalhos de seus alunos. É uma forma de incentivar novas criações, novas versões, leituras, não só da obra "Alice", mas de outras conhecidas e apreciadas pelos leitores.

Recursos Complementares

Para enriquecer o seu trabalho e ampliar seus conhecimentos, acesse os endereços eletrônicos a seguir:

http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2006/sistema06/60.pdf (Acesso em 17/10/2010)    - Interlocução textual

http://lportuguesa.malha.net/content/view/30/1/

(Acesso em 17/10/2010) - sobre texto descritivo 

http://expressinhodoeducador.blogspot.com/2010/10/ler-faz-crescer.html (Acesso em 20/10/2010) - Projeto de utilização da leitura e da contação de histórias como uma prática pedagógica e cadastro de professores para aquisição gratuita de livros literários 

Avaliação

Professor,

Compare as relações feitas pelos alunos entre os textos apresentados e a produção escrita . Avalie como eles fazem essas relações, que elementos dos textos são abordados e quais as contribuições extras que eles possuem.

Verifique a qualidade das informações existentes, como se dá a vinculação gramatical (coesão) e semântica (coerência) no texto. Discuta, individualmente, o que poderia ser alterado, caso fosse necessário, para que o texto ficasse mais adequado à proposta sugerida.

Peça aos alunos que façam uma análise dos aprendizados que acham ter desenvolvido ao longo desse trabalho e o que deveria ser ainda melhor desenvolvido. Que sugestões teriam para o êxito nos próximos trabalhos? Em relação ao desempenho escrito, quais as dificuldades detectadas por eles? Diante desses aspectos apontados pelos alunos, estabeleça uma linha de intervenção e de orientação para ajudar na melhoria da escrita dos alunos.

Por fim, verifique os aspectos predominantes da língua formal e as variantes linguísticas, presentes nesse tipo de texto.

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