Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 26 - Acordo Ortográfico
14/09/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Blog de escola contribui para disseminar nova ortografia

Alunos da Escola Estadual Dr. Meira Júnior, em Ribeirão Preto (SP).

Alunos da Escola Estadual Dr. Meira Júnior, em Ribeirão Preto (SP).

Autor: Arquivo da escola


A Escola Estadual Dr. Meira Júnior, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, colocou em seu blog uma série de informações úteis, com exemplos, sobre as mudanças trazidas pelo novo Acordo Ortográfico. A iniciativa foi da coordenadora pedagógica do Ciclo II da instituição, Roselei Sueli Moraes Pereira. A escola, de ensino fundamental, tem 1.077 alunos matriculados nos turnos matutino e vespertino.

“Trabalhar com as novas regras do Acordo Ortográfico é para mim, mais um desafio”, diz Roselei, com 13 anos de magistério e atuando há um ano e seis meses nessa escola. Formada em matemática, ela conta que só passou a se interessar por língua portuguesa, que para ela sempre foi uma dificuldade, em 2008, depois que passou a trabalhar como coordenadora pedagógica. Suas novas atividades a levaram, inclusive, a cursar pedagogia e a fazer pós-graduação em Práticas de Letramento e Alfabetização.

“Através do blog da escola esperamos contribuir para que mais pessoas incorporem a nova ortografia em suas vidas”, afirma. Com relação ao ensino das novas regras na sala de aula, ela e a professora Marta, de língua portuguesa, resolveram desenvolver algumas ações para incentivar os alunos a trabalhar a nova ortografia. A professora distribuiu aos alunos cópias das novas regras ortográficas e do material publicado no blog da escola e passou a desenvolver atividade de reescrita utilizando textos publicados no Caderno do Aluno (material distribuído pela Secretaria Estadual de Educação). Os alunos também começaram a trabalhar a escrita de textos de sua própria autoria, utilizando as novas regras.

Segundo Roselei, os professores do Dr. Meira Júnior têm oportunidade de discutir e estudar as novas regras ortográficas durante os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs), quando contam com a ajuda dos quatro professores que lecionam língua portuguesa no colégio.

De acordo com Marta Helena de Paula Leão Lima, que dá aulas de língua portuguesa para turmas de 6º e 7º anos (5ª e 6ª séries), já no início do ano letivo os alunos começaram a comentar sobre as mudanças na ortografia. “Aproveitei a oportunidade para introduzir ações e iniciar o ensino das novas regras, pois entendo que o processo é longo e deverá ser trabalhado continuamente”, explica. Professora há 20 anos, formada em letras, com habilitação em português e inglês, Marta dá aulas nessa instituição há dez anos.

Para ela, o maior desafio para ensinar as novas regras está sendo enfrentado por professores de séries que compreendem finais de ciclo, “pois o aluno traz em sua bagagem um aprendizado que sofreu alterações.” No seu caso, acredita, apesar de existirem dificuldades tem como aliada a curiosidade inerente aos jovens desta idade.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.