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Edição 26 - Acordo Ortográfico
14/09/2009
 
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Estudantes criam site para ensinar nova ortografia

Bruna Baggio e Jéssica Bischoff ensinam a nova ortografia para alunos do fundamental.

Bruna Baggio e Jéssica Bischoff ensinam a nova ortografia para alunos do fundamental.

Autor: Arquivo pessoal


A reforma ortográfica foi o tema escolhido por três alunas do curso normal do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, para desenvolvimento de um projeto de aprendizagem utilizando ambiente virtual. Bruna Baggio, Jéssica Karine Bischoff, e Priscila Machado Pires criaram um site, no primeiro semestre deste ano, com conteúdos relativos à nova ortografia. E agora aplicam o que aprenderam, dando aulas, no contraturno, para alunos do ensino fundamental da mesma instituição.

Para as aulas, no laboratório de informática educativa, as estudantes utilizam o site que criaram e uma apresentação em computador. As atividades são feitas todas pelo computador, com aplicativos, ferramentas e recursos online. “Há atividades referentes aos países que fazem parte do Acordo, hífen, acento agudo e circunflexo, trema e às letras adicionadas ao alfabeto”, explicam. Elas ressaltam que o trabalho de criação do site foi muito interessante porque foi diferente do que é realizado habitualmente na sala de aula. “A internet é muito utilizada hoje em dia e é também um ótimo recurso. Com ela fica mais fácil nos dirigirmos às crianças, pois possibilita a visualização do que está sendo explicado”, acreditam as normalistas.

As jovens são alunas da professora Teresinha Bernadete Motter, com 32 anos de magistério, que leciona a disciplina Metodologia Aplicada a Ciências Exatas e Humanas, da área de práticas de ensino, desde 2007. Um dos objetivos dessa disciplina é possibilitar que os alunos vivenciem a metodologia de trabalhar por projetos de aprendizagem em publicação virtual, dentro de uma prática que privilegia a construção do conhecimento.

“No início do ano, as alunas formam grupos por afinidade e escolhem um tema para aprender, e dentro dessa aprendizagem criam um espaço virtual para a publicação dessa aprendizagem”, conta Bernadete, que tem licenciatura plena em matemática e especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Promoção da Aprendizagem. Esse ano foram desenvolvidos 33 projetos no primeiro semestre (um deles é o da reforma ortográfica). No segundo semestre, os grupos estarão aplicando o conhecimento construído “tanto no que se refere ao assunto quando ao uso das tecnologias digitais e TICs com as crianças que estudam no turno da tarde, da mesma escola”, explica a professora. O relato dessa prática de ensino possibilitou duas premiações à Bernadete: o Prêmio Professores do Brasil, no ano passado e Educadores Inovadores da Microsoft, nesse ano.

(Fátima Schenini)

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