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Os Aracnídeos

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar a importância ecológica do grupo.

Identificar as principais características do grupo.

Listar os principais integrantes do grupo que se relacionam diretamente com os seres humanos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula mostrando aos alunos a reportagem a seguir, disponível em: http://www.jornaldimensao.com.br/?id=4&n=34298 (acessado dia 12/10/2010).

A leitura da reportagem poderá ser mais dinâmica se o professor pedir para cada aluno ler em voz alta um parágrafo. Após a leitura, discuta sobre a rinite, quais alunos tem rinite ou conhecem alguém que tenham esse problema? Como evitar a rinite? O que os aracnídeos tem a ver com esta doença? O que mais os alunos sabem sobre os aracnídeos? 

No laboratório de informática, mostre aos alunos o vídeo "Vespa x Aranha". Numa disputa, qual dos dois animais se sairá melhor? O vídeo encontra-se no sítio disponível a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=IWUrDl8miEo&feature=related (acessado dia 12/10/2010). Antes de mostrar o vídeo aos alunos, questione-os quanto às propriedades de veneno que ambas as espécies do vídeo apresentam. Qual das duas espécies é mais perigosa? Qual a ordem de cadeia alimentar normal envolvendo estes animais?

O resultado do vídeo é surpreendente. Questione os alunos quanto as adaptações de ambas as espécies para conseguirem se alimentar e se reproduzir. (Solicite que os alunos façam anotações das contribuições orais dos colegas e do professor neste momento).

ATIVIDADE 1

Mostre aos alunos o vídeo abaixo: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16850   (acessado dia 12/10/2010).

 O que diferencia aranhas de vespas ou aracnídeos de insetos? Encaminhe uma pesquisa direcionada aos alunos. Divida-os em equipes de 2 a 3 integrantes, e determine um tempo máximo de pesquisa, por exemplo, 40 minutos.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, os aracnídeos.

Alguns subtemas que podem ser pesquisados são:

  • Diferenças entre aracnídeos e insetos;
  • Representantes do grupo;
  • Principais características do grupo;
  • Características das principais ordens do grupo dos aracnídeos;
  • Curiosidades;

 Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Também disponibilizamos abaixo uma série de sítios para pesquisa.

SÍTIOS DE PESQUISA

Saúde animal, aracnídeos, disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/zoo_aracnideos.htm (Acessado dia 12/10/2010).

Wikipedia, artrópodes, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Artr%C3%B3pode (acessado dia 12/10/2010).

Só biologia, artrópodes, disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php (acessado dia 12/10/2010).

Infoescola, artrópodes, disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/artropodes-arthropoda/ (acessado dia 12/10/2010).

COMO FAZER UMA PESQUISA DIRECIONADA

No buscador da internet, o aluno deve digitar no campo de pesquisa o tema ou palavras relacionadas ao tema a ser pesquisado e depois entrar nos sítios que o buscador elegeu e verificar a pertinência das informações ali contidas.

Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa; 

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas.       

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).     

Após a pesquisa, os alunos poderão criar um blog para a publicação do conhecimento adquirido nesta atividade.

BLOG

O blog é um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc. No Portal do professor é possível encontrar materia de estudo sobre blog na educação, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198   e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=773 (acessado dia 19/11/2010)  e no sítio Conexão professor, o passo a passo de como criar um blog, disponível em:  http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388 (acessado  dia 10/08/10).     

O professor poderá fazer uma espécie de exposição virtual dos blogs dos alunos, montando ele próprio um blog para a divulgação dos trabalhos da classe, onde colocará o endereço eletrônico e uma imagem que ilustre cada trabalho. Este blog poderá ser divulgado para toda a escola e comunidade escolar, para o conhecimento e prevenção de doenças do sistema sensorial visual.      

No laboratório de informática mostre aos alunos o recurso de áudio do Portal do Professor, "De onde vem a aranha marrom", disponível abaixo:

De onde vem a aranha marrom  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25333 acessado dia 12/10/2010).

E também o vídeo disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17542 (acessado dia 12/10/2010) .

QUESTÕES DE TRABALHO

Reunidos em pequenas equipes (2 a 3 integrantes), os alunos devem debater e responder as questões abaixo em seus cadernos.

  1. Qual a importância da aranha marrom?
  2. Onde é o habitat natural dela?
  3. Onde ela pode se esconder?
  4. Quais os riscos à saude que este animal pode trazer?

ATIVIDADE 2

Agora solicite que os alunos ouçam o áudio disponível no sítio abaixo:

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=12442 (acessado dia 12/10/2010) 

Mantendo as mesmas equipes os alunos devem elaborar um roteiro de história em quadrinhos, sobre a aranha, sua teia e o risco que ela representa à saúde dos outros animais. Para saber como fazer um roteiro de história em quadrinhos, acesse: http://www.apiq.8m.com/dicas.html (acessado dia 12/10/2010). 

