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Edição 26 - Acordo Ortográfico
14/09/2009
 
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Escola cria projeto conjunto para ensinar novas regras

Josefinha Ferreira Lima é professora no Centro de Ensino Salomão Cury-Rad (MA).

Josefinha Ferreira Lima é professora no Centro de Ensino Salomão Cury-Rad (MA).

Autor: Arquivo da escola


No município de Senador La Rocque, no oeste do Maranhão, a 463 Km da capital, os professores de língua portuguesa do Centro de Ensino Salomão Cury-Rad elaboraram um projeto conjunto com as metodologias para o ensino das regras do novo acordo ortográfico. Criada em 1993, a instituição estadual atende 1.111 alunos de ensino médio, nos turnos vespertino e noturno.

Após realizar pesquisas em revistas especializadas e na internet, o coordenador pedagógico, Antonio José Oliveira Barros, montou um material com os conteúdos a serem apresentados aos estudantes. A metodologia para abordar os conteúdos foi então discutida com os professores de língua portuguesa e cada um deles, ao analisar o material, foi acrescentando suas próprias sugestões.

“O documento com as novas regras foi elaborado em forma de cartilha e apresentado, inicialmente, com o auxílio de projetor. Nele as regras do novo acordo foram confrontadas com as antigas”, explica o coordenador, que tem licenciatura plena em letras, habilitação em português/inglês e experiência de 12 anos no magistério. Para que as mudanças fossem fixadas com mais facilidade, o material recebeu inserções de ilustrações. Ele destaca que o projeto foi salvo nos computadores da escola para que os professores pudessem utilizar o material mesmo quando o projetor estivesse sendo utilizado em outras atividades. “Hoje, as novas regras já foram incorporadas à produção dos alunos”, ressalta .

De acordo com a professora de português, Josefinha Ferreira Lima, as novas regras ortográficas foram trabalhadas na sala de aula no primeiro semestre letivo deste ano. “Trabalhamos os conteúdos de forma gradual e contínua, dividimos os conteúdos por bimestre, tendo o cuidado de trabalhar juntas as regras que mais se identificam”, destaca. Em algumas aulas utilizavam o projetor, em outras, o computador. “Depois de apresentadas todas as regras, partimos para a produção textual.”

Josefinha, que tem licenciatura plena em letras, habilitação em português/inglês e 28 anos de magistério, diz que as mudanças foram enfrentadas com tranqüilidade pelos alunos. “É natural que de vez em quando utilizem-se das regras antigas, com as quais já estavam acostumados. Porém, atualmente, cobro a utilização das novas regras em todas as atividades propostas”, salienta.

As novas regras ortográficas serão um dos temas a serem apresentados à comunidade escolar, no final deste segundo semestre letivo, durante a realização da II Feira de Cultura, Ciência e Arte (Feculart). Alunos de três turmas, uma de cada ano do ensino médio, vão tratar do novo acordo ortográfico. Entre as atividades previstas, está a reescrita de textos de autores consagrados usando as novas normas.

(Fátima Schenini)

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