Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contaminação do solo e impactos na água.

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leite: substância pura ou mistura?

SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os contaminantes/poluentes do solo

Explicar as interações entre solo e água

Avaliar os impactos ambientais na água em decorrência da contaminação do solo.

Analisar a contaminação desses recursos naturais na atualidade, considerando aspectos socioeconômicos e culturais

Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos

Estratégias e recursos da aula

A primeira aula deverá acontecer no laboratório de informática onde os alunos possam acessar a internet em pequenos grupos ou individualmente. É importante resguardar um espaço da aula e organizá-lo para que os grupos possam discutir as questões propostas. O professor deverá preparar um roteiro para essa aula, informando os endereços a serem acessados (para o vídeo e os textos) de modo a possibilitar aos alunos autonomia e organização no decorrer do processo.

Sugerimos na aula 2, inicialmente a socialização das pesquisas e discussão do tema de forma mais abrangente. No segundo momento, propomos o estudo de um texto com vistas à sistematização e aprofundamento do estudo do tema.

A aula 3, a ser realizada em sala de aula, deve ser dedicada ao fechamento das informações e situações com as quais os alunos tiveram contato nas aulas anteriores, por meio da elaboração de um plano de estudo de uma situação-problema proposta pelo professor. 

Aula 1 -

Sugerimos que o professor faça a abordagem do tema dessas aulas utilizando como recurso o vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=JmZFYsozF6o&NR=1 (acessado em 17/10/2010). Os alunos poderão assistir ao vídeo acessando diretamente a internet, em pequenos grupos ou individualmente, se houver disponibilidade de um computador por aluno. Se a escola não contar com laboratório de informática, o professor deverá salvar o vídeo, ou acessá-lo diretamente da internet, e projetá-lo usando o data show.   

Imagens do vídeo 

Após assistirem ao vídeo, o professor deverá escrever no quadro  as seguintes questões, e/ou outras que considerar pertinentes. Deixar que eles reflitam por um minuto e projetar o vídeo novamente. Em seguida, o professor deverá empreender um diálogo com seus alunos pautado nessas questões. 

Questões para discussão do vídeo.

O que chamou a atenção no vídeo?

O vídeo é uma alerta para quais questões?

O que cada um de nós tem a ver com a questão central apontada no vídeo?

Fechamento - Após essa conversa inicial, o professor deverá fazer um fechamento, focando as questões ambientais como a contaminação do solo e seus impactos na água, como consequência de ações humanas oriundas de comportamentos relacionados ao aumento do consumo e do descarte de resíduos (lixo) no ambiente.

Em seguida, deverá distribuir os seguintes endereços entre grupos de 3 alunos. Dois grupos ficarão com o mesmo tema. Os alunos deverão acessar as matérias contidas nesses endereços e registrar: o tema/assunto abordado; uma síntese do conteúdo e o que esse conteúdo tem a ver com a contaminação do solo e da água.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lixo-domestico-coleta-seletiva-separacao-dicas-501359.shtml . Acessado em 18/10/2010.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/washington-novaes-residuos-solidos-aterros-brasil-504843.shtml . Acessado em 18/10/2010.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/reduzir-reutilizar-reciclar-495966.shtml . Acessado em 18/10/2010.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_474043.shtml. Acessado em 18/10/2010.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/lei-equipamento-eletroeletronico-ong-organizacao-nao-governamental-eletrodomestico-aterro-sanitario-550477.shtml. Acessado em 18/10/2010.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/humanidade-ja-consome-50-mais-recursos-terra-consegue-oferecer-604380.shtml . Acessado em 18/10/2010. 

http://angloambiental.wordpress.com/2009/10/22/aterro-sanitario-x-lixao/ . Acessado em 18/10/2010.

Fontes das imagens:

http://1.bp.blogspot.com/_ryjReMm6VJ0/S8WrFfxA0zI/AAAAAAAAA1M/S2uAovSP1H4/s1600/lixao.jpg Acessado em 18/10/2010

http://1.bp.blogspot.com/_vqHfixke1L8/TCZ3ghlWgRI/AAAAAAAAB1c/YxAZ3UgZUfA/s1600/consumo-consciente.jpg     Acessado em 18/10/2010.

AULA 2

1º MOMENTO - Discussão dos registros realizados na aula anterior

Inicialmente, o professor deve formar pequenos grupos com os alunos que fizeram a leitura do mesmo texto para a discussão do seu tema. Esse grupo deverá verificar as convergências e divergências em seus registros, preparando-se para a socialização para toda a turma.

Depois dessa primeira discussão sobre o tema, o professor deverá organizar a turma em um círculo para a socialização das pesquisas, de modo que todos possam se ver e ouvir. O primeiro momento deverá ser apenas de apresentação de cada grupo, seguido de um tempo para discussão e esclarecimentos, no qual o professor será o mediador.

O professor deverá fazer o fechamento da discussão reforçando as questões ambientais como a contaminação do solo e seus impactos na água, como consequência de ações humanas oriundas de comportamentos relacionados ao aumento do consumo e do descarte de resíduos (lixo) no ambiente.