Os alunos podem rascunhar os desenhos no caderno e depois digitalizá-los. Podem também fazer a história em quadrinhos diretamente no computador, com o uso de softwares como o HagaQuê, disponível em: http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/  (acessado dia 12/10/2010).

Tutorial para usar o HagaQuê, disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/  (acessado dia 12/10/2010).

Um exemplo de HQ encontra-se no sítio a seguir: http://www.portallos.com.br/2008/08/17/hq-aranha/ (acessado dia 12/10/2010). 

Ainda no laboratório de informática, acesse o recurso do Portal do Professor, Invertebrados II:

Zoologia - invertebrados II  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9731 acessado dia 12/10/2010) .

QUESTÕES DE TRABALHO

  1. Qual a relação filogenética dos insetos com os aracnídeos?
  2. Qual as características que aracnídeos e insetos compartilham?
  3. Quais as características exclusivas dos aracnídeos?
  4. Cite os representantes dos aracnídeos que se relacionam com a saúde dos seres humanos.

As respostas poderão ser registradas no caderno dos alunos.

INTERDISCIPLINARIDADE

A reportagem a seguir mostra que o tema Aracnídeos pode ser explorado por outras disciplinas. "Laboratório em pleno ar", disponível em: http://www.unesp.br/aci/jornal/200/teias.php  (acessado dia 12/10/2010).

O professor de química poderá auxiliar na obtenção de informações que enriqueçam o conhecimento sobre as substâncias químicas presentes na teia e de que modo elas podem ajudar na saúde humana.

ATIVIDADE 3

Para sintetizar o conhecimento do tema, solicite aos alunos que confeccionem um infográfico (um cartaz com imagens e informações) sobre os aracnídeos.

Eles podem acessar a imagem abaixo no sítio a seguir (para terem uma ideia do que é um infográfico) : http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/modules/noticias/article.php?storyid=94 (acessado dia 12/10/2010)  

fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/arquivos/File/ilustracoes/infograficos/aracnideo_insetos.pdf acessado dia 19/10/2010 

Os alunos podem fazer o infográfico reunidos em equipes de até 3 integrantes. Podem utilizar imagens obtidas da internet, imprimir e colar em uma cartolina, com as informações obtidas nas pesquisas anteriores.

Os temas que devem abordar são:

  •  Importância ecológica dos aracnídeos.
  •  Relação dos aracnídeos com o ser humano (doenças que causam,como evitar acidentes com estes animais, etc...)
  •  Curiosidades sobre os aracnídeos.

Os infográficos produzidos pelos alunos poderão ser expostos pela escola, conscientizando os colegas de outras classes sobre este grupo, importância e cuidados relativos aos aracnídeos.

Para realizar a tarefa os alunos pode seguir os seguintes passos:

  • Escolher um dos três temas sugeridos acima;
  • Dividir entre os membros da equipe as atividades desta tarefa (pesquisa de texto, de imagens, síntese das informações, diagramação do cartaz, etc...);
  • Levantar as informações necessárias sobre este tema (que já tenham sido pesquisadas, e se necessário complementá-las);
  • Checar se estão de posse dos materiais necessários (tesoura, cola, revistas para recorte, imagens impressas retiradas da internet, canetas hidrocoloridas, lápis, demais materiais de escrita e arte);
  • Dispor os textos (sintéticos) e as imagens sobre a cartolina (não colar ainda). Verificar qual a melhor disposição dos conjuntos imagens-textos que a equipe tem;
  • Assim que determinar a melhor conformação das imagens e textos, colá-las na cartolina e fazer os ajustes necessários para chamar a atenção do expectador para as informações de destaque (usando canetas marcadoras ou hidrocoloridas onde se quer enfatizar, por exemplo).
Recursos Complementares

SÍTIOS DE PESQUISAS

Infopedia, aracnídeos, disponível em: http://www.infopedia.pt/$aracnideos (acessado dia 11/10/2010).  

Wikipedia, aracnídeos, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aracn%C3%ADdeos (acessado dia 11/10/2010).  

Brasil Escola, aracnídeos, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/aracnideos.htm (acessado dia 11/10/2010).  

Infoescola, aracnídeos, disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/aracnideos-arachnida/ (acessado dia 11/10/2010).  

Toda biologia, aracnídeos, disponível em: http://www.todabiologia.com/zoologia/aracnideos.htm (acessado dia 11/10/2010). 

Avaliação

O professor pode avaliar os alunos pelas produções que eles fizeram durante as aulas. É importante ter claro para os alunos quais os critérios que serão analisados em cada atividade.

Sugerimos alguns exemplos de critérios que podem ser aplicados ao infográfico, à HQ e à pesquisa: profundidade de abordagem do tema, ortografia correta, criatividade, trabalho em equipe, diversidade de sítios pesquisados.

O professor poderá criar seus critérios. É importante avisar dos critérios no momento em que se solicita a atividade.

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