Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A geometria no cotidiano do aluno

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a geometria no espaço em que vivemos;
  • Reconhecer as formas geométricas existentes em nossa casa/escola;
  • Reconhecer retas e linhas no mapa do bairro;
  • Planificar sólidos;
  • Construir desenhos utilizando as formas geométricas;
  • Identificar a localização/movimentação de objetos, em mapas, croquis e outras representações gráficas.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis ( 6) atividades de sessenta ( 60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos conheçam as figuras geométricas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula está estruturada em seis atividades, porém o ritmo e seus desdobramentos dependem do interesse e da necessidade da turma.

  • Jogo de classificação e seriação com os blocos lógicos;
  • Atividades de dobraduras e cartazes para conceituar, caracterizar e reconhecer as formas geométricas;
  • Atividade com mapas para identificação de formas geométricas, retas;
  • Planificação de sólidos geométricos a partir de embalagens de uso das famílias dos alunos;
  • Atividades de localização espacial utilizando a geometria como referência;
  • Produção de texto narrativo, como registro e avaliação do conteúdo trabalhado;
  • Atividade de pesquisa para identificação de formas geométricas.

Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:

  •  Blocos lógicos;
  •  Folhas de papel A4 coloridas;
  •  Caixas de embalagens de produtos;
  •  Folhas de cartolina ou color set ou papel craft;
  •  Mapas e croquis;
  •  Régua, tesoura, lápis de cor, caderno;
  •  Laboratório de informática (sítios de pesquisa).

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo algumas formas geométricas

        Professor, faça uma roda de conversa e discuta com os alunos sobre o que é geometria. Deixe que levantem hipóteses para que possam perceber qual o conceito que eles tem e direcionar seu trabalho. Esclareça que a geometria está presente nas formas, em nosso dia-a-dia, também faz parte da Matemática e permeia os conteúdos de Língua Portuguesa e Geografia. Se em sua escola tiver “Blocos Lógicos” proponha a atividade a seguir. Caso sua escola não tenha este material apresentamos outra opção.

Momento 1- Trabalho em grupo com blocos lógicos

 1.1 - Orientações:

  •   Dê um conjunto de blocos lógicos para cada grupo e peça que organizem os objetos na mesa, utilizando o critério que preferirem.
  •   Quando todos os grupos tiverem terminado, solicite que um representante de cada grupo relate para sala como organizaram e qual critério utilizaram: cor, forma, tamanho ou  espessura.
  •   Assim que os grupos forem apresentando explore os nomes dos objetos e seus atributos: forma, espessura, cor, arestas e vértices.

Momento 2- Dobraduras

 2.1 - Orientações:

  •     Dê uma folha de papel colorida para cada aluno e oriente-o para fazer as dobraduras e recortar as formas geométricas.

Veja a seguir:


Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/quadrado.html 

       Professor instigue os alunos a falarem sobre os procedimentos adotados. Registre-os.   

       A partir de uma folha de papel retangular...   
              1- Dobramos a folha até chegar ao lado oposto do retângulo.   
              2- Dobrando o retângulo que nos restou e abrindo a primeira dobra que fizemos chegamos ao quadrado.  

Devemos deixar bem claro que temos os lados iguais e os ângulos iguais, pois o quadrado será a base de quase todas as figuras que queiramos trabalhar.


Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/isosceles.html 

A partir de uma folha de papel quadrada...   

     Primeiro: 

     Dobramos o quadrado na sua diagonal.  
     Podemos mostrar ainda que este triângulo isósceles, por ter dois lados iguais, ainda é chamado de Triângulo Retângulo, pois mantém um ângulo reto.   

     Segundo:     

          1- Marcamos a diagonal do quadrado.    
          2- Dobramos as pontas do vértice encontrado em direção a diagonal marcada, sendo que, o lado do nosso triângulo é esse novo vértice ao ponto médio do lado adjacente.


Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/trapezio.html 

A partir de uma folha de papel quadrada...     

   1- Dobramos ao meio e obtemos um retângulo.

   2- Dobramos novamente ao meio, só que desta vez no outro sentido do papel para fazermos uma nova marcação e obtivemos dois quadrados.

   3- Dobramos as pontas em qualquer medida desde que não ultrapasse a marcação que separa os quadrados e obtivemos o trapézio.


Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/losango.html 

A partir de uma folha de papel quadrada...     

 1 - Marcamos uma das diagonais do quadrado.
 2 - Dobramos as pontas até a marca da diagonal, onde encontramos um vértice.     
 3 - Dobramos este vértice encontrado até o outro lado para marcarmos a menor diagonal do losango.     
 4 - Dobramos as pontas restantes da diagonal menor até a diagonal maior e obtivemos o losango.

 
Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/paralelogramo.html 

A partir de uma folha quadrada...     

 1 - Marcamos a diagonal do quadrado.     
 2 - Dobramos no ponto médio de cada lado e no vértice encontrado com a marcação da diagonal e chegamos ao paralelogramo.

