Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ciranda dos bichos: conhecendo os animais aquáticos.

 

18/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Conhecer diferentes animais que vivem na água;

§         Explorar os diferentes ambientes aquáticos.  

Duração das atividades
5 aulas de 20 a 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o/a professor/a tenha iniciado o tema água com o seu grupo e destacado algumas questões, tais como: o que é a água; propriedades da água; o ciclo da água, etc.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Apresentação da música “ Ciranda dos bichos” “/ Álbum Tchibum! A grande trilha da água. Palavra Cantada/ Natura/ Naturé. Organizar uma rodinha e brincar ao som da música.   

2° Momento: A partir da canção, orientar as crianças a identificarem quais animais citados na música são animais que vivem no ambiente aquático. Construir o cenário de um rio com as crianças, para isso elas precisarão de papel kraft, tinta guache azul e  pedrinhas para decorar.   Depois de pronto o painel,  o/a professor/a deverá pedir para as crianças  procurarem em revistas figuras de animais aquáticos para colar neste. 

3° Momento: Organizar uma contação de história a partir do livro “ Os animais do mundinho” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Neste livro, as crianças encontrarão mais alguns exemplos de animais que vivem em ambientes aquáticos. E encontrarão algumas sugestões de trabalho, como a construção de um peixe a partir da técnica do tangran, ensinada no próprio livro. Trata-se de um divertido jogo, uma espécie de quebra- cabeça e tem muita aceitação pelas crianças. Os peixinhos construídos a partir do tangran também podem compor o painel produzido anteriormente.

  Outra sugestão de atividades que agrada as crianças é o trabalho com sucatas. Na área dos recursos complementares você encontra algumas dicas.

Acervo da professora/ 2010

Imagem encontrada no endereço: http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com/2009/06/peixinhos-para-pescaria-feitos-com.html.

4° Momento: Para a finalização dos trabalhos sobre os animais aquáticos, o/a professor/a pode planejar uma visita  à algum lugar  nas proximidades da escola que possibilite às crianças conhecerem de perto um animal dessa espécie. Se a região não possuir nenhum parque que tenha esse tipo de animais, pode organizar uma visita a um estabelecimento de venda de peixes ornamentais. E talvez,  a partir desse passeio as crianças possam adotar um peixinho como animal de estimação da turma. Para que esta decisão seja tomada é preciso discutir com o grupo as implicações desse ato, quais são as responsabilidades que o grupo teria que assumir; e ainda, avaliar o desejo das crianças  de terem um peixinho vivendo no aquário.   

5° Momento: Caso as crianças decidam por adotarem um peixinho de aquário como animal de estimação da turma, o/a professor/a pode explorar a canção: “ Peixinho de aquário" .

 

Eu tenho um peixinho no aquário

Colorido e brincalhão

Gira, gira

Que mergulho

Só pra chamar atenção.

 

 

Apresentar a música às crianças e então, propor a escolha do nome do peixinho. Para orientar esta escolha as crianças poderão observar as características do peixinho; como é o seu comportamento dentro do aquário, etc. A partir da música é possível realizar um registro para finalização dessa etapa. Instrumento: Olá turminha! Estamos muito felizes em nosso grupo, pois, agora temos um bichinho de estimação. Seu nome é__________________________      (as crianças deverão escrever o nome do peixinho). Agora, faça um desenho do nosso amiguinho.

 

Recursos

- Tinta guache azul;

- Papel kraft;

- Pincéis;

- Pedrinhas ornamentais;

-  Livro "Os animais do mundinho” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen;

- Cd "Tchibum! A grande trilha da água." Palavra Cantada/ Natura/ Naturé.

- Materiais recicláveis conforme interesse do animal a ser fabricado.

Recursos Complementares

Acessando o endereço abaixo você encontra algumas dicas de animais confeccionados com sucata:

http://viladoartesao.com.br/blog/2009/10/brinquedos-reciclados-para-fazer-com-a-criancada/

 

Acessando o endereço abaixo você encontra dicas de como fazer um peixe com caixas de ovos de papelão.

http://viladoartesao.com.br/blog/2009/10/brinquedos-reciclados-para-fazer-com-a-criancada/

Avaliação

O/a professor/a poderá realizar as seguintes observações:

- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- a criança participou das atividades propostas;

- a criança foi capaz de expressar suas ideias acerca do assunto abordado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.