Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ecologia: Cadeias, Redes Alimentares e Fluxo de Energia - Ensino Especial - Deficientes Visuais

 

21/06/2012

Autor e Coautor(es)
Wania Aparecida Christinelli
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Antonio Rogério Bernardo, Karina Omuro Lupetti, André Farias de Moura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Abordar conceitos básicos sobre  ecologia: cadeias alimentares (relações alimentares), desequilíbrios ocasionados na cadeia alimentar, fluxo energértico e decomposição.

Conteúdo:

- Ecologia;

- Fatores bióticos e abióticos;

- Habitat e nicho ecológico;

- Cadeia alimentar (produtores, consumidores e decompositores)

- Níveis tróficos - Fluxo de energia

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No início da aula discute-se conceitos como fatores bióticos e abióticos, habitat e nicho ecológico. O tema cadeia alimentar é abordado, principalmente, questionando o conhecimento prévio dos alunos em relação à base trófica da cadeia e seus demais níveis, no qual eles podem citar algumas cadeias.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula são discutidos conceitos como fatores bióticos e abióticos, habitat e nicho ecológico. Posteriormente é citada o tema cadeia alimentar com seis níveis tróficos e exemplificar que podem ser formadas cadeias de diferentes tamanhos então, solicita-se aos alunos que imaginem uma rede alimentar. Outra abordagem da aula trata sobre a construção de cadeias alimentares com micro-organismos, para que os alunos tinham idéia de que realmente todos os seres estão envolvidos em uma cadeia/teia alimentar, sendo importantes para a manutenção do ecossistema. O significado de seres autótrofos e heterótrofos também são tema de discussão. Para que os alunos entendam o tema fluxo de energia, será utilizada uma massa à base de farinha e água.

- Fluxo de Energia:

 - Objetivos: Mostrar a passagem de energia de um organismo para outro em uma cadeia alimentar. Observar a ação de decompositores.

- Materiais utilizados:  2 Bacias, 1 ovo, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal, ¼ xícara de óleo, 250 ml de água, Papel craft, Pia.

 

-  Procedimento de montagem: Na primeira bacia colocar uma colher de açúcar, 1 xícara de farinha e ¼ xícara de água. Na segunda bacia, colocar os outros ingredientes, misturar e adicionar a mistura da primeira bacia e misturar com as mãos, até que fique uma massa bem homogênea. A massa deve ficar com uma consistência que fique aderida nas mãos. Caso esteja grudando muito, adicionar mais farinha, de forma que, quando em contato com as mãos, a massa fique com a consistência desejada. Fazer a mistura no mesmo dia em que for utilizar, pois pode endurecer. Caso a massa fique dura, amolecer colocando água aos poucos.

-  Aplicação: Cobrir a(s) mesa(s) com papel craft. Os alunos devem formar um círculo ou semicírculo. Inicialmente, o professor deve pedir para que os alunos vejam/toquem dentro da bacia, essa fará o papel de produtor. Esse produtor (bacia) produz energia através da fotossíntese. A massa a base de farinha e água será a energia produzida pela planta. A primeira pessoa que tirar da bacia a massa (herbívoro), deverá mexer a massa na mão de forma que essa massa seja fixada na mão. A próxima pessoa deverá tirar a massa da mão do ‘herbívoro’ e fazer o mesmo procedimento (carnívoro). E assim sucessivamente. A massa vai reduzindo de tamanho ao passar de aluno a aluno, pois essa se fixa na mão. A massa fixada na mão representa dois fatos: parte da energia obtida será consumida pelo ser vivo, e o restante é a sobra de matéria daquele organismo depois que ele foi predado. Esse resto de matéria sofrerá a ação de decompositores. Para exemplificar essa situação, o professor pode jogar farinha na mão dos alunos. Se os alunos mexerem as mãos com a farinha, eles irão perceber a farinha soltando. É importante dizer que todos os níveis tróficos sofrem ação dos decompositores.

Recomenda-se que antes do professor iniciar a vivência, ele revise todos os temas trabalhados antes, e após a vivência, qual a relação que cada elemento apresentado estabelece com o tema das cadeias alimentares, função dos decompositores. Ao término da demonstração pedir aos alunos que lavem as mãos na pia com água corrente e sabão.


Recursos Complementares

Para download da aula em pdf acesse o link: http://www.ufscar.br/ouroboros/cienciainclusao.html

Avaliação

De acordo com os objetivos apresentados na aula, propõe-se duas metodologias de avaliação: Metodologia observacional - Registro cursivo (durante as vivências) e entrevista semi-estruturada.

A observação sistemática, através do registro de comportamentos dos sujeitos envolvidos na situação, possibilita que o pesquisador se aproxime de seu objeto de estudo, obtendo elementos necessários a uma compreensão geral da dinâmica e interação entre alunos, no momento em que ocorre a vivência. A técnica de observação a ser utilizada é o registro cursivo, ou seja, registra-se os comportamentos motores e verbais na seqüência em que ocorrem, apresentando, dessa forma uma imagem real dos fatos. São feitas anotações sobre os acontecimentos, comportamentos, gestos ou palavras, interação entre os participantes.

A entrevista semi estruturada, é composta por uma série de perguntas abertas, feitas verbalmente em uma ordem prevista, onde o entrevistador pode acrescentar perguntas de esclarecimento. Neste caso, podem ser elaboradas questões inerentes ao conjunto teoria-prática das aulas, focando o desenvolvimento dos recursos utilizados nas vivências e suas conexões, com possível ampliação e consolidação do entendimento sobre o assunto. As perguntas de entendimento das aulas são aplicadas ao término de cada aula, sendo, por exemplo,  as seguintes questões: O que vocês mais gostaram da aula? O que vocês acham que poderia ser melhorado? Vocês sentiram alguma dificuldade durante a aula? O que mais lhes chamou a atenção? Existe alguma crítica que gostariam de fazer?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.