Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Equinodermos

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Recursos Pesqueiros
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os integrantes do Filo.

Relacionar os equinodermos na cadeia alimentar marinha.

Pesquisar o papel ecológico deste grupo.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de sistemática (taxonomia) do reino animal.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula mostrando o vídeo “Evisceração do pepino do mar”, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=rSVjmZnCjL4 (acessado dia 10/10/2010).

Questione os alunos quanto a conhecerem o animal mostrado e o que ele está fazendo. Qual a função deste procedimento? Explique que o animal em questão é um pepino do mar, da classe Holoturea e pertencente ao filo Equinodermata. O que os alunos conhecem a respeito deste grupo? Qual a importância ecológica e evolutiva que o grupo apresenta?

ATIVIDADE 1

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Eles deverão realizar uma pesquisa direcionada e depois apresentar um seminário para a classe. Solicite aos alunos que pesquisem sobre estes animais marinhos, nos sítios sugeridos em recursos complementares. Cada equipe deverá pesquisar as características gerais dos equinodermos e especializar em uma classe deste grupo.

  • Classe Holoturea
  • Classe Crinoidea
  • Classe Asteroidea
  • Classe Ophiuroidea
  • Classe Concentricycloidea

Outros subtemas para pesquisas e posteriores seminários:

  • Reprodução dos equinodermos
  • Filogenia e evolução dos equinodermos
  •  Aspectos ecológicos e econômicos dos equinodermos

Sítios de pesquisa 

Além dos sítios sugeridos nos recursos complementares, os alunos poderão procurar por informações nos sítios abaixo listados.

SVHOONG, Equinodermas, disponível em: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1676825-equinodermos/ (Acessado dia 10/10/2010).

Vida e saúde, Equinodermas, disponível em: http://www.vidaesaude.org/biologia-vida/equinodermos.html (acessado dia 10/10/2010).

Professor Toid, Equinodermas, disponível em: http://professortoid.blogspot.com/2009/03/biologia-equinodermos-prof-toid.html (acessado dia 10/10/2010).

Infoescola, Equinodermas, disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/filo-echinodermata-equinodermos/ (acessado dia 10/10/2010).

Uol Educação, equinodermas, disponível em: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u38.jhtm (acessado dia 10/10/2010).

Blog do Professor Reinaldo, equinodermas, disponível em: http://www.reinaldoribela.pro.br/htm/biologia/biologia_2/reino_animalia_I/invertebrados/equinodermos.htm (Acessado dia 10/10/2010).

Como fazer pesquisa direcionada:

Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens).

Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, as características principais dos grupos dos equinodermatas, os principais representantes de cada grupo, curiosidades sobre estes grupos. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).           

SOBRE O SEMINÁRIO...

Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. O seminário pode assumir diversas formas, mas o objetivo é um só: leitura, análise e interpretação de textos dados sobre apresentação de fenômenos ou dados do conhecimento humano.

Para a montagem e a realização de um seminário há um procedimento básico:

1º O professor marca o dia do seminário, também determina o tempo máximo de exposição de cada grupo.

2º cada grupo é designado para fazer:

a. Exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro-negro, slides, cartazes, filmes etc. Trata-se de uma visão global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo;

b. Contextualizar o tema de estudo com aspectos de domínio da plateia;

c. Levantar os problemas sugeridos pela pesquisa e apresentar os mesmos para discussão;

e. Fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;

3° Abertura para perguntas da plateia.

O coordenador geral ou o professor faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões.

Apresente aos alunos a reportagem a seguir: Identificadas 173 espécies comuns ao Brasil e Antartica, disponível em:

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/identificadas+173+especies+comuns+a+brasil+e+antartida/n1237776247928.html (acessado dia 10/10/2010).

Promova a leitura crítica em sala de aula com os alunos. O procedimento de leitura poderá contar com a ajuda dos alunos, alternando o leitor por parágrafo do texto. Após a leitura, discuta com os alunos aspectos da reportagem, tais como:

  • O que significa o Brasil ter 173 espécies comuns às que existem na Antártica?
  • De que maneira estas espécies conseguiram “migrar”?
  • Por que a ênfase em espécies de equinodermas?
  • O que levou este grupo a colonizar dois continentes tão diferentes?

As respostas desta discussão poderá ser sintetizada em um texto de autoria de cada aluno, registrado em seus cadernos. 

Ainda no laboratório de informática, solicite aos alunos que acessem o recurso do Portal do Professor, Invertebrados II, disponível em:

Zoologia - invertebrados II   (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9731  acessado dia 11/10/2010)  

Questões de trabalho:

  • Quais as principais características do Filo Equinodermata?
  • Desenhe a estrutura básica do corpo de um equinoderma, apontando as principais características.
  • Monte um cladograma com os invertebrados e aponte as principais características evolutivas deste Filo.
  •  As questões podem ser registradas individualmente nos cadernos dos alunos.

ATIVIDADE 2

Solicite aos alunos que acessem a webquest sobre os equinodermas. O professor poderá usar da webquest pronta para esta aula ou criar a sua própria, acessando o site www.webquestbrasil.org (acessado dia 11/10/2010). A webquest realizada para esta aula encontra-se disponível em:

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=22114&id_pagina=1 (acessado dia 11/10/2010).

WEBQUEST

É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor indica os sites, pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site www.webquestbrasil.org para criar e postar sua Webquest. 

Para saber como criar webquest personalizada para sua aula, acesse o tutorial: http://www.webquestbrasil.org/node/9   (acessado dia 18/06/10).  Outro exemplo de webquest, disponível em:http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w4.php?id_actividad=9914&id_pagina=4 (acessado dia 10/10/2010).         

ATIVIDADE 3

Como atividade da catarse destas aulas, os alunos poderão reunir toda a informação que coletaram e sintetizá-la em um documento de escrita colaborativa, estilo Wiki. O professor pode manter a divisão das equipes dos seminários e cada equipe será responsável por uma página Wiki, onde devem publicar toda informação, vídeo, fotos, imagens esquemáticas e demais informações interessantes do tema que pesquisaram e apresentaram. Após a confecção destas Wikis, o professor deve solicitar que os alunos visitem as Wikis dos colegas.

Sobre a Wiki...

Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Página para criação de Wiki - disponível em: http://www.wikispaces.com/    (acessado dia 15/05/10).

Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10).  

O professor poderá expor os trabalhos dos alunos em um momento que a comunidade escolar esteja presente, a fim de divulgar o conhecimento acerca do filo Equinoderma e a necessidade de proteção dos mares. Esta exposição poderá seguir o modelo de uma feira de ciências, com os alunos posicionados para expor o que aprenderam para o público visitante.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Zoologia - invertebrados II Hipertexto
Recursos Complementares

SÍTIOS DE PESQUISA

Brasil escola, equinodermos, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/equinodermos.htm (acessado dia 10/10/2010).  

360°, equinodermos, disponível em : http://360graus.terra.com.br/mergulho/default.asp?did=3198&action=coluna (acessado dia 10/10/2010).  

360°, Classe Holoturea e Crinoidea, disponível em: http://360graus.terra.com.br/mergulho/default.asp?did=3167&action=coluna (acessado dia 10/10/2010). 

 PLANOS DE AULA

Portal do professor, conhecendo as estrelas do mar, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21098 (acessado dia 10/10/2010). 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita sobre as produções dos alunos. O professor deve analisar alguns critérios e expô-los aos alunos para que este saibam de que modo estarão sendo avaliados.

Exemplos de critérios: criatividade, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, organização, trabalho em grupo, quantidade de sítios visitados para cada atividade, ortografia correta e boa gramática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.