01/12/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Recursos Pesqueiros |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Identificar os integrantes do Filo.
Relacionar os equinodermos na cadeia alimentar marinha.
Pesquisar o papel ecológico deste grupo.
Noções de sistemática (taxonomia) do reino animal.
Inicie a aula mostrando o vídeo “Evisceração do pepino do mar”, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=rSVjmZnCjL4 (acessado dia 10/10/2010).
Questione os alunos quanto a conhecerem o animal mostrado e o que ele está fazendo. Qual a função deste procedimento? Explique que o animal em questão é um pepino do mar, da classe Holoturea e pertencente ao filo Equinodermata. O que os alunos conhecem a respeito deste grupo? Qual a importância ecológica e evolutiva que o grupo apresenta?
ATIVIDADE 1
Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Eles deverão realizar uma pesquisa direcionada e depois apresentar um seminário para a classe. Solicite aos alunos que pesquisem sobre estes animais marinhos, nos sítios sugeridos em recursos complementares. Cada equipe deverá pesquisar as características gerais dos equinodermos e especializar em uma classe deste grupo.
Outros subtemas para pesquisas e posteriores seminários:
Sítios de pesquisa
Além dos sítios sugeridos nos recursos complementares, os alunos poderão procurar por informações nos sítios abaixo listados.
SVHOONG, Equinodermas, disponível em: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1676825-equinodermos/ (Acessado dia 10/10/2010).
Vida e saúde, Equinodermas, disponível em: http://www.vidaesaude.org/biologia-vida/equinodermos.html (acessado dia 10/10/2010).
Professor Toid, Equinodermas, disponível em: http://professortoid.blogspot.com/2009/03/biologia-equinodermos-prof-toid.html (acessado dia 10/10/2010).
Infoescola, Equinodermas, disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/filo-echinodermata-equinodermos/ (acessado dia 10/10/2010).
Uol Educação, equinodermas, disponível em: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u38.jhtm (acessado dia 10/10/2010).
Blog do Professor Reinaldo, equinodermas, disponível em: http://www.reinaldoribela.pro.br/htm/biologia/biologia_2/reino_animalia_I/invertebrados/equinodermos.htm (Acessado dia 10/10/2010).
Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens).
Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem.
Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, as características principais dos grupos dos equinodermatas, os principais representantes de cada grupo, curiosidades sobre estes grupos. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes. Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.
Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).
Realização da pesquisa.
Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.
Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.
Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).
SOBRE O SEMINÁRIO...
Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos ou dados do conhecimento humano.
Para a montagem e a realização de um seminário há um procedimento básico:
1º O professor marca o dia do seminário, também determina o tempo máximo de exposição de cada grupo.
2º cada grupo é designado para fazer:
a. Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Trata-se de uma visão global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;
b. Contextualizar o tema de estudo com aspectos de domínio da plateia;
c. Levantar os problemas sugeridos pela pesquisa e apresentar os mesmos para discussão;
e. Fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;
3° Abertura para perguntas da plateia.
O coordenador geral ou o professor faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões.
Apresente aos alunos a reportagem a seguir: Identificadas 173 espécies comuns ao Brasil e Antartica, disponível em:
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/identificadas+173+especies+comuns+a+brasil+e+antartida/n1237776247928.html (acessado dia 10/10/2010).
Promova a leitura crítica em sala de aula com os alunos. O procedimento de leitura poderá contar com a ajuda dos alunos, alternando o leitor por parágrafo do texto. Após a leitura, discuta com os alunos aspectos da reportagem, tais como:
As respostas desta discussão poderá ser sintetizada em um texto de autoria de cada aluno, registrado em seus cadernos.
Ainda no laboratório de informática, solicite aos alunos que acessem o recurso do Portal do Professor, Invertebrados II, disponível em:
Zoologia - invertebrados II (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9731 acessado dia 11/10/2010)
Questões de trabalho:
ATIVIDADE 2
Solicite aos alunos que acessem a webquest sobre os equinodermas. O professor poderá usar da webquest pronta para esta aula ou criar a sua própria, acessando o site www.webquestbrasil.org (acessado dia 11/10/2010). A webquest realizada para esta aula encontra-se disponível em:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=22114&id_pagina=1 (acessado dia 11/10/2010).
WEBQUEST
É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor indica os sites, pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site www.webquestbrasil.org para criar e postar sua Webquest.
Para saber como criar webquest personalizada para sua aula, acesse o tutorial: http://www.webquestbrasil.org/node/9 (acessado dia 18/06/10). Outro exemplo de webquest, disponível em:http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w4.php?id_actividad=9914&id_pagina=4 (acessado dia 10/10/2010).
ATIVIDADE 3
Como atividade da catarse destas aulas, os alunos poderão reunir toda a informação que coletaram e sintetizá-la em um documento de escrita colaborativa, estilo Wiki. O professor pode manter a divisão das equipes dos seminários e cada equipe será responsável por uma página Wiki, onde devem publicar toda informação, vídeo, fotos, imagens esquemáticas e demais informações interessantes do tema que pesquisaram e apresentaram. Após a confecção destas Wikis, o professor deve solicitar que os alunos visitem as Wikis dos colegas.
Sobre a Wiki...
Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.
Página para criação de Wiki - disponível em: http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 15/05/10).
Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10).
O professor poderá expor os trabalhos dos alunos em um momento que a comunidade escolar esteja presente, a fim de divulgar o conhecimento acerca do filo Equinoderma e a necessidade de proteção dos mares. Esta exposição poderá seguir o modelo de uma feira de ciências, com os alunos posicionados para expor o que aprenderam para o público visitante.
Nome | Tipo |
---|---|
Zoologia - invertebrados II | Hipertexto |
SÍTIOS DE PESQUISA
Brasil escola, equinodermos, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/equinodermos.htm (acessado dia 10/10/2010).
360°, equinodermos, disponível em : http://360graus.terra.com.br/mergulho/default.asp?did=3198&action=coluna (acessado dia 10/10/2010).
360°, Classe Holoturea e Crinoidea, disponível em: http://360graus.terra.com.br/mergulho/default.asp?did=3167&action=coluna (acessado dia 10/10/2010).
PLANOS DE AULA
Portal do professor, conhecendo as estrelas do mar, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21098 (acessado dia 10/10/2010).
A avaliação poderá ser feita sobre as produções dos alunos. O professor deve analisar alguns critérios e expô-los aos alunos para que este saibam de que modo estarão sendo avaliados.
Exemplos de critérios: criatividade, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, organização, trabalho em grupo, quantidade de sítios visitados para cada atividade, ortografia correta e boa gramática.
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