25/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Olá, Professor!
Nesta aula terá a oportunidade de tratar de conteúdos referentes a Geometria Analítica a partir de imagens de satélites.
Os alunos trabalharão em equipes no laboratório de informática, pois utilizaremos recursos disponíveis no computador. Inicie problematizando o estudo a partir da seguinte questão:
Em 22/09/1999, a revista VEJA, iniciava a reportagem, “Olho de Aluguel”, disponível em: http://veja.abril.com.br/220999/p_086.html, da seguinte forma:
Os satélites espiões, capazes de esquadrinhar cada metro de território inimigo, já foram as armas secretas mais bem guardadas das grandes potências. Dentro de algumas semanas, imagens idênticas às feitas por esses equipamentos e até então usadas apenas por estrategistas militares estarão disponíveis para qualquer pessoa que dispuser de uma linha telefônica e de algumas centenas de dólares.
Hoje podemos ter acesso a imagens de satélites gratuitamente por ferramentas da Internet como: Google Earth, disponível em: http://earth.google.com, Google Maps, disponível em: http://maps.google.com, Wikimapia, disponível em: http://wikimapia.org
Nesta aula estaremos recordando conteúdos referentes a geometria analítica.
Vamos lá!
A imagem a seguir foi capturada por meio da ferramenta Google Earth.
Imagem capturada de: http://earth.google.com/
A partir da imagem anterior calculem a distância entre dois pontos A e B, determinados pela dupla. Expressem o resultado em quilômetros.
Ajuda:
Com um programa como o Paint (Windows) ou KolourPaint (Linux), é possível saber as coordenadas de qualquer ponto da imagem. Basta levar o ponteiro na posição na qual deseja saber as coordenadas.
Imagem capturada do Paint (Windows)
No ângulo inferior di reito da imagem acima que, corresponde ao que verá no Paint (Windows) se encontra uma escala, tome-a como referência para fazer o cálculo. (O que está antes da vírgula corresponde ao X e o depois a Y)
Tendo as coordenadas dos pontos, é possível calcular a distância entre eles usando a fórmula da distância entre os pontos.
Se
Salve a primeira imagem disponível nesta aula em seu computador e abra em um dos softwares indicados, marque dois pontos, anote as coordenadas e calcule a distância entre eles.
A partir da primeira imagem, calcule a superfície do campo de futebol do estádio Mário Filho – Maracanã. Expressando a medida em m2 e km2. Será que fazendo o cálculo usando os dados do Paint (W indows) ou KolourPaint (Linux), encontramos a medida real?
Ajuda:
Para realizar o cálculo da superfície deverá usar as fórmulas aprendidas anteriormente na discipl ina de Matemática. Para cálculo das distâncias utilize a fórmula dada anteriormente.Aula baseada na proposta da Prof. Claudia Virginia González de Bassi,(vgonzalez@unq.edu.ar), disponível em: http://coleccion.educ.ar/coleccion/CD17/contenidos/ppea/matematica/bassi.html
Solicite aos alunos que escolham uma das ferramentas de busca de imagens de satélites para exploração: Google Earth, disponível em: http://earth.google.com, Google Maps, disponível em: http://maps.google.com, Wikimapia, disponível em: http://wikimapia.org
Depois de explorarem, oriente-os para realizem atividades similares as realizadas nas atividades anteriores desta aula e encaminhem para que outras equipes realizem.
Como usar o Google Earth. Disponível em: http://www.infowester.com/tutgoogleearth.php
Quatro estrelas 13 classificações
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12/10/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante, só assim o ensino da matematica vai ficar mais interessante para o aluno.
17/08/2010
Quatro estrelasMuito boa. Nossos alunos precisam de ideias inovadoras como a sua. Muito obrigado pela dica maravilhosa.
02/08/2010
Cinco estrelasadorei este ensino de geometria muito util para o aprendizado
11/05/2010
Uma estrelalegal
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. Pois saí do abstrato para a prática.
24/03/2010
Quatro estrelasProf. Gilian Sou pof. de Matemática e concordo plenamente com sua prática que também é minha, o aluno so consegue construir o conhecimento quando entra em contato com ele de maneira prática, palpável e visivel. Somente exercícios do livro didático e explicações com giz e quadro negro, não levam a construção de conhecimento. Adorei sua aula Abraços Cláudia
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente. O aluno aprende melhor utilizando a prática.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante a aula, isso deixa o aluno mais fascinado e aprende geometria de forma mais prática com o auxílio da tecnologia.
24/03/2010
Três estrelasACHEI OTIMA A IDEIA DE USAR A IMAGEM DE SATELITE S PARA ENSINA GEOMETRIA É UMA MANEIRA INTERESANTE PARA TENTAR ATRAIR MAIS ATENÇÃO DO ALUNO.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito desta aula, é uma prova que para se aprender matemática basta um puco de criatividade e observar o mundo ao seu redor
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo, gotei muito .Só tenho um problema , minha internet está muito lenta dificulta muito o acesso às imagens do satélite.
24/03/2010
Cinco estrelasSou professora da rede pública. Faz tempo que procuro aplicações mais relacionada ao dia a dia dos meus alunos e hoje encontrei. Muito legal. Adorei...
24/03/2010
Três estrelasGilian, parabéns pela iniciativa. Uma excelente atividade, não tinha pensado nessa situação, porém, o cálculo da distância entre dois pontos como apresentado, está errado!