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A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil: a modernização do Rio de Janeiro

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
Vanessa Maria Rodrigues Viacava
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América, as modificações no sentido da colonização do Brasil e as mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro concretizadas por D. João VI

Duração das atividades
3 aulasde 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer os seguintes conteúdos: Revolução Francesa, Império Napoleônico e Bloqueio Continental.

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1

Disponível em: http://saojoaquimonline.com.br/?p=5498 Acesso em: 02/10/10 

A imagem acima demonstra uma bela paisagem da cidade do Rio de Janeiro, cidade escolhida como sede para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Os alunos deverão observar a imagem e elencar alguns adjetivos que possam definir a cidade. Depois de elaborada esta lista no quadro-negro, o professor exibirá o vídeo “Breve História das capitais Brasileiras” sobre o Rio de Janeiro para os alunos ampliarem seus conhecimentos sobre a cidade que já serviu de capital da Colônia, do Império e da República.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=863 Acesso em: 02/10/10 

 

Imagem 2

Disponível em:  http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/favela-como-espaco-cidade-475205.shtml Acesso em: 04/10/10 

Depois desse primeiro momento, o professor exibirá a imagem 2 cuja paisagem apresenta uma favela carioca. O professor deverá enfatizar as relações extremas existentes numa grande metrópole, principalmente o antagonismo riqueza e pobreza. Embora a organização espacial do tipo favela seja frequentemente relacionada ao tráfico de drogas e diversos tipos de violência, esse tipo de ocupação do espaço pode ser analisado sob outros aspectos, especialmente a partir das políticas urbanísticas aplicadas no início e na metade do século XX.

ATIVIDADE 1

Para ampliar a discussão sobre a formação das favelas o professor de história poderá solicitar aos colegas de geografia e sociologia uma atividade interdisciplinar sobre as especificidades desse tipo de ocupação do espaço nas grandes metrópoles. Os alunos se organizaram em equipes de 4 ou 5 componentes e realizarão uma pesquisa guiada pelos seguintes questões:

  1. Como se originou o termo favela?
  2. No Rio de Janeiro, a ocupação dos morros aconteceu em momentos históricos específicos? Explique.
  3. Podemos afirmar que nas favelas a vida é cercada apenas por violência e crime? Reflita e busque argumentos que comprovem sua posição.
  4. Na sua cidade existem moradias denominadas favelas? Selecione uma delas e explique o contexto de sua formação.

 

Sítios sugeridos para pesquisa

Disponível em: www.brasilescola.com/brasil/favela.htm Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: www.almacarioca.com.br/hist06.htm Acesso em: 10/11/10 

Disponível em:  http://historia.abril.com.br/politica/favelas-cariocas-cidade-morros-435499.shtml Acesso em: 10/11/10 

Disponível em:  www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69092006000300011&script=sci_arttext Acesso em: 10/11/10 

Disponível em:  www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092000000300001Acesso em: 10/11/10 

Disponível em:  www.webartigos.com/articles/35828/1/Classe-Sociais-Favela-e-Samba/pagina1.html Acesso em: 10/11/10 

 

Depois de feita a pesquisa, cada grupo deverá elaborar um jornal. O jornal poderá ser feito com o auxílio do software livre scribus ou feito sem auxílio de qualquer programa digital, caso a escola não possua um laboratório de informática.

Sobre o scribus:       

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.       

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm   

ATIVIDADE 2

Para retornar a questão acerca da chegada da família real portuguesa o professor exibirá dois trechos do filme Carlota Joaquina, princesa do Brazil

Imagem 3

Disponível em: http://nobrasil.org/carlota-joaquina-princesa-do-brasil/ Acesso em: 04/10/10 

Sobre o filme:

O filme retrata a vida de Carlota Joaquina, a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal com apenas dez anos, decepcionando-se com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora. Neste trecho, D. João é aconselhado pela Inglaterra a transferir a corte portuguesa para a Colônia Brasil. No segundo trecho,  a diretora narra os eventos relacionados à fuga da família real portuguesa para o Brasil e sua chegada em solo brasileiro.