2º MOMENTO

A fim de sistematizar e fundamentar teoricamente essa discussão, o professor deverá, após esse fechamento, entregar a cada aluno uma cópia do texto  de fundamentação teórica digitado. Sugerimos que os alunos façam primeiramente uma leitura silenciosa do texto. Depois, que cada aluno leia uma frase em voz alta e os demais acompanham. Ao professor cabe a realização de esclarecimentos e explicações sempre que necessário, ao longo da segunda leitura do texto.

Texto de fundamentação teórica - A contaminação do solo e seus impactos na água

A contaminação do solo tem se tornado uma das preocupações ambientais, uma vez que, geralmente, interfere no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação), podendo mesmo estar na origem de problemas de saúde pública. Sendo assim, não só os ecologistas, mas autoridades e todo cidadão devem ficar atentos aos perigos da contaminação/poluição que colocam em risco a vida no planeta Terra.

O uso da terra para centros urbanos, atividades agrícolas, pecuária e industrial tem tido como consequência elevados níveis de contaminação. De fato, aos usos referidos associam-se, geralmente, descargas acidentais ou voluntárias de poluentes no solo e águas, deposição não controlada de produtos que podem ser resíduos perigosos, lixeiras e/ou aterros sanitários não controlados, deposições atmosféricas resultantes das várias atividades, etc. Assim, ao longo dos últimos anos, têm sido detectados numerosos casos de contaminação do solo em zonas urbanas e rurais.

Os principais fatores que geram contaminação/poluição do solo são decorrentes de atividades humanas, dentre eles destacam-se o lixo e os produtos químicos que são a ele destinados direta ou indiretamente.

O Lixo

 No início da história da humanidade, o lixo produzido era formado basicamente de folhas, frutos, galhos de plantas, pelas fezes e pelos demais resíduos do ser humano e dos outros animais. Esses restos eram naturalmente decompostos, isto é, reciclados e reutilizados nos ciclos do ambiente.

Com as grandes aglomerações humanas, o crescimento das cidades, o desenvolvimento das indústrias e da tecnologia, cada vez mais se produzem resíduos (lixo) que se acumulam no meio ambiente. Hoje, além do lixo orgânico, que é naturalmente decomposto, reciclado e "devolvido" ao ambiente, há o lixo industrial eletrônico, o lixo hospitalar, as embalagens de papel e de plástico, garrafas, latas etc. que, na maioria das vezes, não são biodegradáveis, isto é, não são decompostos por seres vivos e se acumulam na natureza.  

Nas áreas urbanas o lixo jogado sobre a superfície, sem o devido tratamento, é uma das principais causas dessa contaminação. A presença humana, lançando detritos e substâncias químicas, como os derivados do petróleo, constitui-se num dos problemas ambientais que necessitam de atenção das autoridades públicas e da sociedade. Uma das formas de se lidar melhor com os resíduos urbanos é a destinação dos mesmos aos aterros sanitários.

A contaminação do solo causada por esses resíduos a ele destinados (lixo) pode trazer diversos problemas. O material orgânico - como é o caso dos restos de alimentos - ao ser decomposto, forma o chorume. Trata-se de um caldo escuro e ácido que se infiltra no solo. Quando em excesso, esse líquido pode atingir as águas do subsolo (os lençóis freáticos) e, por conseqüência contaminar as águas de poços e nascentes. As correntezas de água da chuva também podem carregar esse material para os rios, os mares

A contaminação do solo nas áreas rurais ocorre, sobretudo, em decorrência  do uso indevido de agrotóxicos e de  técnicas de produção que lançam no ambiente, sem qualquer tratamento subprodutos como os oriundos dos curtumes e da criação de porcos, ou o vinhoto, derivado da cana de açúcar.

 A contaminação do solo por produtos químicos

A contaminação do solo também pode ser ocasionada por produtos químicos nele lançados sem os devidos cuidados. Isso ocorre, muitas vezes, quando as indústrias se desfazem do seu lixo químico. Algumas dessas substâncias químicas utilizadas na produção industrial são poluentes que se acumulam no solo.

Um outro exemplo são os pesticidas aplicados nas lavouras e que podem, por seu acúmulo, saturar o solo, serem dissolvidos pela água e depois serem absorvidos pelas raízes das plantas. Das plantas passam para o organismo das pessoas e dos outros animais que delas se alimentam. Os fertilizantes, embora industrializados para a utilização no solo, são em geral, tóxicos.

Os inseticidas quando usados de forma indevida, acumulam-se no solo, os animais se alimentam da vegetação contaminada prosseguindo o ciclo de contaminação. Com as chuvas, os produtos químicos usados na composição dos pesticidas infiltram no solo contaminando os lençóis freáticos e acabam escorrendo para os rios continuando a contaminação. O gado quando come o pasto envenenado, transmite as substâncias tóxicas para a sua carne e para o leite que vão servir de alimento para o homem.

