Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincadeira: Guerra dos Planetas

 

24/11/2010

Autor y Coautor(es)

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as regras e os materiais da brincadeira guerra dos planetas.

- Aprender a brincar simulando com os materiais os planetas e os elementos presentes no espaço.

- Vivenciar a brincadeira construindo junto com os colegas as estratégias para jogar.

Duração das atividades
Serão duas atividades de 25 minutos e uma de 50 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo sobre os planetas e o jogo.

Duração: 25 minutos.

Material: computadores.

Local: Sala de informática.

Para iniciar a aula sobre o a brincadeira guerra dos planetas, o professor (a) poderá apresentar aos alunos as principais características do sistema solar e dos planetas, bem como falar que será feita uma “guerra entre os planetas” e que os alunos serão divididos em dois grupos que serão responsáveis por defender alguns planetas, mas que antes passarão por duas atividades que auxiliarão para a compreensão da dinâmica da brincadeira “guerra dos planetas”.

Para as principais características dos planetas, terá a sua disposição sites disponíveis na internet.

http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm (Acesso em 30/09/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planeta (Acesso em 30/09/2010).   

http://www.explicatorium.com/CFQ7-Os-planetas.php (Acesso em 30/09/2010). 

Atividade 2 – brincadeira Queimada.

Duração: 25 minutos.

Material: Bola e coletes para dividir as equipes.

Local: Quadra ou espaço que possibilite a realização da brincadeira.

O professor (a) proporá a brincadeira queimada, que auxiliará posteriormente aos alunos compreenderem a “guerra dos planetas”. Para maiores informações sobre a queimada, poderão ser acessadas as seguintes aulas no portal:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5329 (Acesso em 30/09/2010).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18605 (Acesso em 30/09/2010)   

Atividade 3 – “Derrubando os cones”.

Duração: 25 minutos.

Material: Bola de iniciação ou handebol.

Local: Quadra.

Os alunos serão divididos em duas equipes. Dentro do gol de cada equipe serão posicionados quatro banquinhos com um cone em cima. O objetivo da atividade é que uma equipe derrube todos os cones da equipe adversária. Na medida em que vão sendo derrubados os cones e banquinhos serão retirados. Os alunos não poderão dar mais de quatro passos com a posse de bola, e os limites da quadra poderão ser definidos pelas linhas demarcatórias do handebol ou futsal.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/imagens/clip_image001.jpg&imgrefurl=http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php%3Fpagina%3D1301210775&usg=__JznM2MW4_DGsqksVZG9p0dbHsl8=&h=343&w=465&sz=25&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=GwB3-snwVNHw2M:&tbnh=153&tbnw=205&prev=/images%3Fq%3Djogos%2Be%2Bbrincadeiras%2Bderrubando%2Bcones%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1676%26bih%3D821%26rlz%3D1W1GGLD_pt-BR%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=266&ei=TdakTK3JK4T58Abdw9H3AQ&oei=TdakTK3JK4T58Abdw9H3AQ&esq=1&page=1&ndsp=30&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=154&ty=53  (Acesso em 30/09/2010).

Atividade 4 – “Guerra dos planetas”.

Duração: 50 minutos.

Material: Bolas de iniciação e/ou vôlei e/ou de handebol.

Local: Quadra.

Seguindo na mesma estrutura da divisão dos alunos em duas equipes, o objetivo agora é acertar os “planetas” da equipe adversária. Os planetas serão representados por cones, que podem variar o tamanho de acordo com a simulação do tamanho do planeta. Cada grupo de três alunos (ou menos) defenderá o seu planeta da “chuva de meteoros” representados pelas bolas, que virão da outra equipe. Os alunos poderão defender seu planeta em uma distância de um metro (1m), não podendo permanecer muito próximo dele. Poderão utilizar os pés, mãos e todo o corpo pra defender, porém, para lançar os “meteoros” utilizarão apenas as mãos.

Fonte : http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_YmyMuwfKW_c/SwalMSvBjvI/AAAAAAAAAHw/le0yVVAsgs0/s1600/cones.jpg&imgrefurl=http://thedailyhopebyamanda.blogspot.com/2009/11/where-do-all-road-cones-go.html&usg=__nvO9d23QD3jNXIjYEzvIsF4xCmw=&h=360&w=360&sz=15&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=u6u7P2eQQ-0l6M:&tbnh=153&tbnw=149&prev=/images%3Fq%3Dcones%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1676%26bih%3D821%26rlz%3D1W1GGLD_pt-BR%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=218&ei=c9mkTLaoBoL-8AaJtu35AQ&oei=c9mkTLaoBoL-8AaJtu35AQ&esq=1&page=1&ndsp=32&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=69&ty=93 (Acesso em 30/09/2010). 

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.gotallsports.com/productimages/8963_1_cones2.jpg&imgrefurl=http://www.fmformation.net/writers-section/42374-big-challenge.html&usg=__foZ6DwcYfRf2lAsJPsonDTMaTJg=&h=500&w=500&sz=44&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=bPlQuW3Tv0rv2M:&tbnh=149&tbnw=149&prev=/images%3Fq%3Dcones%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1676%26bih%3D821%26rlz%3D1W1GGLD_pt-BR%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=458&vpy=105&dur=718&hovh=225&hovw=225&tx=128&ty=96&ei=c9mkTLaoBoL-8AaJtu35AQ&oei=c9mkTLaoBoL-8AaJtu35AQ&esq=1&page=1&ndsp=32&ved=1t:429,r:2,s:0 (Acesso em 30/09/2010). 

A quadra poderá simular o sistema solar e características dos planetas, como os anéis de saturno, poderão ser simulados por bambolês ao redor dos cones.   

Obs.: poderá ser feita uma personalização dos planetas, com cartolinas, fitas adesivas e outros materiais que os alunos sugerirem para caracterizar melhor o seu planeta. Além dos alunos também criarem novas regras e estruturas para a brincadeira.

Recursos Complementares

Sugestões de sites:  

http://sandrajos.wordpress.com/author/sandrajos/page/5/ (Acesso em 07/10/10).    

http://www.jogosbrincadeiras.com.br/2008_02_01_archive.html (Acesso em 07/10/10). 

Avaliação

Peça aos alunos para comentar sobre o que aprenderam sobre a brincadeira “Guerra dos planetas” e se gostaram das variações propostas. Peça para que os alunos criem novas variações e opinem sobre a construção de uma nova brincadeira.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.