18/02/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
§ Conhecer diferentes animais que vivem na água;
§ Explorar os diferentes ambientes aquáticos.
É interessante que o/a professor/a tenha iniciado o tema água com o seu grupo e destacado algumas questões, tais como: o que é a água; propriedades da água; o ciclo da água, etc.
1° Momento: Apresentação da música “ Ciranda dos bichos” “/ Álbum Tchibum! A grande trilha da água. Palavra Cantada/ Natura/ Naturé. Organizar uma rodinha e brincar ao som da música.
2° Momento: A partir da canção, orientar as crianças a identificarem quais animais citados na música são animais que vivem no ambiente aquático. Construir o cenário de um rio com as crianças, para isso elas precisarão de papel kraft, tinta guache azul e pedrinhas para decorar. Depois de pronto o painel, o/a professor/a deverá pedir para as crianças procurarem em revistas figuras de animais aquáticos para colar neste.
3° Momento: Organizar uma contação de história a partir do livro “ Os animais do mundinho” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Neste livro, as crianças encontrarão mais alguns exemplos de animais que vivem em ambientes aquáticos. E encontrarão algumas sugestões de trabalho, como a construção de um peixe a partir da técnica do tangran, ensinada no próprio livro. Trata-se de um divertido jogo, uma espécie de quebra- cabeça e tem muita aceitação pelas crianças. Os peixinhos construídos a partir do tangran também podem compor o painel produzido anteriormente.
Outra sugestão de atividades que agrada as crianças é o trabalho com sucatas. Na área dos recursos complementares você encontra algumas dicas.
Acervo da professora/ 2010
Imagem encontrada no endereço: http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com/2009/06/peixinhos-para-pescaria-feitos-com.html.
4° Momento: Para a finalização dos trabalhos sobre os animais aquáticos, o/a professor/a pode planejar uma visita à algum lugar nas proximidades da escola que possibilite às crianças conhecerem de perto um animal dessa espécie. Se a região não possuir nenhum parque que tenha esse tipo de animais, pode organizar uma visita a um estabelecimento de venda de peixes ornamentais. E talvez, a partir desse passeio as crianças possam adotar um peixinho como animal de estimação da turma. Para que esta decisão seja tomada é preciso discutir com o grupo as implicações desse ato, quais são as responsabilidades que o grupo teria que assumir; e ainda, avaliar o desejo das crianças de terem um peixinho vivendo no aquário.
5° Momento: Caso as crianças decidam por adotarem um peixinho de aquário como animal de estimação da turma, o/a professor/a pode explorar a canção: “ Peixinho de aquário" .
Eu tenho um peixinho no aquário
Colorido e brincalhão
Gira, gira
Que mergulho
Só pra chamar atenção.
Apresentar a música às crianças e então, propor a escolha do nome do peixinho. Para orientar esta escolha as crianças poderão observar as características do peixinho; como é o seu comportamento dentro do aquário, etc. A partir da música é possível realizar um registro para finalização dessa etapa. Instrumento: Olá turminha! Estamos muito felizes em nosso grupo, pois, agora temos um bichinho de estimação. Seu nome é__________________________ (as crianças deverão escrever o nome do peixinho). Agora, faça um desenho do nosso amiguinho.
Recursos
- Tinta guache azul;
- Papel kraft;
- Pincéis;
- Pedrinhas ornamentais;
- Livro "Os animais do mundinho” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen;
- Cd "Tchibum! A grande trilha da água." Palavra Cantada/ Natura/ Naturé.
- Materiais recicláveis conforme interesse do animal a ser fabricado.
Acessando o endereço abaixo você encontra algumas dicas de animais confeccionados com sucata:
http://viladoartesao.com.br/blog/2009/10/brinquedos-reciclados-para-fazer-com-a-criancada/
Acessando o endereço abaixo você encontra dicas de como fazer um peixe com caixas de ovos de papelão.
http://viladoartesao.com.br/blog/2009/10/brinquedos-reciclados-para-fazer-com-a-criancada/
O/a professor/a poderá realizar as seguintes observações:
- a criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
- a criança participou das atividades propostas;
- a criança foi capaz de expressar suas ideias acerca do assunto abordado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!