Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sucata ou Brinquedo?

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Analisar se todo o lixo que jogamos é lixo.

- Discutir a importância da reciclagem.

- Construir brinquedos a partir de materiais recicláveis.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Para trabalharmos esse tema, sugiro dividir a aula em três partes.

1ª - mostrar aos alunos a quantidade de lixo que nós produzimos, diferenciar os tipos de lixo e pontuar a importância de se reciclar o lixo.

2ª - propor para os alunos uma nova reutilização do lixo/sucata e sua definição.

3ª - criar brinquedos por meio da utilização de sucata.

Nesse momento o professor pode apresentar o texto abaixo para começar a aula, meio deste, os alunos começarão há compreender um pouco mais sobre esse grande problema de impacto ambiental, a produção de lixo.

O lixo de cada dia...

Cada pessoa produz em média aproximadamente 5 kg de lixo por dia, somando tudo isso, nosso país produz 240.000 toneladas de lixo por dia. Com o aumento da renda da população cresce também uma maior oferta de produtos industrializados, os quais resultam em mais embalagens, garrafas pets, baterias entre outros materiais rapidamente descartados.

Boa parte desse descarte, 88% em média, vão parar nos aterros sanitários, 3% vai para as usinas de compostagem para serem transformados em adubo. Já o lixo hospitalar vai ou pelo menos deve ir para a incineração. A grande preocupação em relação ao lixo que vai para os aterros são a sua fermentação, pois ela produz o chorume e o gás metano, ambos danosos a saúde.

Somente 2% de todo lixo produzido no Brasil é reciclado, nem todo lixo produzido tem como ser reciclado, como o caso do lixo hospitalar, mas boa parte tem como ser reutilizado, para isso ele foi dividido em tipos distintos:

Tipos de lixo:      

Doméstico (alimentos).      

Industrial (carvão mineral, lixo químico, fumaças).

Agrícola (esterco, fertilizantes).

Hospitalar.   

Materiais Radioativos (indústria medicina).

Tecnológico (TV, rádios).

Atividade 1

Após o professor socializar essas informações com a classe, chega o momento de sugerir alguns temas para serem pesquisados pelos alunos. Através dessa pesquisa os alunos irão aprofundar seus conhecimentos, dando subsídios para uma análise mais crítica e com mais propriedade. Essa pesquisa deverá ser registrada em um portfólio, podendo ser manuscrito/impresso ou também na forma de um blog.

Roteiro para Pesquisa:

- Definição de aterro sanitário.

- Definição de usina de compostagem.

- Coleta seletiva de lixo.

- Qual dessas formas de tratamento do lixo tem em sua cidade?

Todos os registros farão parte de um portfólio, que será exigido como trabalho final das aulas sobre o tema proposto.

Definição de portfólio:

O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.

Constituição de um portfólio:

O portfólio também pode ser usado na educação, tanto por alunos como por professores, com o objetivo de fazer uma reflexão crítica sobre o seu processo acadêmico, visando a melhoria de competências, atitudes ou conhecimentos. Normalmente é uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portf%C3%B3lio (acessado em 01/09/2010).  

Blog:

Caso optem por essa ferramenta deverão postar além da obra finalizada um texto descrevendo seu processo criativo, indicando como utilizou as cores e como foi a experiência de realizar essa atividade: pontos positivos e negativos. Os alunos deverão visitar o blog dos colegas e postar comentários sobre os trabalhos elencando alguns aspectos identificados: uso das cores e sensações. O professor também deve visitar todos os blogs e fazer comentários, informando aos alunos se conseguiram alcançar os objetivos da aula, pontos positivos e negativos do trabalho.

Fonte do texto disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=575  (acessado em 01/09/2010). 

 

Foi necessário começarmos a aula falando, pesquisando, debatendo sobre os assuntos pertinentes sobre o lixo. Mas agora chega o momento de separamos o lixo propriamente dito da sucata, pois com a reutilização da sucata, através da reciclagem que confeccionarmos alguns brinquedos.

Mas afinal o que é sucata?

Atividade 2

- Pesquisar a definição e as subdivisões dos materiais recicláveis conhecidos como "sucata".

- Qual a importância e vantagens de reciclar.

- Pesquisar sobre as cores das lixeiras de coleta seletiva (exemplo na figura abaixo), visto que para cada tipo de lixo foi instituído um padrão de cores.

Disponível em: http://bento.ifrs.edu.br/acessibilidade/oa/lixeira/ (acessado em 01/09/2010).   

Obs: essa pesquisa deverá ser registrada no portfólio.

Agora que os alunos já pesquisaram sobre as cores das lixeiras de coleta seletiva, a sugestão é de realizarem a atividade "Jogo da reciclagem", esse jogo é composto de 12 fases, onde em cada uma delas é apresentado um material reciclável que deve ser arrastado até a lixeira de cor correspondente.