       Com o paralelogramo podemos trabalhar com os ângulos opostos iguais e suas diagonais. Fonte: http://euler.mat.ufrgs.br/~ensino2/alunos/05/index.html

      

       Professor, a partir desta atividade é importante explorar o que é vértice, aresta e ângulo, pois o aluno está manuseando e isto facilita o aprendizado. Depois, peça que colem os recortes e nomeiem cada figura geométrica que recortou.

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Momento 1- Montando o painel. 

       Aproveitando a técnica da dobradura, realizada na atividade anterior, solicite que os alunos se organizem em grupos e montem um painel a partir das figuras geométricas que recortaram.

 1 - Orientações:

  •         Recortar figuras geométricas e montar com elas, objetos (móveis, utensílios ou outros) que temos em casa, na escola, na rua;  figuras humanas; animais; casas e carros.          
  •         Para recortar o círculo, utilizar a borda de um copo descartável usado ou as bordas de tampinhas de garrafas pet. Utilize folhas de revistas, papéis coloridos, isto dará um efeito visual nas imagens.          
  •         Identificar as imagens criadas pelos grupos nomeando-as e expor os trabalhos com o título: A geometria no nosso cotidiano.


Fonte: acervo da autora

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Momento 1– Descobrindo figuras geométricas no mapa do bairro da escola. 

Professor, utilize o mapa do bairro da escola constante no catálogo telefônico de sua cidade ou busque no Google Maps e imprima.

Orientações: 

Pinte o mapa de acordo com a legenda:

Veja o exemplo de um mapa retirado deste sítio e as formas geométricas encontradas nele.



Fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=MmH&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=s&q=mapas+de+bairros&revid=-1&sa 

    Oriente os alunos para usarem a régua. Mostre-lhes o que é um milímetro e um centímetro, para que possam medir no mapa o quarteirão da escola e reproduzir no caderno. Se tiver folhas quadriculadas, distribua para os alunos, pois ficará mais fácil. Estabeleça relação entre as ruas e as retas.

    Se em sua escola tiver Laboratório de Informática, leve seus alunos e enriqueça esta atividade, uma vez que existem recursos na barra de ferramentas que permitem explorar as formas geométricas.

O sitio do Google possibilita explorar diferentes mapas e as figuras geométricas.

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.    

Momento 1 – A geometria na sala de aula

    Professor, utilize o desenho da sua sala de aula e escreva o nome dos alunos nas carteiras.



  • Qual a forma da sala de aula?
  • As carteiras e a mesa do professor são representadas por qual forma geométrica?
  • Dos alunos que se assentam na fileira em frente à mesa da professora, qual o nome do aluno que assenta mais longe da professora?
  • Quais os nomes dos alunos que assentam no primeiro lugar de cada fileira?
  • Qual o nome do penúltimo aluno que assenta na fileira ao lado da porta?
  • Quem assenta entre Maria e João (use nomes dos seus alunos)?

       Professor, esta habilidade é muito explorada nas avaliações sistêmicas (Identificar a localização/movimentação de objetos, em mapas croquis e outras representações gráficas).




Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.uff.br/geoden/figuras/plantasala.jpg&imgrefurl=http://www.uff.br/geoden/index_arquivos/exercicios_modulo1_geodem.htm&usg=__JKoouzOoeBcPOtVpf_dVNkYPvTU=&h=428&w=586&sz=28&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=mYyVtJuKqfI_QM:&tbnh=139&tbnw=194&prev=/images%3Fq%3Dmapa%2Bde%2Bsala%2Bde%2Baula%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1366%26bih%3D576%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=611&ei=iRyRTPzTAYH6lwf3g6HjAQ&oei=iRyRTPzTAYH6lwf3g6HjAQ&esq=1&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=58&ty=94  

Momento 2 - Leitura de imagem.

       Professores, a seguir sugiram uma imagem que apresenta diferentes formas geométricas.

Observe a imagem e relacione os nomes dos objetos e dos sólidos geométricos que representam.


Fonte: http://cristinasiqueira.pbworks.com/Espa%C3%A7o-e-Forma 

5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos. 


Fonte da imagem: cd cliparts & Cia nº 05

       Professor, solicite aos alunos que levem para sala de aula embalagens de remédios, sabonetes, pastas de dente, chocolate (Toblerone, pois tem forma triangular). O objetivo desta atividade é a planificação de sólidos geométricos, mas não deixe de explorar os nomes dos sólidos geométricos (paralelepípedo, esfera, cilindro, cubo, pirâmide), arestas, ângulos, vértice.
              As embalagens também nos dão uma ótima oportunidade para trabalhar a ortografia (escrita das palavras) e nos componentes curriculares: história, geografia e ciências, podem trabalhar: lugar onde foi produzido o produto, tipo de transportes utilizados, matérias primas utilizadas, utilidade e necessidade do produto para nossa saúde (alimentação e higiene, entre outras).

