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Insetos

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os integrantes do Filo.

Pesquisar sobre o papel ecológico, econômico, epidemiológico do grupo.

Investigar a história evolutiva do Filo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de taxonomia.

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula mostrando aos alunos o vídeo a seguir: You tube, Vespa transforma barata em zumbi, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DHAqNXhgmiU&feature=related (acessado dia 10/10/2010).

Questione os alunos sobre aspectos do vídeo, tais como:

  1. Há uma interação entre os insetos? De qual tipo? Existem mais interações neste grupo? Se sim, quais?
  2. Quais aspectos evolutivos foram mencionados no vídeo? Há quantos milhões de anos os insetos existem?
  3. É possível utilizar esta interação para conter pragas na agricultura? Quais as aplicações que os seres humanos dão aos insetos?

 Para aprofundar o conhecimento, solicite aos alunos uma pesquisa. Esta é a primeira atividade desta aula.

 ATIVIDADE 1 

Divida os alunos em equipes de até 3 integrantes. Solicite que eles elaborem uma pesquisa direcionada sobre insetos, que deve conter:

- As principais ordens de insetos e suas principais características;

- Evolução dos insetos;

- Interação dos insetos e vegetais;

- Curiosidades sobre os insetos;

Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, as características principais dos insetos, os principais representantes de cada grupo, curiosidades sobre estes grupos.

Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). 

Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).           

SÍTIOS DE PESQUISA

Wikipedia, insetos, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insetos (acessado dia 19/11/2010).

Insecta, disponível em: http://www.insecta.ufrb.edu.br/  (acessado dia 19/11/2010).

Infoescola, insetos, disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/insetos-insecta/ (acessado dia 19/11/2010).

Brasil escola, principais ordens dos insetos, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/principais-ordens-insetos.htm (acessado dia 19/11/2010).  

360°, animais em extinção, disponível em: http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=7205&action=geral  (acessado dia 19/11/2010).

BLOG

Após a realização da pesquisa os alunos devem iniciar um blog sobre o tema, onde o texto elaborado será publicado.

Exemplos do uso de blogs na educação, disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198 (acessado dia 18/06/10).  

Tutoriais como criar um blog, disponível em: http://www.nuted.edu.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf (acessado dia 18/06/10).     

O Blog é uma oportunidade do aluno de personalizar o seu aprendizado, colocando sua opinião e palavras dentro do contexto que está sendo ensinado. Para o professor é uma ferramenta interessante, pois oportuniza a avaliação em diversos momentos e pode analisar uma série de critérios como o entendimento do tema, a ortografia e gramática, capacidade de pesquisa, criatividade, etc.

Apresente aos alunos a questão levantada pelo sítio do Ciência Hoje, Por que as formigas não caem quando sobem as paredes?, disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2007/244/por-que-as-formigas-nao-caem-quando-sobem-as/?searchterm=insetos (acessado dia 10/10/2010). 

fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2007/244/por-que-as-formigas-nao-caem-quando-sobem-as/?searchterm=insetos (acessado dia 19/11/2010) 

Esta é uma das adaptações dos insetos que os fazem habitar quase todos os biomas do planeta.

Os insetos são considerados o grupo de melhor adaptação em todos os biomas do planeta. Por que isso ocorre? Quais características que deram este grande sucesso adaptativo do grupo? Os alunos devem pesquisar e elaborar um breve artigo a ser publicado no blog.

INTERDISCIPLINARIDADE

MEIO AMBIENTE

De que maneira os insetos influenciam a agricultura?Que medidas são tomadas para evitar as “pragas” deste grupo?

QUÍMICA

A química está presente no grupo, tanto no uso de agrotóxicos contra as “pragas” das lavouras como também nos hormônios que os insetos secretam.

Peça aos alunos para pesquisar sobre o uso de agrotóxicos e dos ferormônios. Se necessário busque ajuda do professor de química para enriquecer o conhecimento nesta área. O resultado desta pesquisa deve ser sintetizado em um breve artigo e publicado no blog.