Palavras-chave: relações culturais, relações de poder, pacto colonial, Portugal, Brasil.

Carlota Joaquina, princesa do Brasil, Comédia, Brasil, 1995, 100 min. Direção: Carla Camurati.

Trecho 1 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16551 Acesso em: 01/10/10

Trecho 2 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16552 Acesso em: 01/10/10 

Os alunos deverão ser assistir os trechos mencionados e tomar nota sobre fatores que que mais chamarem a atenção, como por exemplo:

  1. As razões que levarão a corte portuguesa sair da Europa.
  2. Como a decisão para sair de Portugal foi tomada?
  3. Como os membros da família real portuguesa reagiram diante da eminente viagem?
  4. Quais foram as condições sanitárias da viagem de Portugal para o Brasil?

 

Depois disso, o professor deverá sintetizar as principais ideias e solicitará aos educandos que elaborem uma pesquisa sobre Carlota Joaquina e D. João VI. As respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs ou em forma de cartazes na sala de aula.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/09/10     

 

Sítios sugeridos para pesquisa:

 

Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1344 Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://www.telboni.net/visualizar.php?idt=1632033 Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u16.jhtm Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfer%C3%AAncia_da_corte_portuguesa_para_o_Brasil Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=810967 Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=5567 Acesso em: 10/11/10 

 

ATIVIDADE 3

Para concluir o assunto e enfatizar as reformas urbanísticas promovidas por D. João VI  os alunos assistirão os vídeos "A Corte desembarca na colônia" (partes I, II e III) exibido pela TV Escola. Nesses episódios, os alunos poderão observar a mudança da sede da monarquia portuguesa em 1808.

 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9801 Acesso em: 02/10/10 

 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9793 Acesso em: 02/10/10 

 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9799 Acesso em: 02/10/10 

 

 

OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.

Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10  

Ao final da exibição os alunos deverão elaborar uma releitura dos eventos históricos ressaltados sob o formato de paródia ou de peça de teatro. Para a realização dessas atividades, o professor segirá os seguintes passos:

  1. Os alunos se organizarão em grupos compatíveis às atividades escolhidas (Não esquecer que grupos grandes exigem alto grau de organização);
  2. o professor convidará o professor de arte e língua portuguesa para colaborar na execução da tarefa proposta;
  3. os alunos registrarão os eventos em forma de fotos digitais de suas produções;
  4. essas atividades poderão ser exibidas para outros colegas de outras turmas;
  5. as fotos poderão ser exibidas em forma de slides ou em montagem realizada com o auxílio do movie maker ou do software livre kino.

 

REFERÊNCIAS

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.

FERRO, Marc. Cinema e História. Paz e Terra: São Paulo, 2010.

GOMES, Laurentino. 1808. Planeta: São Paulo, 2009.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A Corte desembarca na colônia: parte I Vídeo
A Corte desembarca na colônia: parte III Vídeo
A Corte desembarca na colônia: parte II Vídeo
Rio de Janeiro (RJ) [Breve História das Capitais Brasileiras] Vídeo
Recursos Complementares

A capital do Império

Episódio do Brasil 500 anos: o Brasil-Império na TV, exibido pela TV Escola, que trata a história da capital do Império brasileiro, o Rio de Janeiro, cidade de São Sebastião. Abrange desde o ano que se tornou capital do Império em 1763 a 1808 quando se tornou sede de todo o Império Português, sendo, portanto importante centro industrial, comercial, financeiro e sede da elite brasileira, capital política, administrativa e cultural do Brasil

parte I - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9777 Acesso em: 02/10/10  

parte II - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9779 Acesso em: 02/10/10  

parte III - Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9781 Acesso em: 02/10/10 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:       

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;    
  3. argumentação durante o debate;    
  4. respeito a opinião dos colegas;  
  5. empenho para concluir as atividades;  
  6. domínio do tema.
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