Atividade 3

Jogo da reciclagem 

Disponível em: objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6195 (acessado em 01/09/2010).    

Obs: objetivo desse jogo é fazer com que o aluno associe os materiais passíveis de serem reciclados a cada uma das cores representativas dos coletores de lixo estabelecidas em normas internacionais.

Como já vimos há uma grande diferença entre lixo e sucata. A sucata pode ser reciclada e ganhar um novo significado, sem falar no bem para o meio ambiente.

Mas como podemos transformar materiais recicláveis em brinquedos pedagógicos?

Para ajudar a responder essa questão a sugestão é visualizar o vídeo "Brinquedos Pedagógicos", Esse vídeo apresenta uma reportagem mencionando a importância de se utilizar materiais como garrafas pets, jornal picado, entre outros, na construção de brinquedos feitos através da reciclagem.

Sugestão: caso a escola possua TV pendrive, o professor poderá utilizá-la para apresentar o vídeo "Brinquedos Pedagógicos".

Vídeo: "Brinquedos Pedagógicos"

Disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=12654 (acessado em 01/09/2010).    

Atividade 4

Vamos construir brinquedos com sucata?

A proposta dessa atividade é a construção de brinquedos pedagógicos a partir do exemplo mostrado no vídeo "Brinquedos Pedagógicos".

- Construir o vai e vem.

- Construir o bilboquê.

- Outro brinquedo (sugestão dos alunos).

Obs: o passo a passo da construção dos brinquedos deverá ser registrado no portfólio.

Chega o momento de fechar o portfólio com um debate, onde os alunos apresentarão suas pesquisas e considerações sobre todos os temas trabalhados, desde as pesquisas sobre os tipos de lixo e pontuando a importância da reciclagem, das diferenças entre lixo e sucata, o simulador "Jogo da reciclagem" destacando o porquê das diferentes cores das lixeiras de coleta seletiva e também as considerações sobre a importância dos brinquedos pedagógicos confeccionados a partir da sucata.

Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.

Recursos Complementares

Referências:

Artigo: Sucata vira brinquedo: tradução a partir de restos

www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/sucata_brinquedo.pdf(acessado em 01/09/2010). 

www.compam.com.br/porquereciclar.htm (acessado em 01/09/2010). 

www.lixo.com.br (acessado em 01/09/2010). 

Sugestões de Sites para Pesquisa:

Sua Pesquisa (site com informações sobre coleta seletiva de lixo): www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm (acessado em 10/10/2010).   

Portal São Francisco (site com informações sobre aterro sanitário): www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/aterro-sanitario.php (acessado em 10/10/2010).

Sucatas.com (site com informações sobre sucata): www.sucatas.com/saibamais_sucata.html (acessado em 10/10/2010). 

Clic Filhos (site com passo a passo de alguns brinquedos de sucata): www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo (acessado em 10/10/2010).   

Artigo: Usinas de Compostagem de Lixo como alternativa viável à problemática dos lixões no meio urbano: ww.conhecer.org.br/enciclop/2006/Usinas%20de%20compostagem.pdf (acessado em 10/10/2010).  

TV Pendrive (disponibiliza vários objetos disponíveis para download):

www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/ (acessado em 17/10/2010).  

Blogorama (site com informações de como criar um blog):

www.blogorama.com.br/?nav=subscribe&siteURL=www.spaceblog.com.br (acessado em 17/10/2010).   

Avaliação

A avaliação deve ser realizada em todos os momentos, dando ênfase em cada atividade sugerida.

- Analisar a participação dos alunos nos debates verificando se discutiram de forma crítica e aprofundada sobre os temas propostos.

- Pontuar as informações importantes socializadas no debate e nas pesquisas realizadas.

- Analisar a organização e a participação na exposição do trabalho solicitado, no caso o portfólio.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Diego, Universidade Paulista (UNIP) , São Paulo - disse:
    diego@sacolapet.com

    08/02/2012

    Cinco estrelas

    Ótima aula... me interesso sobre produtos ecológicos e sustentáveis, nossa cultura é deficiente em reaproveitar os materiais reciclaveis e os classificam como lixo. Bem como a coleta seletivo de "lixo" não deveria ter este nome. Devemos promover mais os 3Rs ( vide em www.sacolapet.com/3rs ) neste site eles divulgam uma bolsa que é feita em tecido que é produzida de garrafa pet reciclado. Também é um trabalho fantástico. Mais uma vez PARABÉNS MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA. Abs.


  • geraldo magela, Escola Estadual Prefeito Luiz Guimarães , Rio de Janeiro - disse:
    geraldogtc@hotmail.com

    16/10/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante e tudo a ver com a escola!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.