No laboratório de informática, peça que os alunos acessem o recurso Invertebrados II do Portal do Professor:

Zoologia - invertebrados II                 (também disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9731 acessado dia 10/10/2010).  

QUESTÕES DE TRABALHO

  1. Qual a diferença entre Unirremia e Quelicerados?
  2. Diferencie ametábolo, hemimetábolo e holometábolo. Dê exemplos.

Solicite aos alunos que pesquisem por animações e vídeos sobre os insetos, e que depois publiquem os sítios no blog já iniciado.

ATIVIDADE 2

Divida os alunos em equipes (podem manter a mesma equipe de atividades anteriores). Distribua a cada equipe uma reportagem sobre o tema (veja sugestões abaixo). Solicite que eles leiam a reportagem e a complementem com informações já adquiridas nas pesquisas realizadas. Se necessário, devem pesquisar imagens e vídeos para aprofundar o conhecimento. Após a leitura, a equipe deve organizar uma apresentação para a turma em forma de um seminário.

Temas para seminários a partir das reportagens abaixo:

 Ciência Hoje, Vespas de vilãs a aliadas, disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/253/vespas-de-vilas-a-parceiras/?searchterm=insetos (acessado dia 10/10/2010).

Ciência Hoje, Boa notícia para alérgicos a picadas de insetos, disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/imunologia/boa-noticia-para-alergicos-a-picadas-de-insetos/?searchterm=insetos (acessado dia 10/10/2010).

Ciência Hoje, Insetos ajudam a desvendar crimes, disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2004/208/ch-208-insetos-ajudam-a-desvendar-crimes/?searchterm=insetos (acessado dia 10/10/2010).

Ciência Hoje, Quem tem medo de insetos?, disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/02/quem-tem-medo-de-inseto/?searchterm=insetos (acessado dia 10/10/2010).

Ciência Hoje, Formigas podem inibir ataque de herbívoros a plantas, disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/agricultura-e-agronomia/formigas-podem-inibir-ataque-de-herbivoros-a/?searchterm=insetos (acessado dia 10/10/2010).

Ciência Hoje, O novo papel das moscas, disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2005/220/o-novo-papel-das-moscas/?searchterm=insetos (acessado dia 10/10/2010).

Ciência Hoje, Uma interação de 140 milhões de anos, disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/cacadores-de-fosseis/uma-interacao-de-140-milhoes-de-anos/?searchterm=insetos (acessado dia 10/10/2010).

Ciência Hoje, Onipresentes e perigosas, disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/medicina-e-saude/onipresentes-e-perigosas/?searchterm=insetos (acessado dia 10/10/2010).

Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos ou dados do conhecimento humano. Para a montagem e a realização de um seminário há um procedimento básico:

1º O professor marca o dia do seminário.

2º cada grupo é designado para fazer:

a. Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Trata-se de uma visão global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;

b. Contextualizar o tema ou unidade de estudo na obra de onde foi retirado do texto, ou pensamento e contexto histórico-filosófico-cultural do autor;

c. Apresentar os principais conceitos, ideias e doutrinas e os momentos lógicos essenciais do texto (temática resumida, valendo-se também de outras fontes que não o texto em estudo);

d. Levantar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discussão;

e. Fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;

3° Abertura para perguntas da plateia.

O coordenador geral ou o professor faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões . Finalizando, apontamos que todo tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes:

a.introdução ao tema;

b.desenvolvimento;

c.conclusão               

Os colegas devem elaborar um texto sobre a apresentação de cada seminário, com o que conseguiram aprender sobre cada tema apresentado. Este texto deve ser publicado no blog já aberto para estas aulas.

