18/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Comparar a bicicleta ergométrica ao cycling indoor, compreendendo suas peculiaridades; identificar a importância de cada uma dessas modalidades de ginástica; identificar as suas vantagens e desvantagens; reconhecer quais os fatores que levaram ao surgimento do cycling indoor dentro das academias; exercitar na bicicleta ergométrica e realizar o cycling indoor.
Conhecimento amplo de ginástica; noções sobre efeitos dos exercícios no corpo.
Como o material é de difícil acesso na maioria das escolas, recomenda-se que para essa aula o professor organize uma excursão com os alunos até uma academia mais próxima à escola que tenha bicicleta ergométrica e material para cycling indoor.
Reunir a turma, apresentando-lhe as fotos abaixo:
Fonte: http://www.amopromocao.com.br/interna.html?id_categoria=44489
Fonte: http://www.unievangelica.edu.br/gc/index.php?pag=noticia.php&id_noti=375
Acessos em 08/10/2010.
Posteriormente, discutir com a turma a respeito:
- das diferenças entre as duas atividades;
- se os alunos conhecem ou já ouviram falar dessas práticas;
- comparar esses exercícios com base somente nas fotos.
Prática na bicicleta ergométrica (pedalada). O recomendável é que o professor estabeleça para os alunos uma intensidade e um volume reduzidos para essa atividade, pois seu objetivo é somente de experimentação do aparelho.
Colocar uma música empolgante para a prática do cycling indoor. O recomendável é que o professor estabeleça para os alunos uma intensidade e um volume reduzidos para essa atividade, pois seu objetivo é somente de experimentação desse tipo de modalidade de ginástica de academia. Assim, lembrando que esta atividade simula subidas e descidas de ladeiras em alguns momentos, orientar os alunos no ajuste da carga.
Retomar o debate da atividade 1, incluindo os seguintes questionamentos:
- com relação à bicicleta ergométrica e o cycling indoor, a opinião de vocês mudou de quando somente viram as fotos para quando praticaram?
- posteriormente à prática das referidas atividades, quais as principais diferenças percebidas por vocês com relação às sensações no corpo e psicológicas? (cycling indoor exige mais do corpo; a atividade em grupo geralmente estimula mais seus praticantes resultando em um maior bem estar).
- qual a importância de cada um desses exercícios? E vantagens e desvantagens?
- o cycling indoor é uma atividade baseada nos exercícios realizados em bicicletas. A partir disso, qual seria o motivo dessa modalidade ter surgido nas academias de ginástica?
- o oferecimento de maior variedade de modalidades dentro das academias é um reflexo do consumismo na sociedade, seria o cycling indoor um exemplo disso?
Site de apoio para a atividade 2:
Sites de apoio para a atividade 3:
http://www.cm-cantanhede.pt/piscinas/servicos/cycling.asp
http://www.youtube.com/watch?v=eCPN21pOxgI&feature=related
Sites de apoio para a atividade 4:
http://www.cyclingindoor.com.br/cycling.html
Acessos em 08/10/2010.
Pedir à turma que faça uma síntese, em forma de texto, sobre o que foi discutido nesta aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!