Algumas medidas para minimizar os problemas da contaminação do Solo

  •  Conscientização da população sobre a necessidade de reduzir o consumo e a geração de resíduos que acabam destinados ao solo: consumir somente o necessário, reutilizar aquilo que precisou consumir e por último, encaminhar os resíduos para a reciclagem, promovendo em seu ambiente de trabalho e em casa, a coleta seletiva. Lembrar que a prioridade é a REDUÇÃO DO CONSUMO.
  •  Redução do uso de inseticidas usando técnicas avançadas na agricultura como, por exemplo, o controle biológico de pragas (técnica que utiliza outros seres vivos que se alimentam daquele que é o agente da praga, sem prejudicar os vegetais e o solo);
  • Financiamentos para agricultura e para o homem do campo, dando-lhe condições para viver e se sustentar no campo sem provocar desequilíbrios ambientais;
  • Participação da população nas campanhas de reflorestamento;
  • Saneamento básico para todos incluindo o tratamento de esgoto e a construção de aterros sanitários para a destinação mais adequada de resíduos (lixo);
  • Instalação de estações de tratamento e reciclagem de lixo;
  • Incentivo para as empresas privadas investirem na coleta do lixo reciclável.

Fontes do texto:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo11.php . Acessado em 18/10/2010.

http://poluicaodosolo.blogspot.com/2007/08/introduo.html . Acessado em 18/10/2010.

AULA 3 - Plano de estudo de uma situação

 O professor finalizará o conteúdo levando para a sala de aula uma problemática envolvendo a má destinação dos resíduos sólidos, como a apresentada na simulação disponível em: http://www.agracadaquimica.com.br/simulacoes/13.swf (acessado em 18/10/2010).

Divida  os estudantes em segmentos diferentes da sociedade (ONG, governo, etc.)  para que cada um elabore um Plano de Estudo da situação. Marque uma data  onde acontecerá a reunião desses grupos  para uma ‘tomada de decisão’ focando a sustentabilidade.

Sugerimos que o tema a ser discutido seja acerca de uma situação polêmica, envolvendo interesses de diversos segmentos sociais, que esteja em pauta na sua cidade ou região.

*Sugestões de temas:

1- Construção de cemitérios em áreas urbanas

Texto de apoio: Os cemitérios e o ambiente. Disponível em: http://noticias.ambientebrasil.com.br/artigos/2006/03/21/23638-os-cemiterios-e-o-ambiente.html Acessado em 18/10/2010.

2- Contaminação do solo e dos lençóis subterrâneos por uma indústria na sua cidade.

http://www.denuncio.com.br/noticias/shell-e-basf-sao-condenadas-a-pagar-r-620-milhoes-por-contaminacao-em-sp/4985/ Acessado em 18/10/2010.

3- Construções sobre solo contaminado

Texto de apoio: TJSP julga caso de condomínio construído sobre solo contaminado. Disponível em:

 http://www.denuncio.com.br/noticias/tjsp-julga-caso-de-condominio-construido-sobre-solo-contaminado/5581/  Acessado em 18/10/2010.

Texto de apoio: Deslizamento em Niterói... (morro do Bumba). Disponível em: 

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1561509-5606,00-AREA+DE+DESLIZAMENTO+EM+NITEROI+ERA+ANTIGO+LIXAO+DIZ+GOVERNO.html  Acessado em 18/10/2010.

Sugestões para trabalho interdisciplinar

Geografia: o professor poderá trabalhar com os impactos ambientais causados por descartes incorretos de substâncias residuais, de indústrias, no solo, visando verificar os malefícios causados para a fauna e flora destes locais bem como a alteração do habitat.   

Matemática: o professor poderá trabalhar com os dados estatísticos da destinação dos resíduos sólidos no Brasil tendo como referência as publicações da Abrelpe.

Português: o professor poderá trabalhar com notícias publicadas em diversos veículos de comunicação.

Recursos Complementares

http://www3.uma.pt/Unidades/Biologia/docs_cad_bolonha/planeta_sust/T13_IC_030408_artigo_poluicao_solos.pdf

http://www.meioambiente.pro.br/agua/guia/poluicao.htm. Acessado em 18/10/2010

http://www.scribd.com/doc/3736131/Quimica-Cadernos-Tematicos-Lixo  Acessado em 18/10/2010

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/chorume.htm Acessado em 18/10/2010.

Avaliação

 A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, as pesquisas, a realização das atividades propostas, as discussões sobre as situações apresentadas e a participação individual e coletiva na socialização. Deverá ser usado como instrumento principal de avaliação quantitativa o estudo da situação-problema proposto na última aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Wilky Sanches Barbosa do Rego, Escola Municipal Euflaudizia Rodrigues , Paraíba - disse:
    wilky_samelo@hotmail.com

    09/12/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante da forma como o assunto contaminaçâo do solo e da agua foi abordado durante a sequência didática desenvolvida nesta aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.