Momento 1 – Desmontando e montando



Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.mcpersonal.com.br/portfolio/embalagens.jpg&imgrefurl=http://www.mcpersonal.com.br/&usg=__r8m_ASgeAj_eoGmd0oP57bc5fCU=&h=450&w=600&sz=24&hl=pt-BR&start=32&zoom=1&tbnid=G7P9hN4dXSRkDM:&tbnh=125&tbnw=164&prev=/images%3Fq%3Dembalagens%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D978%26bih%3D560%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2C1191&itbs=1&iact=hc&vpx=121&vpy=76&dur=3194&hovh=194&hovw=259&tx=106&ty=138&ei=8n-WTKyhFIT7lwf2ib2mCg&oei=4X-WTKvcIcLflgfNh6mnCg&esq=5&page=3&ndsp=15&ved=1t:429,r:10,s:32&biw=978&bih=560

Orientações da atividade:

  •    Professor, antes de iniciar a planificação das caixas que os alunos levaram para a sala de aula, explore os nomes dos sólidos, pedindo que cada aluno mostre sua caixa e dê o nome da forma geométrica e o do produto para o qual ele é utilizado.
  •    Oriente os alunos para que desmanchem a caixa com cuidado, pois irão remontá-la.
  •    Peça os alunos para colocarem a caixa aberta sobre uma folha de papel, contorná-la com lápis e colocar seu nome.
  •    O professor deverá recolher as folhas e distribuí-las de forma que os desenhos não sejam entregues para o dono.
  •    O colega que pegou a folha deverá observar a imagem plana e falar qual é o nome do sólido de origem. O dono da figura irá confirmar ou não a hipótese do colega.
  •    Peça para pintarem ou desenharem no avesso da caixa e remontá-la. Assim, terão uma embalagem de presente personalizada.



Fonte: http://estrela-ensinarcomamor.blogspot.com/2009/12/atividades-para-alfabetizacao.html  


Atividade de Casa

       Para fixar os conhecimentos que construímos em sala de aula sobre Formas Geométricas, observe o interior da sua casa e relacione os nomes dos objetos que tem forma de:


Quadrado:_________________________________________________________________

Retângulo:_________________________________________________________________

Círculo:___________________________________________________________________

Trapézio:__________________________________________________________________

6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Momento 1 – Produzindo texto a partir da geometria.

Orientações:

  •     Professor, como forma de colher dados sobre o conteúdo trabalhado e ao mesmo tempo explorar a produção escrita, peça para os alunos construírem um texto  narrativo, fazendo uma autobiografia da caixa, contando como, quando e onde  ela nasceu, onde foi montada e onde foi parar.
  •     Lembre-se que deverão usar o verbo na primeira pessoa do singular e situar a história em um determinado tempo e lugar.
  •     Escolha um dos textos produzidos pelos alunos e com o consentimento do autor, mas sem o identificar para o grupo, faça a reescrita coletiva, buscando trabalhar as dificuldades como: sequência, coesão, coerência, pontuação, ortografia, ou outra questão  que precisa ser trabalhada.


Sugestão de atividade de casa: Recortar figuras/imagens de revistas ou jornais que tenham as formas geométricas trabalhadas, colar no caderno e escrever o nome.

Recursos Complementares

Veja algumas sugestões que também podem contribuir  para enriquecer sua aula:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10200     

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15056 

Avaliação

       A avaliação deve permear todo trabalho visando acompanhar e verificar a aprendizagem do aluno, além de lhe fornecer uma realimentação relativa à metodologia que foi utilizada, por isso fique atento ao desenvolvimento das atividades. 

       Na atividade de dobradura observe a dificuldade de coordenação motora e atenção, pois alguns alunos não conseguem acompanhar e se apavoram. Solicite aos alunos que tem mais facilidade que façam dupla com eles, pois é uma ótima estratégia para ter ajuda na atividade e atingir seu objetivo no conteúdo.

Os cartazes com as construções dos grupos a partir da montagem com os recortes das figuras geométricas te darão um bom instrumento para avaliar o conteúdo e valorizar a produção dos alunos.
       As atividades com o croqui da sala e com o mapa são bons recursos, mas exigem atenção, pois são incomuns no universo infantil e podem gerar dificuldade em alguns alunos. A planificação de sólidos gera prazer para os alunos, mas sua reconstrução demanda cuidado uma vez que envolve coordenação e paciência, e esses atributos não são muito comuns nesta faixa etária.

Perceba se eles assimilaram os nomes dos sólidos, suas características e se atingiram os objetivos relacionados à geometria.

       A produção de texto e atividades em casa fornecerá dados quanto à compreensão de que a geometria está realmente em nosso cotidiano.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • francisca paula de lima santos, Escola Municipal Francisco Ribeiro de Castro , Minas Gerais - disse:
    kyky4828@hotmail.com

    09/11/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as atividades com croquis e figuras geométricas. Entrei no portal do professor a procura das atividades e consegui quase tudo que precisava para complementar minhas aulas sobre esse conteúdo, pois meus alunos gostam de estar manipulando os blocos e desenhar as figuras, mas precisam de muito mais atividades diferenciadas a respeito e graças a este portal do professor estou com material bem diversificado para meus alunos, principalmente utilizando material reciclável para suas montagens.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.