Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Direito da criança: não ao trabalho infantil

 

11/11/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre o trabalho infantil;
  • Vivenciar jogos teatrais.
Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Trabalho: conceito e possibilidades de atuação.

- Criança: infância e brincadeira

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Traga para a sala de aula a cópia do poema Infância, de Carlos Drummond de Andrade, disponível em: http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=312&rv=Cigarra. Leia com as crianças e, em seguida, discutam sobre as ideias presentes nele. 

ATIVIDADE 2

Numa roda de conversa, o professor iniciará a discussão sobre o trabalho infantil,, relacionando-a com o poema trabalhado no momento anterior. Para isso, deverá propor algumas questões, do tipo:

- O que é trabalho?

- Por que precisamos trabalhar?

- Criança precisa trabalhar? Por quê?

- Vocês conhecem alguma criança que trabalha?

No momento da discussão, o professor deverá registrar, por escrito, as ideias iniciais dos alunos, na lousa ou no papel madeira, para retomar nos momentos seguintes.

ATIVIDADE 3

Para continuar a discussão iniciada anteriormente, o professor exibirá cenas do documentário Crianças Invisíveis ou de um similar, as quais mostrem episódios cotidianos de trabalho na infância. Em seguida, o professor fará um novo debate, comparando as falas iniciais com as cenas vistas.

Fonte: http://blog.agalaxia.com.br/up/a/ag/blog.agalaxia.com.br/img/criancas_invisiveis.jpg 

ATIVIDADE 4

Tendo como referência o vídeo exibido anteriormente, bem como as discussões realizadas até aqui, os alunos serão divididos em grupos, para que representem, através do teatro, cenas de trabalho infantil. Ao montar a sua cena, cada grupo deve ser orientado/estimulado a responder as seguintes perguntas:

- O QUE?

- QUEM?

- ONDE?

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos apresentarão as cenas criadas no 4º momento da aula e o professor, juntamente com as demais crianças da sala, retomarão os aspectos discutidos durante o estudo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria gracilene barbosa souza, EMEF MANOEL ARAUJO COSTA , Paraíba - disse:
    mgracilenesuoza@bol.com.br

    29/11/2010

    Cinco estrelas

    A aula da professora aborda um tema polêmico no nosso País, pois, o trabalho infantil tem que ser irradicalizado, portanto temos que sensibilizar as nossas crianças deste cedo. Parabéns! E gostei muito dos recursos utilizados por você este poema de Carlos Drummond de Andrade é riquissímo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.