24/11/2010
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer as regras e os materiais da brincadeira guerra dos planetas.
- Aprender a brincar simulando com os materiais os planetas e os elementos presentes no espaço.
- Vivenciar a brincadeira construindo junto com os colegas as estratégias para jogar.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo sobre os planetas e o jogo.
Duração: 25 minutos.
Material: computadores.
Local: Sala de informática.
Para iniciar a aula sobre o a brincadeira guerra dos planetas, o professor (a) poderá apresentar aos alunos as principais características do sistema solar e dos planetas, bem como falar que será feita uma “guerra entre os planetas” e que os alunos serão divididos em dois grupos que serão responsáveis por defender alguns planetas, mas que antes passarão por duas atividades que auxiliarão para a compreensão da dinâmica da brincadeira “guerra dos planetas”.
Para as principais características dos planetas, terá a sua disposição sites disponíveis na internet.
http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm (Acesso em 30/09/2010).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Planeta (Acesso em 30/09/2010).
http://www.explicatorium.com/CFQ7-Os-planetas.php (Acesso em 30/09/2010).
Atividade 2 – brincadeira Queimada.
Duração: 25 minutos.
Material: Bola e coletes para dividir as equipes.
Local: Quadra ou espaço que possibilite a realização da brincadeira.
O professor (a) proporá a brincadeira queimada, que auxiliará posteriormente aos alunos compreenderem a “guerra dos planetas”. Para maiores informações sobre a queimada, poderão ser acessadas as seguintes aulas no portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5329 (Acesso em 30/09/2010).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18605 (Acesso em 30/09/2010)
Atividade 3 – “Derrubando os cones”.
Duração: 25 minutos.
Material: Bola de iniciação ou handebol.
Local: Quadra.
Os alunos serão divididos em duas equipes. Dentro do gol de cada equipe serão posicionados quatro banquinhos com um cone em cima. O objetivo da atividade é que uma equipe derrube todos os cones da equipe adversária. Na medida em que vão sendo derrubados os cones e banquinhos serão retirados. Os alunos não poderão dar mais de quatro passos com a posse de bola, e os limites da quadra poderão ser definidos pelas linhas demarcatórias do handebol ou futsal.
Atividade 4 – “Guerra dos planetas”.
Duração: 50 minutos.
Material: Bolas de iniciação e/ou vôlei e/ou de handebol.
Local: Quadra.
Seguindo na mesma estrutura da divisão dos alunos em duas equipes, o objetivo agora é acertar os “planetas” da equipe adversária. Os planetas serão representados por cones, que podem variar o tamanho de acordo com a simulação do tamanho do planeta. Cada grupo de três alunos (ou menos) defenderá o seu planeta da “chuva de meteoros” representados pelas bolas, que virão da outra equipe. Os alunos poderão defender seu planeta em uma distância de um metro (1m), não podendo permanecer muito próximo dele. Poderão utilizar os pés, mãos e todo o corpo pra defender, porém, para lançar os “meteoros” utilizarão apenas as mãos.
A quadra poderá simular o sistema solar e características dos planetas, como os anéis de saturno, poderão ser simulados por bambolês ao redor dos cones.
Obs.: poderá ser feita uma personalização dos planetas, com cartolinas, fitas adesivas e outros materiais que os alunos sugerirem para caracterizar melhor o seu planeta. Além dos alunos também criarem novas regras e estruturas para a brincadeira.
Sugestões de sites:
http://sandrajos.wordpress.com/author/sandrajos/page/5/ (Acesso em 07/10/10).
http://www.jogosbrincadeiras.com.br/2008_02_01_archive.html (Acesso em 07/10/10).
Peça aos alunos para comentar sobre o que aprenderam sobre a brincadeira “Guerra dos planetas” e se gostaram das variações propostas. Peça para que os alunos criem novas variações e opinem sobre a construção de uma nova brincadeira.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!