Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 26 - Acordo Ortográfico
14/09/2009
 
ou

Projeto de professora dá origem à obra escrita a oito mãos

Professora Sandra Martins e alunos autores do livro O Segredo dos Amuletos.

Professora Sandra Martins e alunos autores do livro O Segredo dos Amuletos.

Autor:Arquivo pessoal


O Segredo dos Amuletos é o título de uma série de livros que está sendo escrita em conjunto por estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Sérgio da Costa, em São Paulo (SP). O primeiro de um total de dez volumes – O Começo - será lançado ainda neste mês de setembro. Criado pela professora Sandra Martins Modesto, o projeto envolve os alunos Luan Cardoso de Carvalho, Thais Mariano de Sousa, Matheus Mendes da Silva, e Paulo Giordan Oliveira.

“Reunir quatro mentes, pessoas distintas com idéias e formas de escrever diferentes. Desta forma pareceria difícil conseguir uma história única e coerente, no entanto, esta façanha rendeu um livro com 180 paginas”, conta Sandra. Segundo ela, o processo de confecção do livro se deu com discussões, desenhos, e encenação. “A partir disso era construída uma sequência para a história, antes que ela fosse para o papel, então dividíamos quem ia escrever o quê. Assim eram produzidos mais de dez capítulos de uma vez”, explica. Os alunos escreviam os capítulos a mão ou no computador e depois, supervisionados pela professora, eles se reuniam para “costurar e revisar a história”.

Ela conta como o grupo se formou: “o primeiro a entrar foi o Luan, com a idéia da história, depois foi o Matheus com seu brilhantismo natural e vontade de escrever e por último a Tatá (Thaís), que é uma menina que curte ler mangá etc...” Quando o primeiro livro foi terminado, ela saiu atrás de alguém para fazer uma leitura e dar sugestões. “Nessa busca achei o Paulo, que tinha idéias tão boas que acabou entrando no livro dois”.

Graduada em letras (inglês/português), Sandra atua no magistério desde 2005, após ser aprovada em concurso público para a Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. Desde aquela época, trabalha na mesma instituição, situada em uma comunidade carente do bairro Sobradinho, na capital. “Tenho alunos excelentes e projetos que funcionam muito bem, como o Jornal Mural Construindo o Futuro, e este projeto de escrita”, ressalta. O projeto do jornal envolve mais de 300 alunos. “É um trabalho árduo, mas muito recompensador. E foi através do jornal que aconteceu o livro O Segredo dos Amuletos,” explica.

Para a professora, o primeiro de todos os resultados obtidos com o projeto é o imediato resgate da fé e da auto-estima das crianças. “Esse é um bem já conquistado e algo que, admiravelmente, podemos dizer que só em ter o livro nas mãos eles já conquistaram”, enfatiza.

Ela acredita que a educação não pode ficar restrita aos 50 minutos e às aulas semanais, mas deve ser direcionada a todos os momentos do dia para atender aos anseios do educando e possibilitar que se desenvolva nas suas principais habilidades. “O aluno deve enxergar objetivo no que faz, deve perceber que está se desenvolvendo e enxergar utilidade no seu ensino”, salienta.

O primeiro volume do livro terá dois dias de lançamento. No dia 18 de setembro de 2009, às 16h, será lançado na Diretoria de Ensino Norte 2, em São Paulo (SP). No dia seguinte, 19, o lançamento será feito na própria escola, às 10 e às 15h.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.