ATIVIDADE 3

A atividade é uma exposição fotográfica. Solicite aos alunos uma pesquisa a campo onde eles deverão fotografar os insetos. Aproveite dos locais floridos e com vegetação para encontrar insetos. As imagens poderão ser impressas e figurar como uma mostra fotográfica na escola. Ou também, poderão ser publicadas nos blogues já abertos. Todavia, aproveite para divulgar as atividades dos alunos para as outras classes e comunidade escolar, possibilitando visitas nos blogues ou visitas na escola para ver as fotografias feitas pelos alunos.

Mais sobre fotografias em sala de aula...

Os alunos deverão fazer um pequeno texto que acompanhe cada fotografia. Este texto poderá ser explicativo ou não (incentive a criatividade dos alunos, pode ser que em determinada imagem eles pensem numa pergunta provocadora, ou uma poesia).

Utilize de meios recicláveis ou reutilizáveis para o suporte das fotografias (por exemplo, papelão ou papel paraná). Cole as fotografias sobre este suporte, assim como o pequeno texto e o nome do autor da foto, próximo da imagem registrada. Este suporte deverá ser apoiado em alguma parede, preso com fita crepe ou outro meio adequado. Caso não exista a possibilidade de imprimir as fotos, o professor poderá “publicar” as fotos em diversos sítios com esta finalidade, ou em um blog.

Sítios para fotos:

Flickr, disponível em: http://www.flickr.com/   (acessado dia 11/11/2010).  

Picasa, disponível em: http://picasa.google.com/  (acessado dia 11/11/2010). 

Para saber mais sobre o uso de fotografias e imagens em sala de aula, acesse:

O uso de fotos em sala de aula, disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-uso-fotos-sala-aula.htm (acessado dia 11/11/2010).  

Uso e leituras de imagens em sala de aula, disponível em: http://www.slideboom.com/presentations/19858/Uso-de-Imagens-em-Sala-de-Aula (acessado dia 11/11/2010). 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Zoologia - invertebrados II Hipertexto
Recursos Complementares

PESQUISA DIRECIONADA

Brasil Escola, Principais ordens de insetos, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/principais-ordens-insetos.htm (acessado dia 09/10/2010).

Brasil Escola, Metamorfose de insetos, disponível em:http://www.brasilescola.com/biologia/metamorfose-dos-insetos.htm (acessado dia 09/10/2010).

Brasil Escola, Crescimento dos insetos, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/crescimento-dos-insetos.htm (acessado dia 09/10/2010).

Wikipedia, insetos, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insetos (acessado dia 10/10/2010).

Tree of life, Insecta, disponível em: http://tolweb.org/Insecta (acessado dia 10/10/2010).

PLANOS DE AULA

 Nova escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pequenos-biologos-investigacao-cientifica-insetos-pre-escola-538245.shtml (acesado dia 10/10/2010). Portal do Professor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1177 (acessado dia 10/10/2010).              

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos e promover uma auto avaliação dos alunos. Para saber mais, o professor pode acessar o sítio da Nova Escola, disponível em:

http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/autoavaliacao-como-ajudar-seus-alunos-nesse-processo-planejamento-538875.shtml?page=1 (acessado dia 10/10/2010) .

Segue abaixo uma tabela a ser preenchida pelos alunos com um "X" na coluna correspondente a sua participação. O professor poderá duplicar estas colunas para ele também avaliar com um "X" os mesmos critérios e a partir desta dupla avaliação ter uma noção de como o aluno se saiu nas aulas. Os critérios relacionados são apenas exemplos de como avaliar os alunos, ficando a cargo do professor adicionar ou trocar por critérios mais relevantes na sua opinião.

Critérios a serem avaliados:

Sim

Algumas vezes

Nunca

Participou das aulas, perguntando e tecendo comentários pertinentes ao tema.

Pesquisou em diversos sítios, fez referências aos sitios pesquisados, elaborou um texto próprio de síntese.

Ajudou na criação do blog da equipe, fornecendo ideias, participando com os textos a serem publicados.

Acessou os recursos sugeridos pelo professor. Aprofundou o conhecimento pesquisando e respondendo as questões solicitadas pelo professor.

Esforçou-se para completar todas as tarefas propostas nas aulas.

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